Urbanização do Espigão

espigao1

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, obra de engenharia executada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal existente na área, tornou-se um ponto turístico em São Luís, atraindo dezenas de pessoas todos os dias. Para garantir mais beleza e conforto ao visitante, o Governo do Estado decidiu incluir no projeto inicial, uma segunda etapa contemplando a urbanização da área.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, a licitação para a obra já foi concluída, a empresa vencedora está contratada e a Sinfra já possui o licenciamento ambiental, bem como a liberação da Marinha para o início dos serviços. “Já temos o documento. A expectativa é que em um mês a ordem de serviço para o início das obras seja assinada e em um ano a urbanização, não só do Espigão, mas de toda a orla da Ponta d’Areia, esteja totalmente concluída”, enfatizou.

A primeira etapa da obra, que inclui a complementação de pedra do Espigão e vai tornar a chegada das embarcações no local mais segura, deverá ser concluída em seis meses. Já a fase da urbanização total deve durar um ano.

O projeto inclui a construção de um deck de madeira, que utilizará madeira reaproveitada e palmeiras imperiais como item de ornamentação, proteção das laterais, bancos ao longo do Espigão, quiosques paravenda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.

“O Espigão vai se tornar uma área de passeio público, um espaço de contemplação tanto para os moradores de São Luís, quanto para os turistas, com quiosques de conveniência e bancos. A orla vai ter um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas como ciclismo, corrida e caminhada”, destacou Max Barros.

espigao2
O Espigão

A estrutura do Espigão tem 572 metros de extensão e mais 128 metros perpendicular à área onde hoje é o Espigão, formando um ângulo de 90º, é nesse encontro que será construída a Marina da Ponta d’Areia. A obra tem largura variável, indo de 7 m, no ponto mais próximo da terra, até 13 m, no ponto mais profundo da orla. Já a altura, varia de quatro a 14 m.

5 comentários para "Urbanização do Espigão"

  • joao carlos

    Mais um dinheiro jogado fora, Roseana Sarney fizer igual na Lagoa da JAnse metada do dinheiro da obra vai para o bolso dela, o Ministerio Publico nao vai pode fazer nada, e as obras que era para fica LINDA MARAVILHOSA vai ficar apenas razoavel.

  • JORGE

    essa é uma das grandes obras do melhor governo da sua patroa, lamentável.

    • Zeca Soares

      Não trabalho no governo do Estado.

  • Natalino

    Enquanto fala-se desse espigão a Lagoa da Jansen está entregue às traças. Com relação à materia que diz que dezenas de pessoas visitam o tal espigão diariamente, é só verificar na foto o quanto de pessoas ali estão.

  • Alex

    Quero saber o porque do aumento abusivo do litro de gasolina, alccol e diesel!!!