Segurança reforçada

O governo do Estado entregou, nesta terça-feira (2), 200 novas viaturas e 150 motos que vão reforçar o serviço de Segurança Pública na capital e interior do Maranhão, já durante as eleições municipais deste domingo (7). A entrega foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, em solenidade realizada no Comando Geral da Policia Militar, em São Luís.

Presentes o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Meneses; comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CMMMA), coronel Marcos Paiva; e o deputado federal Lourival Mendes, entre outras autoridades. Também foram entregues para o Corpo de Bombeiros 4 viaturas ABT (auto-bombas tanque), com capacidade para 5 mil litros d’água cada, e uma moderna viatura alto-escada mecânica.

O secretário Aluisio Mendes confirmou, para os próximos dias, o lançamento de edital para o maior concurso público dos últimos 20 anos da história da segurança pública do estado. São aproximadamente 2.500 novas vagas para as Policias Civil, Militar e para o Corpo de Bombeiros. “Com essas importantes ações, o Governo do Estado mostra sua preocupação em aprimorar os serviços de segurança no Maranhão”, observou.

Entre os gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), participaram da solenidade, os secretários-adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa, e o de Desenvolvimento e Articulação Institucional, o coronel Antônio Roberto dos Santos; e o secretário-executivo de Defesa Civil, coronel Carlos Roberio.

Os investimentos do governo do Estado na aquisição dos veículos são da ordem de R$ 23 milhões. Das 200 viaturas, 120 serão destinadas à Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior e as unidades de Segurança Comunitária (USC). Já a Polícia Civil receberá 70 veículos para as superintendências e para serem empregados nos trabalhos de investigação da Polícia Judiciária. O Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Corpo de Bombeiros receberão, cada um, 4 viaturas.


Nesta etapa, mais 132 municípios estão sendo contemplados com a melhoria dos serviços. Novas viaturas serão entregues em novembro, segundo informou Aluisio Mendes, o que vai permitir contemplar todos os 217 municípios.

São 200 viaturas das mais modernas que existem hoje em atuação no Brasil. Estamos disponibilizando ainda ao Corpo de Bombeiros, como parte do reforço garantido pela SSP. “A partir de hoje o Corpo de Bombeiros pode contar também com novas viaturas administrativas e operacionais”, destacou o secretário Aluisio Mendes.

Ele lembrou que nos últimos dois meses foram entregues ao efetivo das Policias Civil e Militar, 3.200 novos coletes a prova de balas, 4 mil pistolas ponto 40. “Além dessas ações, vale destacar que a população da Região Metropolitana conta, hoje, com um dos sistemas mais modernos de videomonitoramento do mundo, tudo em prol da segurança pública”, completou.

O comandante da Policia Militar, Franklin Pacheco, destacou que os veículos propiciarão à população o que há de melhor. A delegada Maria Cristina Meneses destacou que esta é uma frota moderna, equipada com GPS, com aparelhos eletrônicos que permitem melhor mobilidade e investigação da Polícia Civil.

3 comentários para "Segurança reforçada"

  • Marcelo

    Caro Zeca,

    Como policial fico satisfeito com a melhor condição de trabalho que o Governo do Estado está procurando dar com a aquisição de novas viaturas e armamentos, mas é urgente a necessidade de realização de concurso público para aumentar o nosso contigente, pois considero imporssível fazer mais que que fazemos com tão poucos policiais.

    Quero aproveitar a ocasião para parabenizá-lo pelo rabalho imparcial que você realiza. Eu sempre acompanhava outros blogs e desde a greve dos policiais venho lendo o seu e vejo que você é uma pessoa séria e comprometida com a verdade, por isso me tornei seu leitor assíduo.

    Fica a minha sugestão quanto ao concurso público e parabéns pelo belo trabalho.

    Soldado Marcelo.

  • Francisco

    O próximo passo terá que ser a realização de concurso público que já foi anunciado pela governadora, mas falta confirmar quando será feito e quantas vagas disponibilizadas. Com a realização do concurso público e a estrutura que vem sendo fortalecida as coisas tendem a melhorar mais na segurança pública no Maranhão.

  • joao

    NOVA FROTA, VELHAS PRÁTICAS

    NÃO A REPRESSÃO POLICIAL