Educação e saúde

eudessampaio

O município de São José de Ribamar recebeu nesta quinta-feira (26) novas ações nos setores da educação e saúde. Em solenidade realizada no período da manhã, o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B) autorizou a construção da cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade.

À tarde, foi inaugurada a nova Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e lançado o projeto “Samuzinho nas Escolas”.

As ações fazem parte da programação festiva em comemoração ao aniversário de 61 anos de emancipação política e administrativa de São José de Ribamar. Desde a última segunda-feira que a Prefeitura presenteia o povo ribamarense com obras e autorização de novas.

“Ao entregar ao povo dezenas de novas obras e ações, a administração Gil Cutrim mostra, mais uma vez, que tem compromisso com São José de Ribamar e a sua população”, afirmou Eudes Sampaio, que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) nas solenidades.

eudessampaio1
A cobertura da quadra poliesportiva do Liceu Ribamarense I, primeira unidade pública de ensino em tempo integral de Ribamar e do Maranhão, será implantada como forma de valorizar, ainda mais, o espaço esportivo e beneficiar os 400 alunos da Escola Municipal.

Instalada em um imóvel situado na Rua João Alves Carneiro, na Sede do município, a nova Ouvidoria da Saúde, cujo telefone é 3224 0413, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e é um canal de comunicação direto entre a população e a administração pública.

O espaço foi concebido para que o cidadão possa manifestar sua opinião sobre a qualidade dos serviços oferecidos no setor da saúde. A partir da avaliação dos depoimentos, mudanças e melhorias poderão ser realizadas no sistema de saúde do município de São José de Ribamar. Deve ligar ou dirigir-se à Ouvidoria da Saúde todo o cidadão que tenha sugestões para melhorar a qualidade do atendimento do SUS, que deseje ter informações sobre algum serviço de saúde ou que teve algum direito seu negado ou queira fazer alguma denúncia.

Já o projeto “Samuzinho nas Escolas” é uma iniciativa que visa divulgar o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ribamar (SAMU 192), conscientizando as crianças no intuito de diminuir a incidência de trotes. O projeto se mostra indispensável para oferecer à comunidade estudantil informação sobre a importância e o funcionamento do SAMU, bem como noções básicas de primeiros socorros. Serão contemplados alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais. Serão oferecidos palestras dinâmicas com utilização de cartazes, folders ilustrativos e atividades práticas com vídeos explicativos e manequins de treinamento, sob a instrutoria dos profissionais do SAMU que compõem o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Seja o primeiro à comentar em "Educação e saúde"