Mau uso dos espaços de lazer

Parque do Bom Menino e Lagoa da Jansen, em São Luís. Parque das Mangabeiras, em BH

Há duas semanas estive em Belo Horizonte. Toda vez que saio de São Luís fico impressionado com coisas simples que você vê em grandes, médias e até pequenas cidades, mas que aqui em São Luís nunca são observadas.

Em BH, visitei a Lagoa da Pampulha e o Parque das Mangabeiras. O parque, um lugar bem conservado serve local para a prática de esporte e lazer, além de ser um lugar para estudantes desenvolverem atividades da escola.

Também vi na TV, os dois principais candidatos a prefeito de BH defendendo a importância para a manutenção e crição de novos espaços para essas atividades.

Fiquei pensando no seguinte. Aqui em São Luís temos dois lugares fantásticos que além de mal tratados são mau utilizados. Refiro-me ao Parque do Bom Menino e Lagoa da Jansen.

São lugares lindos. A diferença é que em BH as coisas funcionam, aqui…

Fico imaginando projetos desenvolvidos pelas secretarias de Esporte e Lazer, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança Pública, ONGs, escolas públicas e particulares, enfim parcerias envolvendo Estado e Município. Não é necessário muita coisa não, basta boa vontade e visão.

Estamos encerrando a campanha do 1º turno e para a minha perplexidade nenhum dos oito candidatos lembrou de abordar este assunto. Nenhum candidato apresentou proposta para melhor utilização desses espaço, muito menos criação de novos espaços para a prática de esporte e lazer em São Luís.

Isso ao memu modo de ver é qualidade de vida. E ao não observar a importância que têm esses espaços às cidades demonstram não ter qualquer preocupação com a sua qualidade de vida e muito menos das pessoas.

Fica a dica aos atuais e futuros gestores da nossa cidade.

7 comentários para "Mau uso dos espaços de lazer"

  • Flávio Henrique

    muito bem abordado Zeca,São Luís é uma cidade bela e tem que explorar esse pontecial,uma pedida que gostaria que vc aborda-se era em relação a um transporte de barcas entre São Francisco x Centro assim como ocorre aqui no RJ no transporte entre PRACA XV X NITERÓI que apesar de ser um transporte totalmente utilizado pela maioria das pessoas para ir ao trabalho mais que te oferecer uma paisagem bela do Rio de Janeiro!e acho que em São Luis ajudaria muito no transporte público!!

  • LIMA

    ZECA, PRIMEIRO O POVO MARANHENSE TEM QUE SE EDUCAR. EU NUNCA VI UM POVO TÃO MAL EDUCADOR QUENTO O NOSSO. JÁ PERCEBEU QUE QUALQUER OBRA EM BENEFICIO DA POPULAÇÃO LEVAM-SE POUCOS DIAS PARA SEREM DEPREDADAS??? ISSO É UMA VERGONHA!

    • Flávio Henrique

      sr.Lima isso não é previlegio exclusivo do MA infelizmente em vários locais do Brasil se VER essa falta de reespeito com o bem público!!falta educação e principalmente LEIS DURAS para aqueles que depredam o patrimônio público!!

  • Raquel

    PARABÉNS ZECA, REALMENTE O PARQUE DO BOM MENINO E A LAGOA DA JANSEN PODERIAM MESMO SER DOIS LOCAIS PARA A PRÁTICA DA CAMINHADA COM SEGURANÇA E ACOMPANHAMENTO DE MÉDICOS E DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO F´SICA, ALÉM DE LOCAL DE VISITAÇÃO PARA ALUNOS DE ESCOLAS.

  • Lúcia

    Realmente nenhum candidato aqui aborda esse tipo de questão porque preferem fazer promessas que não podem cumprir e não enxergam bem na frente do nariz as coisas que podem parecer pequenas mas que somadas refletem aquilo que a população precisa eu tenho comentado muito isso com o meu marido e vejo que você agora aborda tão bem no seu blog. Parabéns Zeca Soares pelo blog que é muito bom.

    • Zeca Soares

      Muito obrigado pela confiança Lúcia. Espero que continue participando sempre.

  • arlindo azevedo

    Zeca, parabens pelo comentario, eu já viajei bastante inclusive fora do BRASIL e vejo areas de lazer muito bem cuidadas pelo poder publico e principalmente pelos usuarios, precisamos rever essa situação, pois aqui em SÃO LUIS nem as praias são cuidadas.
    Não vi nenhuma proposta de candidatos a Prefeitura a respeito de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.
    Temos que pensar tambem nos dias em que a população tem para descansar e ficar com a familia, praticar seu lazer com qualidade, segurança e conforto.