Igor Lago ameaça deixar o PDT

igorlagoO Estado

O ex-presidente regional do PDT, médico Igor Lago, que representa o grupo identificado com o ex-governador Jackson Lago, seu pai, divulgou ontem carta aos militantes do partido, para denunciar o que chama de manobras para reforçar o controle do grupo alinhado ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, sobre a agremiação no Maranhão. Ele diz que tais manobras formam “um cenário humilhante, profundamente agressivo à história do partido e à memória de seus fundadores”, entre estes seu pai, Jackson Lago. E anuncia disposição de deixar o partido.

“Portanto, quero adiantar a vocês que, com a confirmação dessa Convenção e, consequentemente, a manutenção do status quo de nosso partido, a minha decisão será a de não continuar no PDT”, diz Igor Lago na carta aos companheiros do partido.

Nos bastidores, onde uma guerra sem trégua é travada pelo controle do partido, tendo de um lado o grupo ligado a Igor Lago, que vem perdendo espaço a cada embate, e de outro o grupo comandado pelo deputado federal Weverton Rocha, considerado um dos homens de confiança do presidente Carlos Lupi e que hoje tem o controle do partido no Maranhão, apoiado por alguns ‘históricos”. Por causa da luta interna, é corrente que se Igor Lago e seu grupo saírem do PDT, muitos outros pedetistas deixarão a legenda.

Na sua carta, Igor Lago pede a volta do PDT à condição do partido que já foi a voz do trabalhismo, dirigido mais por líderes como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Jackson Lago e Neiva Moreira.

Abaixo, trechos da carta:

“…Desde o princípio, e disse aos membros da antiga Comissão Provisória que me fizeram o convite para assumir a presidência do PDT maranhense, que estava aceitando aquela missão por papai e pelo seu legado, mas tinha ciência do quanto seria difícil pela própria realidade nacional e pelos interesses estaduais de alguns de nossos quadros…”

“…Todos sabem que, após a tomada de nosso PDT pelos atuais dirigentes, fiz a opção de

usar este acontecimento como exemplo do que tem sido as práticas e ações da dupla nacional, que se assenhoreou do partido e, aos poucos, transformou-o numa sigla superficial…”

“…Não via, como alguns companheiros e companheiras, outra forma de atuar diante de um cenário humilhante, profundamente agressivo à história do partido e à memória de seus fundadores, dentre eles papai e Neiva Moreira. Fiz o que pude para divulgar o que aconteceu no PDT maranhense…”

“…A posse do ministro Brizola Neto deu um certo alento para se tentar criar uma alternativa para o partido, uma vez que o mesmo tem a sua representatividade, além de diminuir a força política do Lupi sobre o partido…”

“…Entretanto, nem isto foi capaz de encorajar os nossos principais nomes a assumir aquelas bandeiras, pois preferiram a conveniente posição do resguardo e cuidados com os seus próprios interesses – a conhecida zona de conforto! Isto, somado à forma de atuação do próprio ministro que, infelizmente, preferiu posicionar-se mais como um aliado da presidente Dilma do que levantar as bandeiras que preconizamos. (Na reunião do Diretório Nacional de janeiro passado, fez o discurso que o então ministro Lupi fizera na anterior!)…”

“…Na minha opinião, a Dilma, que já havia abandonado o próprio Brizola em 2000-2001 para ocupar cargo no governo Olívio Dutra, agora, no mesmo dia em que se comemorava os 30 anos de governo Brizola no Rio, chama o ministro Brizola Neto para comunicar-lhe a sua decisão já acertada com o Lupi, Manoel Dias e Lula. Com isto, abandona, pisa e joga sal no próprio legado do Brizola ao “matar” politicamente, dentro do próprio partido, o seu neto…”

“…Após este absurdo acontecimento, com a nomeação do Manoel Dias, que representa a volta do Lupi ao MTE, confirmada nas declarações do novo ministro, o golpeado ministro Brizola Neto não foi capaz de reagir politicamente no próprio partido…”

“…A Convenção está marcada por arbitrariedades da Executiva Nacional…”

“…Portanto, quero adiantar a vocês, que com a confirmação dessa Convenção e, consequentemente, a manutenção do status quo de nosso partido, a minha decisão será a de não continuar no PDT…”

7 comentários para "Igor Lago ameaça deixar o PDT"

  • Pederasta

    Já sai é tarde demais.

  • Toni

    ESSE PDT VIROU UM BALCÃO DE NEGÓCIOS DO SR. WETERTON ROCHA E COMPANHIA.

  • Raimundo

    O PDT do Dr. Jackson Lago já não existe mais e a muito tempo, pois se perfeu e foi entregue nas mãos destes que estão aí o que o Dr. Igor tem a fazer é ir para outro lugar.

  • Dico

    O PDT AINDA EXISTE ZECA SOARES?

    • Zeca Soares

      Claro que sim. É um partido, mesmo com todos os problemas que merece o nosso respeito.

  • Chico Sarney

    Caro Igor Lago,faça como o grande amigo de Dr.Jakson Lago, o Sr.Clodomir Paz filie-se ao PMDB.saia de perto dessa turma que so roubou e desmoralizou o Governo Jakson,posso citar nomes como Weverton,aziz ,filho de aziz,a crente que se esconde atras da biblia=advinha quem e,Tema do Tuntum,Humberto Coutinho,Luis da Amovelar,e outros.

  • Valmor Stédile

    Conhecemos o médico Igor Lago e temos grande respeito pela história do ex-governador Jackson, seu pai, no Partido Democrático Trabalhista (PDT) em favor do Brasil e do Maranhão. Mas, a despeito das dificuldades que Igor enfrenta na legenda, não cremos que a melhor resposta seja mudar de morada porque outros tentaram este caminho e acabaram se encontrando em situação ainda mais embaraçosa, comparada com a que questionam. Convidamos os leitores a acompanharem as ações da Rede PDT no microblog http://www.twitter.com/redepdt12 que noticia atividades partidárias e fatos políticos nacionais, em tempo real.. Sigam que serão seguidos.