Edivaldo promete grande Carnaval em 2014

carnaval

Representantes de agremiações carnavalescas da capital se reuniram na tarde desta terça-feira (22) com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, no Palácio La Ravardière. Edivaldo fez uma explanação panorâmica dos problemas que encontrou ao assumir a prefeitura e propôs que seja feito, desde agora, um planejamento integrado com as escolas de samba para o carnaval de 2014. “Vamos construir, desde já, ao lado de vocês, um grande carnaval em 2014”, afirmou Holanda Júnior.

Na companhia do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, o chefe do executivo municipal esclareceu novamente que devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela gestão municipal – uma dívida de cerca de R$ 1 bilhão deixada pela administração anterior – não será possível destinar investimentos de maior monta na festa deste ano.
“Eu queria poder dar essa boa notícia de que a prefeitura poderia bancar a estrutura da montagem da passarela do samba, mas o momento é muito difícil. Achamos a prefeitura com um rombo, muitas dívidas deixadas pelo ex-prefeito e não há, portanto, recursos suficientes para que possamos atender essa demanda. E é dentro desse relacionamento de confiança estabelecido entre nós que infelizmente digo isso, pois só podemos assumir compromissos com aquilo que podemos cumprir”, lamentou Edivaldo.

A decisão de não participar do desfile na Passarela do Samba foi anunciada pelas próprias entidades que representam as escolas de samba de São Luís no último dia 16. Na época, as escolas se recusaram a participar do evento porque a Prefeitura informou que não poderia pagar cachê pelo desfile.

Em meio à discussão desta terça-feira (22), os carnavalescos apresentaram a sugestão de uma passarela do samba fixa (sambódromo) na capital. O presidente da Func, Francisco Gonçalves, informou que há um projeto em estudo pela Prefeitura, a Arena Cultural, que será um espaço coletivo destinado a atividades, ações e eventos culturais da cidade.

Além das entidades carnavalescas, a reunião contou com a presença de representantes da União das Escolas de Samba do Estado do Maranhão (UESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA). O secretário municipal de Comunicação, jornalista Márcio Jerry, também acompanhou os trabalhos.

Carnaval garantido

Os eventos carnavalescos estão assegurados com recursos na ordem de R$ 1 milhão que será utilizado para custeio dos gastos com palco, som, iluminação, banheiros químicos e atrações artísticas de bailes e eventos comunitários.

3 comentários para "Edivaldo promete grande Carnaval em 2014"

  • Carnavalesco

    Isto é uma brincadeira sem graça do prefeito com os blocos escolas de samba mas vamos resistir pessoal do carnaval.

  • JOÃO AZEVEDO

    Zeca o nome correto é Guia de Turismo
    Guia Turístico: manual ou folheto com informativo de diversos pontos turísticos.
    Guia de Turismo
    Lei n.º 8.623/93, de 28 de Janeiro de 1993
    A Lei valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Dentre os artigos, o documento ressalta que o profissional deve ser devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo e exercer as atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações em excursões nacionais e internacionais. Além disso, garante a entrada gratuita do profissional em estabelecimentos de patrimônio nacional com a utilização do crachá de Guia de Turismo.
    Decreto n.º 946/93, de 01 de Outubro de 1993
    O Decreto regulamenta a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, e ressalta outros pontos. Um deles é a responsabilidade do guia de agendar previamente a visita com os organizadores dos locais escolhidos para as excursões. Além disso, classifica o profissional como Guia Regional, de Excursão Nacional e Internacional, e Especializado em Atrativo Turístico. O decreto descreve as características que o interessado deve possuir para ser um Guia de Turismo, e destaca o que é considerado infração disciplinar.
    JOÃO AZEVEDO 9991-7570
    CADASTUR
    10.009803.96-6
    GUIA DE TURISMO REGIONAL MARANHÃO / NACIONAL / AMERICA DO SUL

  • JOÃO AZEVEDO

    Zeca o nome correto é Guia de Turismo