O que fica com o Maranhão Basquete?

leticisxsvierPresença curiosa no time do Sport Recife da maranhense Letícia Xavier, de 16 anos. Ela foi uma das atletas relacionadas pelo time pernambucano para a partida deste domingo, contra o Maranhão Basquete, no Castelinho, pela Liga de Basquete Feminino 2013. O Sport atropelou o MB e venceu por 69 a 53.

Sem ter sido sequer sondada para jogar no Maranhão Basquete, a atleta Letícia Xavier que estudava e jogava pelo Reino Infantil foi observada por olheiros do Sport e foi parar no time pernambucano. O que chama a atenção de todos nós é o fato de uma atleta de Seleção Maranhense não vir a ser aproveitada pela equipe local que precisa além de lotar os ginásios deixar um legado para o basquete com a revelação de atletas para o basquete nacional ou estou errado?

O que se pergunta é: como uma atleta maranhense que se destaca em competições nacionais deixa o seu estado e vai jogar fora? Diferentemente o futebol, Latícia esperou um convite que não veio do Maranhão Basquete.

“O convite veio depois que eles me olharam em uma competição nacional no ano passado e entraram em contato com a minha mãe. Não tive convite para jogar aqui. Estou no Sport a um mês e estou me adaptando muito bem à equipe”, explicou.

O blog ouviu o treinador Betinho Lima que disse estar feliz com a oportunidade dada pelo Sport à atleta maranhense. “É um jovem talento de 16 anos que desde o ano passado pretendia sair daqui para jogar fora por conta da dificuldade dela com a escola que prioriza o estudo. Ela é atleta do Reino Infantil e iria cursar o 3º ano e isto poderia atrapalhar muito a participação dela nos treinamentos”, explicou.

Bem, mas se o problema é só a escola porque então Letícia mudou de estado e está estudando numa outra escola em Recife? Porque ela não mudou de escola aqui mesmo em São Luís para que pudesse realizar o sonho de jogar basquete numa equipe local e com a estrutura excelente montada pelo Maranhão Basquete?

Fatos como esse merecem uma avaliação melhor por todos que fazem o Maranhão Basquete. A revelação de atletas maranhenses para o basquete nacional é fundamental para que o projeto do Maranhão Basquete seja bem sucedido, além de títulos é claro.

Fica a dica….

26 comentários para "O que fica com o Maranhão Basquete?"

  • Silvio

    Você está brincando como isto é possível?

  • Gojoba

    Falou o analista de basket zeca soares tu nao te manca mesmo né vai babar essa tal de lbf cheia de tramoia com essas carniceiras de sp e dona iziane esse time vai ser sempre perdedor

  • Pedro

    Mas se ela jogava na seleção como é que o colégio atrapalha conta outra Betinho.

  • Carlos(TURU)

    GOJOBA COLOCA UMA MELANCIA NO PESCOÇO OU ENTÃO SAI PAVÃO NESSE CARNAVAL !
    AI GOSTA DE APARECER E ESCREVER BESTEIRA E RESPEITA OS PROFISSIONAIS DO BASQUETE BABACA,SE FOR HOMEM COLOCA SEU NOME E VENHA CONVERSA COMIGO SOU JOGADOR DE BASQUETE ME PROCURA EM UM JOGO DESSE BABACÃO

  • Eurico

    Essa Betinho tem que explicar melhor. O CHEFÃO hoje nao estava nda satisfeito. Betinho quanto mais fala mais se enrola. Se bem acho que não foi só eu que nao entendi: se ela ja vem jogando há muito tempo e a tal escola nunca atrapalhou, como é que que iria atrapalhar agora? Cala a boca Betinho tua batata começou a assar muito cedo.

  • marta costa

    Nós pais da Letícia estamos muito felizes por ela, a saudade é muito grande,não sabemos se ela quer seguir a carreira no basquete mais que todos saibam a Letícia é muito guerreira se ela quer ela corre atrás nunca duvidem disso uma menina que nasce aos 6 meses e lutou para sobreviver ela para nós é uma estrela.Agradeço ao Sport pois teve que me ligar muitas vezes para que ela decidisse em ir, ao Reino Infantil pois mesmo ela indo embora permitiu que ela partisse da tão sonhada festa de Formatura, ao seu técnico Alex que começou o basquete na vida da Letícia.Enfim que nosso Deus Maior continue guindo todos os passos do nosso Bebê……Filha nós te amamos muito e estamos todos aqui torcendo por você ….valeu SPORT….

  • Alex

    Essa menina foi muito marrenta!!!
    Ela teria sim oportunidades de jogar no MB.

