Prêmio Gestão Escolar

seducEstá aberto, até o dia 31 de maio, o prazo para inscrição de escolas da rede pública estadual no Prêmio Gestão Escolar. As inscrições foram iniciadas em março, logo após o lançamento da edição 2013, e até agora 10 escolas da rede pública estadual já realizaram todas as etapas da inscrição. O prêmio faz um reconhecimento a iniciativas de aperfeiçoamento do aprendizado nas escolas, e busca também incentivar a utilização de melhores práticas de gestão e a participação de toda a comunidade escolar.

Para participar, cada gestor, com a colaboração de sua equipe, responde um questionário que traça um diagnóstico das condições da escola em quatro dimensões: gestão pedagógica; gestão participativa; gestão de pessoas e lideranças; e gestão de infraestrutura, recursos e serviços. “É respondendo esse questionário, que os gestores, suas equipes e toda a comunidade escolar podem fazer uma autoavaliação de todo o trabalho realizado na escola, identificando fragilidades e deficiências e traçando um plano de ação para o que pode e deve ser melhorado”, afirma a supervisora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Sílvia Léda.

Ela ressalta, ainda, que esse é um importante diferencial do Prêmio Gestão Escolar: não apenas premiar as iniciativas de sucesso, como também estimular a cultura da autoavaliação e uma gestão democrática que incentive o aprendizado.

Para identificar as boas práticas que vão disputar o prêmio, os gestores têm que descrever as ações e comprovar a realização dessas práticas na escola. Para a supervisora de gestão escolar da Seduc, isso reforça outra contribuição do prêmio, que é incentivar o registro das atividades realizadas.

3 comentários para "Prêmio Gestão Escolar"