Conhecendo a minha Cidade

3994A_Prefeitura_de_São_A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, deu início na última semana ao programa “Conhecendo a minha Cidade”. Ação da Coordenação de Qualidade da Setur, o programa é uma forma de integrar as equipes e sensibilizar cada um dos colaboradores sobre a importância das riquezas arquitetônicas e históricas que permeiam o Centro de São Luís.

Após uma análise interna, foi percebida a necessidade de apresentar aos colaboradores da Setur as potencialidades turísticas de São Luís. Em um grupo composto por pessoas de formações diferenciadas, o programa “Conhecendo a minha Cidade”, faz o dever de casa ao sensibilizar sobre as potencialidades de São Luís.

Acompanhados por um guia turístico, os servidores partiram da Rua da Palma, sede da Setur, em direção as Praça Benedito Leite e Pedro II. Sempre com explanações sobre a história dos personagens que dão nome às Praças, ruas e monumentos. Em seguida, o grupo foi em direção à Beira-Mar, Rua do Trapiche, Rua da Estrela, Casa das Tulhas, Praça Nauro Machado e Escadaria Humberto de Campos.

“Trabalhar com turismo, é, antes de tudo, conhecer as particularidades do produto que está sendo apresentado, no nosso caso, a cidade de São Luís. Este city tour com os colaboradores, além de integrar ainda mais o grupo, serve para sensibilizar e instruir sobre preservação e história do local. Uma das diretrizes do prefeito Edivaldo Holanda, é a valorização dos servidores. Desta forma, o programa ‘Conhecendo a minha Cidade’ é a primeira etapa de várias ações de integração que iremos fazer no decorrer deste ano”, afirmou o secretário de Turismo, Lula Fylho.

Ainda serão realizados mais dois city tours, abrangendo todos os colaboradores da secretaria. Ao todo, o programa terá cinco etapas, que serão cumpridas gradativamente.

2 comentários para "Conhecendo a minha Cidade"

  • Regina

    Muito bom o começo do Lula na secretaria de turismo do município.

  • JOÃO AZEVEDO

    Caro Zeca sobre o programa acima venho lhe informar o que segue:
    Guia Turístico: manual ou folheto com informativo de diversos pontos turísticos.
    Guia de Turismo
    Lei n.º 8.623/93, de 28 de Janeiro de 1993
    A Lei valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Dentre os artigos, o documento ressalta que o profissional deve ser devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo e exercer as atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações em excursões nacionais e internacionais. Além disso, garante a entrada gratuita do profissional em estabelecimentos de patrimônio nacional com a utilização do crachá de Guia de Turismo.
    Decreto n.º 946/93, de 01 de Outubro de 1993
    O Decreto regulamenta a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, e ressalta outros pontos. Um deles é a responsabilidade do guia de agendar previamente a visita com os organizadores dos locais escolhidos para as excursões. Além disso, classifica o profissional como Guia Regional, de Excursão Nacional e Internacional, e Especializado em Atrativo Turístico. O decreto descreve as características que o interessado deve possuir para ser um Guia de Turismo, e destaca o que é considerado infração disciplinar.
    JOÃO AZEVEDO 9991-7570
    CADASTUR
    10.009803.96-6
    GUIA DE TURISMO REGIONAL MARANHÃO / NACIONAL / AMERICA DO SUL