    Ele preferiu estudar do que jogar. No reino infantil é tempo integral e o time do Maranhão Basquete treina de manhã e de tarde.

    De toda forma ela tá certíssima em valorizar os estudos em detrimento do esporte.

    O gozado é que ela desvalorizou o time da terra dela, mas abriu mão de tudo pra aventurar em outro estado.

    Ficam malhamdo o Betinho, mas ele carregou por muito tempo sozinho a cruz do basquete feminino maranhense, revelou todas as grandes jogadores que temos e tem muita menina nova (maranhense) treinando no Maranhão Basquete.

    E tu, zeca soares, pq foi pro ginásio com a camisa do sport?

    • Zeca Soares

      Estava com uma camisa vermelha do meu patrocinador a ADIDAS. Aliás, a cor vermelha é do Maranhão, Sport, Moto, Sampaio, Tunísia, Internacional, um monte de times…. Ia esquecendo o Ibis de Pernambuco também. EM tempo, me diga a cor da camisa que deverei usar no próximo jogo para que eu possa pedir para o meu patrocinador confeccionar logo. Aguardo a dica.

    • Joyce Xavier

      Alex, acho que você deveria começar a saber das coisas antes de falar. Eu como irmã da Letícia posso garantir que NUNCA houve nenhum convite por parte do Maranhão Basquete pra ela jogar aqui. Com escola ou sem escola esse convite nunca existiu. Nem que fosse para treinar esporadicamente com time, visando a melhoria da atleta para campeonatos de base, como por exemplo o brasileiro sub-17.
      Não pedir pra treinar com o time é ser marrenta? Aceitar o convite de um grande time que está investindo não só no basquete profissional como no basquete de base é ser marrenta?
      Não se esqueça também que muitas das atletas “reveladas” por Betinho não são bem crias do professor.

  • Silvia

    O blog fez exatamente o que os pais da garota queriam, essa menina foi chamada para o sport, assim como outras estão sendo chamada e nã tem nadad
    demais jogar em outro estado, assim como outras jogadoras fizeram, a questão é que a mãe dela acha que a mesma é a melhor jogadora do Maranhão e não é bem assim,agora o fato da mesma ir pra outro time, qual é o poblema? ela não fará falta nehuma para o maranhão basquete

    • Maria

      Adoro gente de cabeça pequena. Enquanto tu despreza um jogadora maranhense que possui potencial para crescer no esporte, ela se aperfeiçoa e melhora para jogar por outro estado. Acho que depois de hoje deu pra ver que o Maranhão Basquete também não vai fazer falta pra ela.

    • Virna Maia

      Silvia, qual mãe não acha que seu filho é o melhor? Se você fosse mãe de alguém talentoso também acharia, os pais estão mais do que certos em incentivar a sua filha. Realmente não tem problema nenhum em ela ir pra outro time e pela atuação do time do Maranhão percebemos que ele que não é time suficiente para ela, que bom que ela alçou vôos mais altos e que está em um time bem melhor!

  • Maria

    Betinho tinha que escrever era novela. Que imaginação fértil.

  • Paulinho

    Zeca é importante sim aproveitar as jogadoras maranhenses você está de parabéns.

  • Roberto

    As pessoas precisam saber respeitar as opiniões contrárias pois pelo que vi no texto do jornalista Zeca Soares e por sinal muito bom ele só levantou una discussão oportuna afinal a atleta serve para o Sport que é um time melhor e não serve para o Maranhào Basquete.

  • marta costa

    Oi Silvia sou a mãe da Letícia e nunca precisei ir atras da mídia para expor a minha filha também sei que ela não é uma super STAR ainda mais basquete é um jogo onde se joga 5 jogadoras a questão que se coloca é o porque da mesma está no Sport e não no Maranhão e isto eu posso te garantir a Letícia não vive de basquete mais talvez tu não saiba já deixou muito coisa do lado pelo basquete no Maranhão.Não sei se tens filhos mais tenho 3 que são a minha vida e posso te garantir de uma coisa pra mim elas vão ser sempre as melhores obrigado Sr Zeca Soares por defender a Letícia pois muitas das vezes não sabem o que acontece no dia a dia…..

