Nas mãos de agiotas…

Deputado César Pires (DEM) faz pronunciamento na Assembleia Legislativa (Foto: Racciele Olivas)

Pelo menos 123 prefeituras (56 por cento) dos 217 municípios do Maranhão podem estar sendo comandadas por agiotas no Maranhão. O alerta foi feito pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, César Pires (DEM), durante pronunciamento na sessão desta terça-feira. Segundo Pires, os dados foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública que investiga a morte do jornalista Décio Sá e a prática de agiotagem no Maranhão.

“Fiquei assustado quando o sistema de segurança me comunicou que 87 prefeituras estão envolvidas diretamente com o sistema da agiotagem, isso só com os agiotas envolvido na morte do Decio Sá, mas que o sistema de segurança tem conhecimento de outros tantos agiotas que não estão envolvidos nesse caso específico da morte do Décio. Mas que estão envolvidos em outras prefeituras, podendo chegar salvo melhor juízo a 123 prefeituras envolvidas com essa situação e o que é pior ainda”, afirmou.

O deputado revelou também a participação de gerentes e funcionários do Banco do Brasil no esquema dos agiotas. “O sistema bancário a nível do Banco do Brasil por meio de seus gerentes e por meio de algumas pessoas envolvidas ali dentro, sabiam e compartilhavam desse sistema. Disse-me alguém que posso revelar no futuro, que foi encontrado prefeitos que pediram 300 mil reais, segundo ele, tinha pago seis milhões e ainda deviam seis milhões duzentos e cinquenta mil e que pelo menos 30 prefeitos desses 87 apresentaram a possibilidade da delação premiada de poder ir depor. Dois dias depois eu vi aquela questão do Banga ex-vice prefeito em relação aquilo”, disse César Pires.

Deputado Bira do Pindaré (PT) defendeu a criação de uma CPI na Assembleia Legislativa

Em aparte, o deputado Bira do Pindaré (PT) defendeu a criação de uma CPI para investigar a relação de gestores públicos com agiotas. “A gravidade de uma situação como essa; que inclusive já foi objeto de uma proposição nossa de uma criação de uma CPI para investigar, não apenas o assassinato do jornalista Décio Sá, mas tudo que há no seu entorno. Penso que uma CPI poderia dar uma enorme contribuição na investigação de gestores públicos que desviam verbas públicas, que se associam a agiotas, sobretudo, agora em campanha eleitoral. Quantos agiotas não estão emprestando dinheiro agora para candidatos a prefeitos no interior do Maranhão? Eu não sei. Talvez até alguns estejam intimidados, receosos, mas nós sabemos que é por aí que passa esse esquema de financiamento que associa interesses privados de alguns, que se beneficiam com a verba pública que geralmente é paga depois da eleição, com o dinheiro inclusive da merenda escolar como V. Exa já falou. Eu acho que nós poderíamos solicitar à Secretaria de Segurança Pública a divulgação dessas prefeituras, porque, afinal de contas, é uma informação importante ao povo do Maranhão que nesse momento tem que escolher gestores, quem são os prefeitos que estão sendo investigados pela prática de agiotagem no estado do Maranhão”, destacou.

7 comentários para "Nas mãos de agiotas…"

  • Flávio

    Mas o que nós queremos saber mesmo Zeca Soares é quando a prefeitura vai divulgar os nomes desses 123 prefeitos e orefeituras o momento pede essa divulgação para que todo mundo possa se livrar desses políticos envolvidos e que entregam o cofre das cidades para os agiotas que tomam conta do Maranhão.

  • Manoel

    Poderia o deputado também ter divulgado os prefeitos né???????????????????????????????????????? Se ele sabe tem que falar……….

    • Zeca Soares

      Manoel é exatamente isso que todos nós estamos querendo saber, mas acho que o César Pires não deve ter os nomes não e também deve esperar a polícia divulgar, pelo menos é o que eu acredito.

  • Agenor Almeida Filho

    Acho fundamental a divulgação da relação dos Prefeitos que se utilizam desse expediente não-convencional. Ainda mais, por considerar q estamos em um ano eleitoral. É uma excelente oportunidade para começar a banir da vida pública esses políticos inexcrupulosos.

  • Antônio Luís

    Porque então os deputados não fazem a CPI para apurar o envolvimento de políticos com agiotagem° Porque será? Quem vai ter coragem lá? Aposto tem gente lá é morrendo de medo,

  • Nélio

    E OS NOMES QUANDO É QUE A SECRETARIA DE SEGURANÇA VAI FALAR?

  • rafaelly

    quero saber quais são as prefeituras envovidas nesse escandalo!
    Mirinzal está envolvido?