Festa na Lagoa

lagoa

O São João do Maranhão, a maior festa popular do estado, será aberto oficialmente na quinta-feira (20), no Arraial da Lagoa, se estendendo até 30, dia de São Marçal. Além da vasta programação cultural, uma grande estrutura de palco, som, luz, segurança e de serviços de saúde foi montada pelo Governo do Estado nesse espaço, já consagrado, para garantir a diversão de maranhenses e turistas. Serão 11 noites de ritmo, cultura e emoção.

O Arraial da Lagoa, espaço que foi palco de grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, como os Shows dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano, possui uma área de 10 mil m2, onde se apresentarão cerca de 80 atrações, entre grupos de bumba meu boi (de diversos sotaques), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além da novidade de shows de artistas nacionais e locais.

Devidamente formatados para o período junino, os shows serão uma atração à parte no Arraial da Lagoa e reunirão artistas consagrados, tais como Waldonys, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Falamansa, Nando Cordel, Dorgival Dantas, Beto Pereira, Mano Borges e Papete. Eles se apresentarão sempre às 23h. “Com o apoio de parceiros, estamos trazendo artistas consagrados para coroar os nossos festejos juninos, que são a mais bela expressão de nossa rica cultura”, declarou o secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo.

arraial

Segundo o secretário, a estrutura montada na Lagoa segue os mesmos padrões da oferecida ao público na festa dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano. O espaço reunirá um grande palco com som e luz de última geração para os shows, um tablado central para apresentação dos grupos folclóricos, arquibancada com capacidade para 800 pessoas, além do camarote oficial.

As pessoas que se dirigirem ao Arraial da Lagoa terão ainda a estrutura de 17 barracas e um quiosque para venda de pratos típicos do período junino (arroz de cuxá, arroz Maria Izabel, peixe frito, mingau de milho, entre outros), que disponibilizarão 600 mesas com cadeiras para até 2.400 pessoas sentadas. Além disso, há uma área exclusiva de acessibilidade, destinada a cadeirantes, idosos e grávidas, que terão todo conforto e comodidade para assistirem as apresentações das brincadeiras e dos shows.

A programação do Arraial da Lagoa terá início sempre às 19h. A primeira noite, dia 20, será aberta com apresentação do Tambor de Crioula de João Batista, seguida de outras atrações, como os bois de Nina Rodrigues, Leonardo, Boizinho Barrica, do Maracanã e de Morros. Às 23h acontece o show do cantor e sanfoneiro Waldonys.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que o São João do Maranhão 2013 se traduz como expoente máximo da rica manifestação popular, que neste mês se consagra em vários arraiais espalhados por todo o estado. “Nossos festejos juninos são uma mistura de ritmo, cultura e emoção que encanta a todos e só se encontra no Maranhão”, afirmou.

Fotos: Handson Chagas

4 comentários para "Festa na Lagoa"

  • JORGE

    ONDE FICA A SENZALA, E O PORÃO E OS ESCRAVOS DA ROSEANA KKKKK ARRAIAL DOS ESCRAVOS BEM ESSE TITULO.

    • Zeca Soares

      Já vi que o teu problema é politizar tudo.

      • claudio

        QUANDO É DA PREFEITURA VOCÊ POLITIZA, QUANDO É DO ESTADO É TUDO NA PERFEITA ORDEM.

  • regina

    Faltou a foto de Sarney, poderiam colocar arraial José sarney