    • SILVIA

      a NOVA hORTENCIA DO BASQUETE MARANHENSE FOI REVELADA POR QUEM?DEVE TER SIDO POR ALEX, POIS ELE SEMPRE DIRIGU A SELEÇÃO MAANHENSE.RSRRRRS…nÕ ENTENDO PQ A FAMILIA FALA TANTO DE BETIHO, QD HÁ TEMPOS ATRAS VIVIA AGARRADA NELE PARA TREINAR A FILHA? ELES SEMPE USARAM BETINHO E AGORA QUEREM USAR A SAIDA DA MENINA PRA FAZER CHANTAGEM EMOCIONAL, QUE COISA RIDICULA?MAS ESPERAR O QUE? UM OBRIGADO TALVEZ?ENTAO NOVA HORTEBNCIA E FAMILIA, VCS PODEM ME DIZR QUEM REVELOU A IZIANE, RENATA, TERCIA, MARIA CLAUDIA?
      ACHO QUE DEVE ER SIDO ALEX…ESSE TIPO DE POSTAGEM DEMONSTRA O QUAO É PEQUENA ESSA BESTEIRADA TODA QUE ESTÃO ESCREVENDO , ISSO TD PARA REVELAR A MENINA,,,,QUE COISA

      • Joyce Xavier

        1. Ironias as partes, eu posso afirmar que sim, a Letícia foi revelada pelo Alex. Foi ele que apresentou o basquete a ela e quem a ensinou desde os 12 anos. Ela não aprendeu basquete jogando na Maranhense, ele chegou na Maranhense porque sabia jogar basquete. O que nada mais é do que a cronologia lógica do fato.
        2. Procurei reler os comentários anteriores, buscando alguém que estivesse falando mal de Betinho. Apenas foi falado pela família que não houve essa conversa sobre a escola. Pode até ser que isso tenha sido deduzido por ele, que seria difícil pra ela em razão da escola. Mas isso só ele pra dizer.
        3. Ninguém usou Betinho. Nossa família sempre o respeitou e vice-versa. E nunca vivemos atrás dele pra ele treinar Letícia. A Letícia sempre que treinou com o Betinho foi por convite do mesmo, seja através do Beto Sport, seja através da Maranhense. Ele precisava da atleta para jogar as competições nacionais e ela queria jogar tais competições. Acredito que isso seja algo inerente ao esporte. Você não?
        4. Ninguém tá fazendo chantagem emocional. O Zeca Soares por livre vontade, sabendo que a Letícia era maranhense e dos destaques conquistado por ela, a procurou e a entrevistou. Posteriormente procurou o Betinho para questioná-lo sobre o mesmo. E então, escreveu suas percepções, acho que isso nada mais é do que liberdade de expressão. A proposito a reportagem é dele e não da família.
        5. Sobre Renata, Iziane, Tércia e Maria Claudia, a qualidade delas é inquestionável e nem por isso elas são as Novas Hortências. E o fato de não ser, não as faz desistir de tentar crescer no esporte. De investir naquilo que gostam.
        6. Quanto a Maria Cláudia, não sei se você sabe, ela começou a jogar basquete no Reino. E se tem alguém que alguém que a revelou e investiu no basquete dela, foi a mãe dela, Cláudia. Que sempre soube o potencial que a filha tem, e sempre buscou aprimorar esse potencial. A admiro muito por isso, pois isso fez de Maria Claudia uma grande atleta.
        7. Agora uma percepção pessoal sobre o que o Zeca escreveu. Acredito que o que ele quis passar foi que, o Maranhão Basquete poderia aproveitar atletas novas, que estão se destacando, visando o futuro do próprio projeto. Vejo isso como uma crítica construtiva. Fazendo uma comparação entre o Sport e o MB isso é algo que posso apontar em desfavor do MB. O time do Sport está investindo não apenas no time milionário, mas está aproveitando os patrocínios e rendas angariadas para investir em um time de base. Visando construir e aperfeiçoar jogadoras não só para o presente como para o futuro. E não apenas construindo um time que tem data pra começar e terminar e que dura apenas enquanto dura a LBF.
        8. Diante da ausência de convite da LBF e vendo a estrutura que o Sport tinha a oferecer, a Letícia resolveu aceitar o convite. Isso foi uma escolha dela. Sempre a deixamos a vontade para decidir.
        9. Por fim, queria dizer que aqui nós não estamos desrespeitando ninguém. Gostaria que você fizesse o mesmo. Até porque essa noticia veio a tona por meio de uma impressa livre, onde opiniões devem ser impostas e respeitadas, sem que para isso precise-se fazer uso de ofensas e ironias.

