São Luís terá Unidade de Segurança Comunitária

A Unidade de Segurança Comunitária (USC), em fase final de instalação na Divinéia e que vai atender também aos bairros da Vila Luizão e Sol e Mar, é resultado de um trabalho realizado em parceria pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e moradores dessas comunidades. A entrega da primeira de oito Unidades a serem construídas na Região Metropolitana de São Luís, está marcada para acontecer já no início de 2013.

“Esse projeto lança uma nova filosofia de trabalho na área de Segurança Pública, objetivando uma interação entre as polícias e a comunidade. Além do combate ostensivo à criminalidade, a ação será também de caráter preventivo, desempenhando, além das ações de polícia, um trabalho de cooptação de jovens suscetíveis a serem arregimentados pelo tráfico de drogas, mediante uma ação positiva, oferecendo a eles cursos profissionalizantes, dando a eles a oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

As instalações físicas da primeira USC da capital maranhense, que atenderá uma população de aproximadamente 120 mil moradores, estão sendo construídas na Rua Peru, no bairro da Divinéia, com investimentos no valor de R$ 1.248.070,16.  A área total do terreno é de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída. A escolha dos bairros Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar para instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe da SSP e foi motivada pelos índices de criminalidade registrados nesses locais, onde é registrado aumento do número de homicídios dolosos desde 2011.

Com a implantação da USC, a área de abrangência dos três bairros terá policiamento reforçado 24 horas. O efetivo, que hoje é de 16 policiais militares, passará para 92 PMs; o número de viaturas subirá de 2 para 12 veículos, sendo 5 modernos carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos;  além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da região. Também será intensificada a presença de policiais civis nas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu.

3 comentários para "São Luís terá Unidade de Segurança Comunitária"

  • Elias

    Tem alguma previsão de uma unidade dessas na região Itaqui Bacanga?

    • Zeca Soares

      Vou buscar essa informação com a Secretaria de Segurança.

  • Robert

    merece destaque o projeto comandado pelo secretário Aluísio Mendes.