Edivaldo mostra que educação é prioridade

edivaldo
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou a construção de 10 escolas de Ensino Fundamental, 26 creches e 33 quadras poliesportivas na cidade de São Luís. Os recursos no valor de R$ 26 milhões serão repassados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A divulgação foi feita na tarde desta quinta-feira (31), no Palácio La Ravardière, pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Educação, Alan Kardec Duailibe.

Os investimentos foram confirmados pelo ministro de Educação, Aloízio Mercadante, em reunião realizada com o prefeito e o secretário de Educação na quarta-feira (30) em Brasília. As construções integram o “Plano de Expansão Física da Rede Municipal de Ensino” que tem por objetivo zerar o número de anexos por meio da construção de prédios próprios com padrão de qualidade físico para atender as necessidades dos alunos.

Com as 10 novas escolas serão criadas cerca de 120 salas de aula, eliminando 17 anexos, e beneficiando 7.449 alunos de áreas como Cidade Operária, Coroadinho, Turu, Bequimão e Itaqui-Bacanga. Para a construção das 23 creches, a Prefeitura já possui nove terrenos em localidades como Anil, Andiroba, Cidade Operária, Madre Deus, São Cristovão, Tajaçuaba, Vila Maracujá, Jardim América e Sacavém.

“Um dos nossos compromissos de campanha era construir 20 creches e voltamos de Brasília com a garantia de que serão construídas 26 neste primeiro ano. Já temos terrenos em alguns pontos da cidade e até o início de março anunciaremos os demais locais”, declarou o prefeito. Ele destacou que todas as obras estão previstas para serem concluídas ainda este ano, incluindo as quadras poliesportivas que serão construídas próximas a unidades de ensino do município.

Escola em tempo integral

O prefeito lembrou que a implantação da escola em tempo integral está sendo feita de forma gradual e que existem dois programas do Governo Federal que irão ajudar na obtenção de recursos, o “Segundo Tempo” e o “Mais Educação”. Além da inauguração da unidade “Recanto dos Pássaros”, na Cidade Operária, mais duas escolas em tempo integral serão inauguradas em fevereiro, as duas ficam no bairro da Alemanha.

O secretário de Educação, Alan Kardec Duailibe, ressaltou que a confirmação dos recursos é fruto de um trabalho realizado desde o início da gestão através da revisão do Programa de Ações Articuladas (PAR) da Semed. “O ministro determinou que seja enviada uma equipe do MEC ao Maranhão, no dia 18 de fevereiro, que ficará cinco dias aqui em São Luís para revisar o PAR. Depois de revisado enviaremos para o MEC e os recursos serão liberados”, explicou.

Alan Kardec destacou ainda que durante a reunião em Brasília, devido às condições da área da Educação em São Luís, o ministro autorizou que fosse incluído no PAR a reforma das unidades de ensino, a implantação de 15 salas de recursos multifuncionais e sinalizou a entrega de embarcações e ônibus para ajudar nas demandas sobre o transporte escolar, que passa, atualmente, por um processo de contratação emergencial de veículos e combustível. Também foi ressaltada a regularização do calendário escolar com o início do ano letivo no próximo dia 25.

Foto: Maurício Alexandre

7 comentários para "Edivaldo mostra que educação é prioridade"

  • conceição

    Nós moradores da vila conceição ficamos triste em vê o prefeito Edvaldo Holanda anunciar a construção de escolas e creches onde já existem. Talvez o interesse maior do prefeito é mostrar serviço aonde há um quantitativo bem acentuado de eleitores. Na Vila conceição I e Conceição II não existem ecola do ensino fundamental e nem creches SRºPREFEITO, as nossas crianças andam quilometros debaixo de sol e chuva para ir para a escola no Planalto Vinhais II. Passamos anos esquecidos pelas autoridades sem saneamento básico, ruas sem asfalto até que o prefeito anterior João Castelo já no final da sua gestão colocou asfalto na maioria das ruas. Terreno tem e grande que da pra fazer uma escola modelo municipal , esperamos que o terreno aonde iriam fazer o hospital de alta complexidade seja construída uma escola e creche e um cras. Estamos de olho ,vila conceição existem.

  • Luís Carlos

    Merece destaque neste início do governo Edivaldo a atuação do secretário Alan Kardec que sem alarde algum vai arrumando as coisas na educação de São Luís.

  • Robert

    PARABÉNS AO PREFEITO EDIVALDO HOLANDA JÚNIOR PORQUE É ISTO QUE A POPULAÇÃO QUER E ESPERA.

  • Cláudio

    NOTA 10 E EXCELENTE COMEÇO DE GOVERNO.

  • Manoel

    Assim que se deve fazer as coisas num governo priorizando aquilo que é necessário que João Castelo aprensa isto para o resto da vida dele.

  • Ferreira

    Sem dúvida alguma um começo de governo muito bom e diferente do que tínhamos aqui em São Luís.

  • Lucas

    Não vejo nada demais num prefeito decidir dar prioridade a educação pois isto não é mais do que a sua obrigação. Nós cidadãos pagamos impostos extamente para ter escola, saúde, infra-estrutura, segurança, enfim esses serviços que os prefeitos fazem são pagos por nós mesmos e eles que façam a obrigação deles. Tá falado!!!!!