JEMs

natacao

Após quatro dias de disputas em diversas modalidades, a Etapa Estadual Infantil dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), prossegue nesta quarta-feira (7), com o início das disputas de outros três esportes individuais: atletismo, natação e karatê, a partir das 8h.

As provas de atletismo serão realizadas na Pista Professor Manoel Furtado, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. Ao todo, a modalidade será disputada em dois dias. Na manhã do primeiro dia de competição, estão marcadas as finais das provas do lançamento de dardo feminino e arremesso de peso masculino, além das fases eliminatórias.

No período vespertino, estão marcadas as semifinais de várias provas, além das finais do lançamento de disco feminino e dos 1.000 metros rasos feminino e masculino. As demais finais vão ocorrer na quinta-feira (8), tanto no turno matutino quanto no vespertino.

Já a natação, tradicional modalidade dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), também será destaque nesta quarta-feira (7). A partir das 8h, os atletas caem na piscina do Colégio Divina Pastora, no bairro do Anil, em busca das medalhas. A competição deve ocorrer durante toda a manhã.

No Ginásio Paulo Leite, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz, ocorrem as disputas do karatê, última modalidade de luta desta Etapa Estadual Infantil dos JEMs. Nesta edição dos jogos escolares, já ocorreram as disputas de taekwondo e judô.

A Etapa Estadual Infantil dos JEMs foi dividida em duas partes: de 3 a 8 de agosto ocorrem as disputas das modalidades individuais e, de 11 a 17, ocorrem as disputas das modalidades coletivas. Outras informações sobre os JEMs 2013 podem ser obtidas pelo telefone 2109-2009.

A programação completa da Etapa Estadual Infantil dos JEMs 2013 está disponível no site da Sedel: www.esporteelazer.ma.gov.br.

atletismo

ParaJEMs

Paralelamente às disputas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), também está realizando as Paralimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs). Nesta quarta-feira (7), ocorrerão as provas de natação no Colégio Divina Pastora, no bairro do Anil, a partir das 15h.

Mas, antes, a partir das 8h, ocorrem as provas de atletismo no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. A disputa da modalidade será encerrada somente na quinta-feira (8)

Na quinta e na sexta-feira, o ParaJEMs 2013 será encerrado com as disputas do futebol de cinco. Os jogos ocorrerão no Ginásio da Apae, a partir das 9h.

Foto: Biaman Prado

4 comentários para "JEMs"

  • Alim Maluf Neto

    Prezado Zeca,

    Apenas a titulo de esclarecimento as modalidades Ginástica Rítmica , Ginástica artística e Jui Jitsu não atingiram o número de atletas mínimo exigido no regulamento geral dos Jems 2013. Porém conforme acordado com as respectivas federações para nao realizarmos eventos esvaziados, os atletas infantis inscritos nestas modalidades disputaram festivais durante o período da etapa 15 a 17 anos (17/ 09 a 3 /10).

    Atenciosamente

    Alim Maluf Neto

  • Alim Maluf Neto

    Apenas para complementar apenas 9 (nove) atletas foram devidamente inscritas na Ginastica Rítmica. Assim sendo chegamos a conclusão que o evento em conjunto com a categoria de 15 a 17 seria mais viável e de maior representatividade como merece a modalidade esportiva.

  • Alim Maluf Neto

    Apenas para complementar: Na modalidade Ginástica Rítmica infelizmente tivemos 9(nove) atletas devidamente inscritas, assim sendo entendemos e acordo com a federação de Maranhense de Ginastica realizar em conjunto com a categoria 15 a 17 um festival com intuito de valorizar e dar maior visibilidade que a modalidade merece

  • Joaquim Haickel

    Caro amigo Zeca Soares,
    A respeito do comentário abaixo e no sentido de dar uma explicação que é necessária a sociedade esportiva maranhense, gostaria de usar as palavras do Coordenador Geral dos JEM’s, o secretario adjunto da SEDEL Alim Maluf Neto.

    Primeiramente gostaria de reproduzir o comentário do senhor Henrique para em seguida prestar os esclarecimentos devidos.

    “ 1 . Henrique
    06/08/2013 – 12:49

    SALVEM A GISNÁSTICA RÍTMICA! Zeca, venho usar esse espaço para lhe pedir que solicite explicações plausíveis às autoridas desportivas. Por que a modalidade GISNÁSTICA RÍTMICA foi excluída do JEMS? Sou pai de uma das altletas e acompanho de perto o esforço, a beleza e os sonhos de todas as pessoas envolvidas. O papel do Estado é fomentar, incentivear e não destruir. Isso é constitucional. A modalidade consta da tebela dos Jogos no dia 05/08/13. Mas não foi realizada. Pelo que me consta, um telefonema às vespera da data aprazada de uma autoridade desportista informou que a competição estava cancela. Isso depois de recebidas as inscrições e de meses de treinos, inclusive, com as vestimentas das atletas já confeccionadas. Peço explicações. Qual o papel da SEDEL? Excluir? Espero que o Senhor NAGIB esclareça de forma clara! Isso é uma lesão a direito, direito ao desporto, à educação. Essa modalidade sempre competiu, com muita dificuldade é certo, mas qual modalidade amodora não caminha com dificuldades nesse Estado. Aguardo explicações…”

    Agora passo a explicação do Coordenador Geral dos JEM’s, o secretario adjunto da SEDEL Alim Maluf Neto:

    Apenas a titulo de esclarecimento as modalidades Ginástica Rítmica, Ginástica artística e Jui Jitsu não atingiram o número de atletas mínimo exigido no regulamento geral dos JEM’s 2013. Porém conforme acordado com as respectivas Federações resolvemos não realizar eventos esvaziados, ficando estabelecido que os atletas infantis inscritos nestas modalidades disputariam festivais durante o período da etapa 15 a 17 anos, de 17/ 09 a 3 /10.

    Apenas para complementar apenas 9 (nove) atletas de duas escolas foram devidamente inscritas na Ginástica Rítmica. Assim sendo chegamos a conclusão que o evento em conjunto com a categoria de 15 a 17 seria mais viável e de maior representatividade, como merece a modalidade esportiva.

    Dito isso Zeca, acredito ter esclarecido as dúvidas do senhor Henrique e das demais pessoas que por ventura tenham lido o seu comentário.

    Grato,

    Joaquim Haickel
    Secretario de Esporte e Lazer do Estado do Maranhão