Saúde no Maranhão

maranhao

Estas são algumas imagens das unidades de saúde estaduais – com novas instalações físicas, equipamentos e profissionais – colocadas à disposição dos maranhenses nos últimos três anos.

É um novo modelo de assistência com qualidade que todos podem conferir com os próprios olhos e apontar as falhas encontradas, por que todas as críticas verdadeiras e construtivas são bem vindas.  Mas não se deixe levar pelas afirmações mentirosas, politiqueiras e tão falsas que desrespeitam as centenas de pessoas que atuam nessa rede diariamente, e que são contestadas pelas milhares de pessoas que utilizam esses serviços.

O Estado está ampliando sua rede própria, em São Luís e em todas as regiões do interior, ao mesmo tempo em que está construindo e equipando hospitais de pequeno porte, para que cada município tenha condições de atender sua população com dignidade.

Da primeira etapa do Programa Saúde é Vida, já foram inaugurados 26 hospitais, 10 UPAs, 190 leitos de UTI e 70 de UCI, sendo que, deste total, 16 hospitais de pequeno porte foram entregues à gestão municipal. Para manter essa estrutura funcionando com qualidade, foram contratados 695 médicos e centenas de outros profissionais somente para a rede estadual, principalmente para as unidades do interior.

Outros 45 hospitais serão inaugurados até o fim de 2013, e estão em pleno andamento as obras de construção dos hospitais macrorregionais em Pinheiro, Imperatriz, Caxias e Santa Inês, além do geral de Balsas.

Não há registro de tamanho investimento em saúde pública no Maranhão em apenas três anos, nem em qualquer outro estado. Muito ainda precisa ser feito, mas muito também já se fez e continua sendo feito. Essa é a realidade, a verdadeira realidade.

11 comentários para "Saúde no Maranhão"

  • Paulo da Cohama

    Nossa mais essa foto está parecendo que o Maranhão é uma real e social democracia !

  • lago

    Olha aí Zeca:
    http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/basquete/americana-confirma-participacao-na-primeira-edicao-da-copa-brasil/

    NOS Dê NOTÍCIO DO MA BASQUETE…PELO VISTO NÃO VAI PARTICIPAR DA COPA BRASIL…ISSO SÓ FORTALECE A TESE DE QUE O MA BASQUETE NÃO PASSOU DE UM HOBBY DOS SEUS DONOS…
    NÃO GEROU FRUTOS, NEM ESCOLINHAS, E A TORCIDA QUE FEZ SUA PARTE FICOU ÓRFÃ DO BASQUETE….
    NOSSAS ATLETAS DA ÚLTIMA EDIÇÃO DA LBF ESTÃO TODAS JOGANDO EM SÃO PAULO…O SPORT RECIFE MANTEVE O TIME, CONTRATOU…

    ENTÃO ZECA, O MA BASQUETE CHEGOU AO FIM????

  • Jefferson

    Pois é, tá caminhando um pouco, mas é bom lembrar que estamos no século 21, ano de 2013, por que só agora???? Isso apenas comprova que quando o governo quer, pode fazer, é triste ver que o maranhão segundo dados divulgados pelo IBGE hoje, ainda é o segundo estado que mais pessoas imigram, já que aqui não tem trabalho, ainda, de novo, como sempre, pena!

  • erinaldo

    Bom dia Zeca,
    Sempre acompanho teu blog e gostaria de contar uma experiencia recente q tive com a “saude” de nosso estado.

    NA TERCA FEIRA(27/08/13) LEVEI MINHA FILHA DE 1 ANO E 10 MESES NA UPA CID OPERARIA QUE VINHA APRESENTANDO FEBRE INTERMITENTE E NAO CONSEGUIA SE ALIMENTAR, SUSPEITAVAMOS DE GARGANTA, CHEGUEI AS 20:15h E SO CONSEGUI ENTRAR PARA A CLASSIFICACAO DE RISCO, veja bem CLASSIFICACAO DE RISCO, AS 22h, ISSO DEPOIS DE 3 RECLAMACOES COM RECEPCIONISTAS E POR ULTIMO COM UMA GESTORA. E DEPOIS DESTA TORTURA PSICOLOGICA, QUANDO FINALMENTE FOMOS ATENDIDOS O MÉDICO QUASE NEM OLHOU PARA A CRIANÇA PQ NAQUELE MOMENTO ELA NAO ESTAVA COM FEBRE, QUESTIONAMOS QUANTO A GARGANTA AO QUE ELE DISSE Q TAVA NORMAL E O PROBLEMA DEVERIA SER VERME OU ANEMIA, POREM ELE NAO PODERIA FAZER NADA…

    pois bem voltamos pra casa indignados é claro, e na quarta 28, como o quadro somente se agravava resolvemos leva-la ao SAO DOMINGOS, LÁ FORAM REALIZADOS EXAMES E RAIO X E FICOU CONSTATADO QUE QUE ELA ESTAVA COM A GARGANTA MUITO INFLAMADA E NECESSITANDO DE NEBULIZACAO! agora eu te pergunto quantos dos que dao entrada nas UPAs tem condicoes de ir a um hospital particular e se nao a tivesse levado, como ela estaria hj? INFELIZMENTE ESSE É UM RETRATO REAL, SEM PARTIDARISMO, DE NOSSA SAUDE ESTADUAL.

    UM ABRAÇO

  • andre

    para mim as imagens são verdades e não textos como esse,falo do caso que passou na globo e não de outras como as UPAS do governo fedral.

  • francisco silva

    porque tu não coloca as fotos do hospital Pan-diamente? há algum registro dizendo quando esse hospital será reinaugurado já que o governo tá ampliando sua rede em são Luis

    • Zeca Soares

      Boa sugestão.

  • Luiz Junior

    Bonito mesmo é o hospital de Tutóia, o mesmo que foi mostrado no Profissão Repórter da última terça. O mais engraçado é que nenhum telejornal da tv da oligarquia comentou a notícia/denúncia.

  • bf

    É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DAR UMA SAÚDE DIGNA A NOSSA POPULAÇÃO NÃO É FAVOR COMO VC TENTA MOSTRA, POIS A SECRETÁRIA DA SAÚDE RECEBE MUITO RECURSOS.

    • Zeca Soares

      Também acho que é obrigação, mas discordo quando diz que tento mostrar que é favor. É obrigação sim.

  • Paulo Fernando

    Zeca precisa somente avisar ao povo do Maranhão. Pois vejo diariamente no Socorrao ambulâncias que vem de todas as regiões desse estado, que é uma referência internacional em saúde.