Ribamar no Cinpra

robertorocha
Mais um município irá compor o Consórcio Intermunicipal de Agricultura e Abastecimento (Cinpra). Além dos oito que já fazem parte, a cidade de São José de Ribamar será a próxima a participar do consórcio. Isso foi garantido ontem durante visita do presidente do Cinpra, Roberto Rocha, a prefeito de Ribamar Gil Cutrim.

Em visita a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), cujo presidente é Gil Cutrim, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha fez o convite oficial ao prefeito de São José de Ribamar para que o município faça parte do Cinpra que já conta com a participação das cidades de São Luís, Barreirinhas, Humberto de Campos, Axixá, Morros, Alcântara, Icatu e Rosário.

Segundo Rocha a intenção é trazer para o consórcio todos os municípios da Ilha de São Luís. “Com a participação de todos os municípios da região metropolitana de São Luís podemos avançar ainda mais na política de desenvolvimento da agricultura nos municípios do Maranhão”, afirmou Roberto Rocha.

Para efetivar a participação no Cinpra, o prefeito Gil Cutrim enviará uma mensagem do Executivo a Câmara de São José de Ribamar para que os vereadores aprovem o desconto de 0,5% do Fundo de Participação do Município (FPM), que contribuirá com a manutenção do consórcio. O prefeito de Ribamar garantiu que nas próximas semanas a proposta seguirá para o Legislativo.

Com a confirmação de que São José de Ribamar fará parte do Cinpra, Roberto Rocha irá buscar a participação das cidades de Paço do Lumiar e Raposa. “Temos uma grande área rural que poderá ser aproveitada melhor com a participação de todos os municípios da Ilha de São Luís já que existem locais que se confundem os limites municipais”, disse o presidente do Cinpra.

Agenda – Na semana passada Roberto Rocha visitou a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Maranhão e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), parceiros que contribuirão na disponibilização de novas tecnologias que contribuam com o aumento da produção.

Já nesta semana, deverá ocorrer a primeira reunião do Fórum de Secretários de Agricultura do consórcio, para definir o Plano Operativo de 2013, que será o documento guia de todas as ações do Cinpra, que deve nascer das demandas legítimas derivadas das necessidades e vocações locais.

2 comentários para "Ribamar no Cinpra"

  • Ribamarense

    Muito bom o trabalho do prefeito Gil Cutrim aqui em São José de Ribamar sempre avançando nas parcerias para que novas oportunidades surjam em nosso município.

  • Re

    Se o prefeito autorizar, eu mando iluminar a Avenida São Paulo, aqui no Araçagy, sem falar na água que aqui não dá. É a avenida onde fizeram o asfaltamento no ano passado, na Rua do recanto Cabral, bem onde a ponte partiu.