Reprovação em exame do Detran é de 60%

O Estado

O índice de reprovação no exame prático de direção veicular para a categoria B (automóveis) é, em média, de 60% em São Luís, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Em um universo de 100 candidatos, 60 não conseguem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não sinalizar quando mudar de faixa ou realizar qualquer outra atividade no trânsito é uma das principais causas de reprovação de candidatos.

Hoje, a prova prática de direção é temida por uma parcela significativa de candidatos a motorista, principalmente aqueles que fazem o exame pela primeira vez. De acordo com o artigo 22 da Resolução n°50 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), durante o teste, o aluno não pode cometer infrações que somadas ultrapassem três pontos negativos. No entanto, por causa do nervosismo ou despreparo, muitos ultrapassam o limite de pontos e são reprovados.

Erros – Na avaliação da coordenadora do setor de Habilitação do Detran, Nazaré Nunes, o índice de reprovação nos exames práticos de direção é grande na capital maranhense. Somente no mês passado, 2.461 candidatos realizaram a prova prática de direção veicular e 1.536 foram reprovados.

Entre os erros mais cometidos pelos candidatos durante o exame de tráfego está a falta de sinalização. “A sinalização é essencial para os candidatos que estão no processo de habilitação. Tudo o que o candidato fizer no trânsito ele deve sinalizar”, frisou Nazaré Nunes.

Além disso, erros na baliza (estacionar o veículo entre dois outros) e não dar preferência para as pessoas quando estão na faixa de pedestre prontas para atravessar a via são outros fatores que frequentemente reprovam candidatos durante as provas práticas.

Uma resposta para "Reprovação em exame do Detran é de 60%"

  • Léa

    Isto é muito importante, pois se o Detran for ainda mais criterioso na realização desse exame, dessa forma não teremos nas ruas os péssimos motoristas que tiram a carteira mas nunca aprendem a dirigir respeitando o outro.