Carnaval em São Luís

carnaval

A Prefeitura de São Luís, por meio dos órgãos municipais, garantirá diversos serviços durante o Carnaval. O trabalho vai abranger as áreas de trânsito e transporte, saúde, iluminação, segurança, limpeza, assistência social, entre outros. Na tarde desta terça-feira (08), em reunião realizada na sede da Fundação Municipal de Cultura (Func), parceiros institucionais elencaram demandas e alinharam estratégias para a organização dos bailes, dos concursos na Passarela do Samba e para o apoio a eventos comunitários.

Esse ano, a Prefeitura investirá 2 milhões de reais, garantindo o realização do Projeto do Carnaval, inclusive a montagem de toda estrutura da Passarela da Samba e apoio a eventos em bairros da capital. “Seguiremos o mesmo modelo do ano anterior, dentro das condições e capacidade de investimento da Prefeitura. Herdamos uma dívida exorbitante e a ordem é organizar a casa, priorizando os serviços essenciais, mas também garantindo a alegria da população”, explicou o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

Participaram do encontro, representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Turismo (Setur), Saúde (Semus), Comunicação (Secom), Segurança Alimentar (Semsa), Meio Ambiente (Semmam), Paisagem Urbana (Impur), além de Blitz Urbana, Juizado de Menores, Policia Militar, Delegacia de Costumes, Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Delegacia de Costumes.

Durante a festa de Momo, a iluminação pública receberá reforços. Todo o entorno da Passarela do Samba, incluindo a área de concentração que se estende até a rotatória do Bacanga, e também em alguns bairros onde acontecerão os eventos comunitários, serão analisados pela Semosp e pela Cemar para a instalação de refletores e o desligamento e alteração dos fios aéreos de alta tensão para os desfiles das Escolas de Samba.

Para assegurar o conforto do folião, agentes de fiscalização da Blitz Urbanas estarão disciplinando o comércio informal, Guardas Municipais e a Polícia Militar garantirão a segurança dos locais, além da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) que, a partir do planejamento dos seus equipamentos móveis de urgência, fará assistência à população com profissionais que estarão de plantão durante todos os dias de folia.

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) terá como prioridade a conscientização e orientação dos foliões para a alimentação saudável, ingestão de bastante água durante as festas e a moderação na ingestão de bebidas alcoólicas. “Vamos focar no consumo de alimentos adequados neste período e na importância da hidratação do corpo”, frisou a titular da pasta, a secretária Fátima Ribeiro. O trabalho terá reforço de unidades móveis de atendimento que contarão com equipe multidisciplinar para atendimento preventivo em saúde. Haverá distribuição de folders com orientações sobre alimentação adequada nos principais pontos de folia e placas educativas referentes a conscientização e cuidados nesse período.

Já a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval, será disciplinada pelo Juizado da Infância e Juventude que regulará a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes carnavalescos e suas participações nos desfiles de Carnaval. A participação de crianças em bailes, blocos e desfiles nas faixas etárias entre 6 e 12 anos incompletos somente será permitida até as 24h e dependerá de Alvará Judicial que deverá ser fornecido pela Vara às agremiações participantes que a requererem.

“A soma de esforços, para o devido planejamento, auxiliará na realização do Projeto. Por isso, foi essencial o diálogo entre os diversos atores envolvidos na organização da temporada carnavalesca para ajustar detalhes e alinhar as atividades de cada setor, para que tudo aconteça da melhor forma possível, visando sempre o bem-estar e a diversão da população”, finalizou Francisco Gonçalves.

Calendário da Folia – A Prefeitura de São Luís abre oficialmente a temporada carnavalesca na cidade com a realização dos tradicionais Bailes: da Corte, dos Artistas e do Êre. Já a programação oficial do Carnaval na Passarela do Samba terá início no dia 0 de fevereiro, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior ao Rei Momo, e só será encerrada no dia 12 com os desfiles dos Blocos Afros e shows artísticos.

Seja o primeiro à comentar em "Carnaval em São Luís"