Operação apreende madeira ilegal em Mirador

Equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) apreenderam 307 metros cúbicos de madeira ilegal e realizou 32 autuações durante a operação “Macaco da Noite”, desencadeada na região do Parque Estadual de Mirador.

A operação foi realizada em Presidente Dutra, Colinas, Mirador, São Félix de Balsas, Paraibano, Buriti Bravo, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Jatobá, Lagoa do Mato e Loreto.

Na ação, os fiscais apreenderam 307 m³ de madeira em tora e serrada, principalmente nos municípios de Mirador, Paraibano, Buriti Bravo e Presidente Dutra. Essa apreensão resultou no lançamento de 22 autos de infração com aplicação de multas no valor total de R$ 153.369,14. Também foram lançados dez autos de notificação e nove termos de embargos.

Foram apreenderam armas, três caminhões (um em Presidente Dutra e dois em Colinas), duas motosserras, apetrechos para caça (sete tatuzeiras e um badogue), quatro estilingues, além de dois canários da terra e um papagaio.

Além das duas instituições, também participaram da operação o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, além da Coopermira, entidade que auxilia a Secretaria de Meio Ambiente na gestão do Parque.

Leia mais

Uma resposta para "Operação apreende madeira ilegal em Mirador"

  • Domingos Silva

    O PROBLEMA É QUE ESSAS OPERAÇÕES NA REGIÃO SÓ ACONTECEM UMA VEZ OU OUTRA. SE A SEMA E O IBAMA FIZEREM ISSO CONSTANTEMENTE VÃO PRENDER MUITA GENTE QUE ANDA DESMATANDO NESTA REGIÃO DO MARANHÃO. ESSAS OPERAÇÕES PRECISAM SER FEITAS COM MAIS FREQUÊNCIA.