Capacitação na Sema

Na próxima semana, segunda (14) e terça-feira (15), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) promoverá o mini-curso “Noções Gerais de Meio Ambiente e Legislação Ambiental”. A capacitação tem como público-alvo o 1° Subgrupamento Independente de Bombeiros Ambientais – SGIBA.

As aulas serão ministradas a partir das 8h da manhã, no auditório da Sema, órgão localizado à Rua dos Flamingos, Quadra 09, Lote 38 (Fundos), no bairro Ipem Calhau, em São Luís.

O mini-vurso será composto por módulos que abordarão conceitos relacionados à ecologia e meio ambiente, às unidades de conservação, à legislação ambiental básica e aos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Sema em parceria com o Corpo de Bombeiros. Entre eles, os relacionados à criação de novas unidades, ao reconhecimento de nascentes dos rios, além da logística proporcionada pelo Corpo de Bombeiros nas ações de fiscalização e capacitação de brigadistas.

O objetivo da capacitação é contribuir para que os bombeiros do subgrupamento ambiental tenham cada vez mais informações sobre o meio ambiente e a legislação especializada, pois são crescentes as demandas relativas às ações de reconhecimento de áreas prioritárias para conservação e fiscalização.

Segundo a palestrante do mini-curso, a supervisora de Estudos e Projetos Aplicados à Conservação (SEPAC/Sema), Naiara Valle, o conhecimento e a parceria entre as instituições são fundamentais para a preservação do meio ambiente. “É importante para o meio ambiente que diferentes instituições se unam com o objetivo comum de proteger a nossa biodiversidade. Para isso, não há ferramenta melhor do que o conhecimento. Portanto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão coloca-se a disposição no intuito de oferecer todo e qualquer tipo de capacitação necessária aos nossos parceiros na defesa do meio ambiente”, ressaltou.

Seja o primeiro à comentar em "Capacitação na Sema"