Nova descoberta de gás natural

fredmaiaO Estado

Uma nova descoberta de gás natural ocorreu na Bacia do Parnaíba, desta vez no município de Trizidela do Vale, em poço localizado no povoado Centro do Meio, distante 14 quilômetros da sede do município. A presença de gás, no entanto, não foi confirmada pela OGX, uma vez que não houve comunicado à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves (ANP). A empresa limitou-se a dizer, via Assessoria de Imprensa, que está perfurando poço na área desde o mês passado.

Mas, segundo o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, que ontem à tarde visitou a área de exploração, a sonda contratada pela OGX encontrou gás natural no único poço perfurado no município a uma profundidade de 1.626 metros. Ele disse ainda que será realizado um teste na segunda-feira para avaliar a capacidade de produção do poço. Informações extra-oficiais dão conta de que a reserva seria superior à de Capinzal do Norte.

Bastante entusiasmado com a descoberta, o prefeito Fred Maia (PMDB) assinalou que a exploração de gás natural será fundamental para o desenvolvimento do município, que hoje depende quase que exclusivamente de recursos de transferências constitucionais. “Nosso município é carente e vive de transferências de recursos do Governo Federal. Com o gás, teremos recursos de royalties que poderão ser aplicados em áreas como educação e saúde”, destacou o prefeito.

Fred Maia também ressaltou que a descoberta do gás deve atrair investimentos para o município, como hotéis, restaurantes e outros empreendimentos, que poderão criar oportunidades de negócios e empregos para a população, cuja economia é baseada na agricultura familiar.

Governo – Embora não tenha recebido nenhuma informação oficial por parte da OGX, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que torce para que a informação acerca da descoberta seja verdadeira, consolidando a região da Bacia do Parnaíba como grande produtora de gás natural.

Para o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, essa nova descoberta de gás motivará novas empresas a disputar os blocos exploratórios do Maranhão na 11ª Rodada de Licitações da ANP, a ser realizada em maio. “A bacia terrestre do Parnaíba deve ser uma das mais cobiçadas no leilão, pela grande reserva de gás natural existente”, observou Guterres.

Campanha – Desde que iniciou a campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, em 2009, a OGX já perfurou mais de 20 poços, com taxa de sucesso de 70%. Para este ano, a empresa de Eike Batista pretende perfurar mais 10 poços na área.

Nessa campanha de sucesso, a OGX já está com campo de gás em produção, denominado de Gavião Real, no município de Santo Antônio dos Lopes, onde a MPX instalou a Usina Termelétrica Parnaíba (UTE Parnaíba) a gás natural.

No mês passado, a OGX encontrou indícios de gás natural no município de Esperantinopólis, na Bacia do Parnaíba, em poço que teve sua perfuração iniciada em dezembro do ano passado pela sonda BCH-12. Nesse bloco, a OGX Maranhão, empresa formada pela OGX (66,7%) e MPX (33,3%), já perfurou cinco poços.

5 comentários para "Nova descoberta de gás natural"

  • flavio magno moraes braga

    Eu tinha 10 anos quando ouvir pela primeira vez que omaranhao tinha muito petroleo e gas.Hoje tenho 40 anos e só agora vem essas descobertas,parece que alguem veio do futuro e deu a diga ao mega empresario Eike Batista que no maranhão tem diversos recursos minerais.
    Aposto que varias “descobertas” IRÃO APARECER NO DECORRER DO ANO.A Amagica da informaçao privilegiada ops descupa pesquisa vai apontar novas descoberta.

  • João Carlos Lima

    E quem é que vai ganhar com isso? O povo maranhense ou a Família Sarney?

  • Raniere Froz

    Infelizmente isso só serve para aumentar as divisas do Eike! Para o povo maranhense = nada!

  • George Feitosa Lima

    Fico abismado com tanta euforia antecipada. Para que se possa cubar uma reserva de gás em grandes proporções é necessário a descoberta do produto em varios poços com o mesmo perfil em uma região longitudinal com pelo menos 200 kms de diâmetro. Como sempre fazem os politicos oportunistas, anunciam o que não existe e sequer sabem, Roseana, Lobão e João Alberto utilizaram-se desta falácia em 2010 e até agora nada se viu de concreto. Portanto, apenas devemos torcer para que outros poços na região sejam descobertos positivamente e aí sim poderemos comemorar a ´possibilidade de dias melhores para a região.

    • Zeca Soares

      Mas não é mesmo de uma hora para a outra. Não vi euforia nenhuma, apenas otimismo queridos nós maranhenses devemos ter o problema é que spre acham de levar as coisas para o lado político aqui no Maranhão.