      • Joyce Xavier

        1. Ironias as partes, eu posso afirmar que sim, a Letícia foi revelada pelo Alex. Foi ele que apresentou o basquete a ela e quem a ensinou desde os 12 anos. Ela não aprendeu basquete jogando na Maranhense, ele chegou na Maranhense porque sabia jogar basquete. O que nada mais é do que a cronologia lógica dos fatos.
        2. Procurei reler os comentários anteriores, buscando alguém que estivesse falando mal de Betinho. Apenas foi falado pela família que não houve essa conversa sobre a escola. Pode até ser que isso tenha sido deduzido por ele, que seria difícil pra ela em razão da escola. Mas isso só ele pra dizer.
        3. Ninguém usou Betinho. Nossa família sempre o respeitou e vice-versa. E nunca vivemos atrás dele pra ele treinar Letícia. A Letícia sempre que treinou com o Betinho foi por convite do mesmo, seja através do Beto Sport, seja através da Maranhense. Ele precisava da atleta para jogar as competições nacionais e ela queria jogar tais competições. Acredito que isso seja algo inerente ao esporte. Você não?
        4. Ninguém tá fazendo chantagem emocional. O Zeca Soares por livre vontade, sabendo que a Letícia era maranhense e dos destaques conquistado por ela, a procurou e a entrevistou. Posteriormente procurou o Betinho para questioná-lo sobre o mesmo. E então, escreveu suas percepções, acho que isso nada mais é do que liberdade de expressão. A proposito a reportagem é dele e não da família.
        5. Sobre Renata, Iziane, Tércia e Maria Claudia, a qualidade delas é inquestionável e nem por isso elas são as Novas Hortências. E o fato de não ser, não as faz desistir de tentar crescer no esporte. De investir naquilo que gostam.
        6. Quanto a Maria Cláudia, não sei se você sabe, ela começou a jogar basquete no Reino. E se tem alguém que alguém que a revelou e investiu no basquete dela, foi a mãe dela, Cláudia. Que sempre soube o potencial que a filha tem, e sempre buscou aprimorar esse potencial. A admiro muito por isso, pois isso fez de Maria Claudia uma grande atleta.
        7. Agora uma percepção pessoal sobre o que o Zeca escreveu. Acredito que o que ele quis passar foi que, o Maranhão Basquete poderia aproveitar atletas novas, que estão se destacando, visando o futuro do próprio projeto. Vejo isso como uma crítica construtiva. Fazendo uma comparação entre o Sport e o MB isso é algo que posso apontar em desfavor do MB. O time do Sport está investindo não apenas no time milionário, mas está aproveitando os patrocínios e rendas angariadas para investir em um time de base. Visando construir e aperfeiçoar jogadoras não só para o presente como para o futuro. E não apenas construindo um time que tem data pra começar e terminar e que dura apenas enquanto dura a LBF.
        8. Diante da ausência de convite do MB e vendo a estrutura que o Sport tinha a oferecer, a Letícia resolveu aceitar o convite. Isso foi uma escolha dela. Sempre a deixamos a vontade para decidir.
        9. Por fim, queria dizer que aqui nós não estamos desrespeitando ninguém. Gostaria que você fizesse o mesmo. Até porque essa noticia veio à tona por meio de uma impressa livre, onde opiniões devem ser reveladas e respeitadas, sem que para isso precise-se fazer uso de ofensas e ironias.

  • Ricardo

    Parabéns pela coragem e independência ao falar deste assunto sr. Zeca Soares.

  • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Culpa dos chefes do Zeca Soares que são donos desse time, mirante/estado.

  • Joana Serra

    As pessoas deviam saber interpretar melhor as informações que lhe são passadas. Vi apenas um jornalista expressando sua opinião. Pelo que li da atleta ela já conquistou bastante prêmio e parece ser merecedora de estar onde está. Parabéns Zeca, pois o basquete maranhense merece crescer.

  • Luka

    PARECEU MEU PAPAO DANDO NO SAMPANHA !!!!!!!!!!

  • Carlos

    Quem e essa atleta gente?vai procurar treinar e jogar para depois exigir uma selecao.se nao foiconvocada e pq tinha gente melhor oras.isso que estraga um atletas esses pais fanaticos e frustados se metendo na vida deles querendo ser tecnicos.pra la

  • Verdade solene.

    Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quanto blablablá em torno da menina! Ora bolas, não foi aproveitada aqui que siga seu caminho para jogar na terra dos ufanistas e racistas do nordeste, os pernambucanos que acham que Recife é a capital da região. A mais pura veddade dita sem contornos, tanto quanto afirmar que é inócuo o debate em torno de uma moça que não tem o basquete como foco principal de vida, mas o utiliza como mais um detalha da sua existência terrena. Que seja feliz (só não vá aprender o sotaque terrível dos pernambuquinhos).

  • Samyr

    Se ela teve proposta do MB e foi pro Sport certo esta a família dela, pq no MB tirando Iziane que é a “dona” do time, só jogam as atletas que vem de fora, Rayana e Maria Claudia esquentam banco pra umas avoadas que se batem com a bola.