Sema apresenta ações de revitalização da Lagoa

lagoadajansen

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) apresenta, neste sábado (2), as primeiras ações para revitalização, recuperação do espaço físico e conservação ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) na Lagoa da Jansen.

A coletiva acontece a partir de 9 horas, durante um café da manhã com a imprensa, na sede administrativa da APA Lagoa da Jansen (em frente ao anfiteatro da Lagoa).

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, apresenta o Projeto Lagoa Viva e na nova marca da APA Lagoa da Jansen. O projeto contempla um conjunto de ações de curto, médio e longo prazos que deverão ser empreendidas pela Sema neste ano de 2013, com o objetivo de revitalizar o espaço. Algumas dessas ações já estão em curso desde o ano passado.

Questões como limpeza, segurança, vigilância, iluminação, reestruturação da sede administrativa, recuperação de decks, da comporta, das quadras poliesportivas e da concha acústica, de equipamentos urbanos de uso comum, bem como atividades socioambientais e medidas para despoluição da Lagoa, dentre outras, constam das medidas a serem apresentadas por Victor Mendes na ocasião.

A primeira dessas ações é um mutirão de limpeza, com a participação de 100 trabalhadores contratados pela Sema junto a empresa terceirizada, que acontece neste sábado (2).

Gestão da Lagoa

A gestão da Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen está sob a responsabilidade da Sema desde o ano passado, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental (APA).

Com isso, a Sema passou a gerir o espaço, que tem área total de 196,9 hectares, ficando responsável pela gestão, administração e fiscalização e promovendo as articulações intersetoriais necessárias para a gestão integrada, observadas as vocações do local.

Uma resposta para "Sema apresenta ações de revitalização da Lagoa"

  • Verônica

    Realmente o poder público precisa olhar pela Lagoa da Jansen pois não pode um lugar lindo e maravilhoso daquele sem qualquer tipo de manutenção e conservação. Espero mesmo que as ações não fiquem apenas no papel e no blá, blá, blá na imprensa.