Roseana no Itinerante
A governadora Roseana Sarney viaja ao Leste Maranhense, onde terá extensa agenda, nesta terça (10) e quarta (11), nos municípios de Araioses, Brejo, Santana do Maranhão, São Bernardo e Magalhães de Almeida. Destaques para a inauguração de hospital, de centros de ensino e de pavimentação de trecho da rodovia MA-327.
“Estamos prosseguindo com o roteiro do Governo Itinerante, que é uma iniciativa reconhecida e aprovada pela população maranhense. Agora, levaremos obras, ações e serviços a cinco municípios do Leste do estado”, destacou Roseana Sarney, que será acompanhada de comitiva de secretários, deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.
O primeiro município a ser visitado pela governadora é Araioses. Na cidade, visita as ações do Governo Itinerante, que incluem a emissão de documentos e atendimentos médicos em diversas especialidades. Roseana Sarney também entrega Declaração de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e distribui a piscicultores ração para engorda de peixes.
Em seguida, a governadora vai a Brejo, onde confere os serviços ofertados pelo Governo Itinerante, com destaque para a unidade móvel do Viva Cidadão, que disponibiliza a emissão de documentos, a exemplo da carteira de identidade, carteira de trabalho e título de eleitor. Agricultores familiares do município também serão beneficiados com DAPS do Pronaf e piscicultores receberão ração para engorda de peixes.
No segundo dia do Itinerante, quarta-feira (11), a governadora inicia a agenda inaugurando mais uma unidade hospitalar do Programa Saúde é Vida, desta vez em Santana do Maranhão. Construído e equipado com recursos estaduais, o hospital tem 20 leitos de internação, centro de parto normal e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Também oferecerá exames de raio-x e atendimento em clínica médica, pediátrica e obstétrica. Será interligado à rede de hospitais mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na cidade, Roseana Sarney inaugura o Centro de Ensino São Francisco e entrega a pavimentação da rodovia MA-327, entre Santana do MA e o Entroncamento com a MA-034.
A próxima cidade visitada é São Bernardo, onde também haverá visita as ações do Itinerante, entrega DAPs do Pronaf e de ração para engorda de peixes. Na cidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão vai realizar palestras sobre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros; sobre combate a incêndio, vazamento de GLP (gás de cozinha) e acidentes domésticos, além de vistorias técnico-educativas em edificações diversificadas.
A quinta cidade a ser visitada é Magalhães de Almeida, onde a governadora Roseana inaugura o Centro de Ensino Neto Carvalho. Assim como os demais, o município receberá atendimentos diversos nas áreas de saúde.
Serão oferecidas ações da Vigilância Epidemiológica, com vacinação e atualização do calendário de crianças, jovens e adultos. Também haverá assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de Laboratório de análise clinica (glicemia e colesterol total) e PSA.
A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), é outro órgão que, também, estará presente no mutirão de ações do Governo Itinerante. O cronograma de atividades inclui palestra sobre Direitos do Consumidor, distribuição de material educativo e atendimento ao consumidor.
Foto: Geraldo Furtado
Macabeu
Zeca, será que Roseana pernoita nesses municípios visitados?. Uma coisa é certa, o rombo nas conta pra nós pagar de deslocamento de helicóptero, que é um absurdo, mais do que o Estado do Rio, que é muito mais rico, do que o Maranhão miserável. Outra coisa Zeca, me responde, pq essa coisa pequena de entrega de sementes, RG, acesso ao crédito, remédio pra “lumbriga”, OS disso e daquilo, não é feita pelos órgãos do governo existente no município?. Não precisa explicar, eu só queria entender!!!…
Alencar
Zeca, me reponde pq roseana continua distribuindo semente de feijão, já que seu secretario de agricultura afirmou que o Maranhão não possui terra agricultavel??