Parecer pela cassação

Gurgel

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel deu parecer favorável à cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do vice Washington Oliveira (PT), num recurso recurso contra a expedição do diploma da governadora e do seu vice, interposto pelo ex-governador José Reinaldo Tavares em 2010.

Para Roberto Gurgel ficou “configurado o abuso de poder, apto a comprometer a legitimidade da eleição e o equilíbrio da disputa”. A matéria agora será julgada pelo Pleno do Tribunal Superior, mas ainda não há uma data definida. Mesmo que o TSE decida pela cassação, Roseana e Washington poderão recorer ao STF.

Se a cassação for confirmada no TSE e STF, quem assume o governo do Estado é o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Ele terá 30 dias para convocar uma eleição indireta (apenas os 42 deputados votam). Neste caso, o novo governador permanecerá no cargo até dezembro do ano que vem e poderá concorrer à reeleição em outubro.

Nota do Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) informa que a governadora Roseana Sarney ainda não conhece o teor do parecer do procurador geral da República. Ela está em São Paulo, acompanhando o pai, senador José Sarney, que permanece internado.

7 comentários para "Parecer pela cassação"

  • regina

    COMENTÁRIO MODERADO

  • ALENCAR

    Até que enfim… Sair fora!!

  • Macabeu

    Roseana não escapará da cassação, “Dentro da noite veloz”, é o começo da agonia.

  • Flavio Nascimento

    Dessa vez vai…..

  • giscard nunes

    Se deu parecer favoravel é porque tteve algo errado,tudo acontecendo de uma so vez,…”aqui se faz aqui se paga.”Ditado otimo pra esse momento dos sarneys.

  • boliviano

    COMENTÁRIO MODERADO

  • CESAR FM

    CURIOSAMENTE, SEM ENTRAR NO MÉRITO DA QUESTÃO E NEM CONTESTANDO O PARECER DO DR. PROCURADOR QUE DEVE TER ANALISADO MUITO O PROCESSO PARA DAR SEU PARECER (E SE A GOVERNADOR ESTIVER ERRADA TEM QUE SER PUNIDA COMO ACONTECEU COM O DR. JACKSON LAGO), QUERIA DIZER QUE TEM COISAS NO MARANHÃO QUE ME DEIXA ENCAFIFADO. UMA VEZ PEDI O LIVRO E O VENTO LEVOU PRA LÊ AO VÊ O VOLUME COM 1037 PÁGINAS PERDI A CORAGEM, DESISTIR, O MESMO ACONTECEU O LIVRO HARRY POTTER COM 263 PÁGINAS, PÔ O DR. PROCURADOR DE 2010 PARA 2013 SÃO TRÊS ANOS, PORQUE DECIDIR ISSO AGORA VÉSPERA DE UMA ELEIÇÃO EM 2014? PORQUE NÃO EM 2011 E 1012 SERÁ QUE O PROCESSO É DO TAMANHO DOS DOIS LIVROS JUNTOS (BRINCADEIRA!),PIOR É A GUERRA QUE JÁ COMEÇOU, AO OUVIR OUTRAS RÁDIOS PARECIA QUE O BRASIL JÁ TINHA GANHO A COPA 2014 ANTES DE SUA REALIZAÇÃO. QUERIA ALERTAR ESSE PESSOAL QUE ATUALMENTE NEM PERU MORRE MAIS NA VÉSPERA.