Gastão e Roberto Costa visitam Região do Munim

robertocosta

O ministro do Turismo, Gastão Vieira juntamente com o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) visitaram na manhã desde sábado (16), a região do Munim, mas precisamente, os municípios de Presidente Juscelino, Axixá e Rosário, localizados a menos de 100 km da capital maranhense.

Na pauta com os prefeitos Afonso Celso Teixeira (Presidente Juscelino), Roberta Maria Gonçalves Barreto (Axixá) e Irlahi Linhares (Rosário), os investimentos do Governo Federal em projetos para o desenvolvimento e incentivo ao turismo nos municípios da região quem nas palavras do próprio tem um grande potencial.

A visita iniciou pelo município de Presidente Juscelino, onde o Ministro e o Deputado Estadual juntamente com o prefeito Afonso visitaram a avenida beira rio que de acordo com o ministro pode receber investimentos para construções de píers e área de lazer e mudar a cara da cidade, se tornando um ponto turístico na região.

Já em Axixá, a reunião aconteceu na residência oficial da prefeita Roberta onde o ministro conversou com os professores da rede municipal sobre a importância da valorização do profissional de educação e também dos projetos turísticos. O Ministro apresentou a ideia da criação de um centro cultural do bumba meu boi que pudesse contar para o turista toda a história do bumba meu boi, já que na região tem boi nos municípios de Axixá, Presidente Juscelino e Morros, mostrando os figurinos ao longo dos anos, os couros dos bois, um espaço onde o turista possa aprender inclusive a dançar o boi. Logo em seguida o Ministro Gastão e o Deputado Roberto Costa conheceram alguns pontos turísticos da região que podem receber investimentos.

visita1
O ministro Gastão Vieira, também, destacou que um dos principais projetos para o Maranhão e para a gestão da prefeita de Rosário, Irlahi Linhares que também participou da reunião em Axixá é a recuperação da estação ferroviária de Rosário para torná-la um ponto turístico com espaço para divulgação de produtos regionais, num projeto orçado em R$ 8 milhões.

“Vamos apoiar e incentivar os municípios maranhenses para que elaborem seus projetos, para não perderem esses recursos. Estamos aqui numa determinação da Governadora Roseana Sarney de apoiar essa iniciativa do Governo Federal e nos colocando a disposição para ajudar os prefeitos no que for necessário”, afirmou o Deputado Estadual, Roberto Costa que fez toda a articulação politica para as visitas.

“Temos uma região com diversas belezas naturais e culturais como o próprio rio Munim, a culinária, o artesanato, o bumba meu boi. Essa visita cumpre esse papel de apresentar ideias aos prefeitos para que possam aproveitar e desenvolver projetos nesse sentido”, destacou o Ministro Gastão. Acompanharam o ministro Gastão Vieira e o Deputado Estadual Roberto Costa nas visitas, o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

Uma resposta para "Gastão e Roberto Costa visitam Região do Munim"

  • Gusmão

    Zeca,

    O turismo, com sabemos, é um dos grandes geradores de divisas para um país. O Maranhão, pelo seu potencial natural, era para está entre os primeiros do país em destino turístico. Acredito que seja pelo fato do setor, além da exigência de um bom projeto e da necessidade de um permeante investimento, não possibilita um retorno na velocidade desejada por nossos políticos. Infelizmente,obra boa, para a maioria, é aquela que traz votos já na eleição seguinte. Acho extremamente importante essa ação do Ministério do Turismo, qual seja a de dizer que os recursos para o investimento em turismo estão à disposição dos municípios. O que está faltando, segundo o próprio ministro Gastão, são projetos para captá-los. Mas, penso eu, não basta achar que qualquer coisa pode ser transformado do dia para noite em polo turístico. Daí a necessidade da contratação de equipe multidisciplinar, onde somente profissionais relacionados com o setor, e de acordo o atrativo a ser explorado, pudessem ser envolvidos no projeto. Ganhar dinheiro com o turismo, mesmo quando o município tem potencial, vai muito além da criação da secretaria e da nomeação de um secretário de turismo, pior quando o cara nem conhecimento da área tem.

    Será quantos secretários de turismo dos municípios maranhenses têm formação ou experiencia na área de turismo?