Profissionais da saúde são treinados em Ribamar

treinamento

O governo do Estado, com o apoio da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), promoveu uma oficina em teste rápido de HIV e Sífilis. A iniciativa, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José de Ribamar, reuniu enfermeiros que trabalham no Programa Saúde da Família das cidades da Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar e teve como objetivo capacitar estes profissionais, além de ter sido considerado como pontapé inicial para implantação do teste rápido nas unidades públicas de saúde da Grande Ilha.

“Em São José de Ribamar, hoje, oferecemos o teste rápido na Maternidade Municipal e no Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde. Nossa meta, a partir de agora, é introduzir este serviço em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde”, informou o secretário municipal de Saúde de Ribamar, Rodrigo Valente, que acompanhou o treinamento.

A oficina de capacitação durou dois dias e foi composta das etapas teórica e prática. Na primeira, os profissionais receberam informações importantes sobre o teste e sobre como se portar no aconselhamento do paciente. A segunda tratou-se da realização do teste – o processo completo é simples e consiste na coleta de sangue, colocação do mesmo no aparelho Carcet e aplicação do reagente, cujo resultado sai em menos de 15 minutos. O teste rápido de HIV e Sífilis, é importante ressaltar, tem 100% de garantia (diagnóstico – validade) da Anvisa.

Para a coordenadora do programa de DST/AIDS do município de São José de Ribamar, enfermeira Luciana Frazão, a capacitação dos profissionais de saúde proporcionará um aumento significativo das suspeições de casos de HIV e Sífilis e, consequentemente, conhecimento do perfil epidemiológico objetivando traçar metas para quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Uma resposta para "Profissionais da saúde são treinados em Ribamar"

  • Ribsmarense

    O prefeito Gil Cutrim é disparado o melhor prefeito do interior maranhense pela visão que tem sob todas as áreas da administração pública.