Governo instala novo modelo de segurança

aluisio

Moradores dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar, que somam uma população de aproximadamente 120 mil pessoas, foram beneficiados, nesta terça-feira (26), com a primeira Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Maranhão, projeto do Governo do Estado realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Inaugurada pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Segurança, Aluisio Mendes, a unidade vai garantir policiamento reforçado na área 24 horas por dia. Serão 92 homens da PMs, 12 veículos e 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda da região.

A expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade. “O nosso propósito é reafirmar o compromisso com cada família e com cada cidadão maranhense. Dizer que estamos presentes para prestar os serviços que vão melhorar a vida de cada um de vocês. Essa primeira unidade servirá de espelho para as demais que planejamos implantar, não só na capital, mas nos principais municípios do Estado”, declarou Roseana Sarney.

aluisio1

Para este ano, está prevista a instalação de unidades nos bairros Coroadinho e Cidade Olímpica. Também integram o projeto, que visa melhorar a segurança pública dos maranhenses, USCs a serem construídas no Anjo da Guarda, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade e São Raimundo. “Até o final de 2014 serão 18 unidades na capital e seis no interior do estado. Este é o meu compromisso. Essa é a minha meta e quero contar com a participação e colaboração de todos vocês”, disse a governadora.

A solenidade contou com a participação de secretários de Estado, entre eles o chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva; deputado federal Lourival Mendes, autor da emenda parlamentar que garantiu recursos para equipar a unidade; os comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; da Polícia Civil, delegada Cristina Resende; do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva; do superintendente da Polícia Federal, Cristiano Barbosa Sampaio; vereadores, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende; líderes comunitários e moradores dos bairros beneficiados e comunidades vizinhas.

6 comentários para "Governo instala novo modelo de segurança"

  • Nnonato

    Tive a oportunidade de passar por várias dessas unidades numa visita ao Rio de Janeiro e lá realmente está funcionando. Quem bom que agora temos essas unidades aqui em São Luís também.

  • Imperatrizense

    Eu gostaria de saber do secretário Aluísio Mendes se essas unidades também serão construídas no interior do Maranhão como por exemplo aqui em Imperatriz onde o índice de violência é sempre crescente.

  • Fabiano

    MUITO BOA A INICIATIVA DO GOVERNO PARA LEVAR SEGURANÇA AOS CIDADÃOS DA NOSSA QUERIDA SÃO LUÍS, MAS ALÉM DISTO É NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DE CONCORSO PÚBLICO EM DIVERSAS ÁREAS POIS FALTA GENTE PARA TRABALHAR E MELHORAR A SEGURANÇA.

  • flavio espindola

    Na segunda feira o carro da minha vizinha foi tomado de assalto no habitacional turu. fiquei puto pq demorou pá c****** para chegar uma viatura, mas ontem a noite lá mesmo pela área, conseguiram achar o carro e prender os bandidos, parabens ao efetivo dessa USC que vai trazer tranquilidade para os moradores da nossa região!!! bandido bom é bandido morto!!

  • silva

    Parabéns governadora, é assim que se responde aos pessimistas, com trabalho e dedicação, aguardamos as outras unidades, que venham atingir também, Sá viana, vila Embratel etc parabéns.

  • Gusmão

    Zeca,

    É na condição de cidadão e morador desta cidade de São Luís que quero parabenizar a instalação da 1ª Unidade de Segurança da Comunidade, a USC. O que a população espera, sendo ou não morador dos bairros diretamente envolvidos, é que para ali seja definido um efetivo permanente de homens, além de viaturas e de outros equipamentos indispensáveis no combate a violência. É o estado no cumprimento de um dos seus deveres constitucionais.