Rádio Mirante AM entra em fase de modernização

A rádio Mirante AM acaba de ganhar um novo transmissor. O equipamento, que chegou a São Luís na sexta-feira, 3, está em fase de instalação e testes e deve entrar em operação até o dia 15 de março, quando estreia a nova programação e identidade da emissora, com o uso de novas vinhetas. A rádio está sendo completamente modernizada. Os investimentos feitos visam consolidar seu trabalho jornalístico, além de melhorar a qualidade do sinal para os ouvintes.

O atual transmissor da rádio é do tipo valvulado. O novo equipamento é totalmente transistorizado, que usa sistema de telemetria, possibilitando ao técnico responsável operar e acompanhar a distância pela internet e realizar os procedimentos do transmissor em tempo real. “Isso vai facilitar o trabalho, não teremos problemas como queda de sinal, e se ocorrer o problema será resolvido imediatamente”, garantiu Rômulo Barbosa, diretor-geral de Mídias Eletrônicas do Sistema Mirante.

O transmissor permite ainda, no caso de troca de potência, que a rádio não saia do ar, sem que o ouvinte perceba a mudança ou outras situações técnicas que possam se fazer necessárias. Outro ganho é a qualidade do som, que será muito melhor, acabando com os ruídos no sinal. “Embora para aumentar o alcance da emissora seja necessário aumentar a potência, que atualmente é de 10 kw, o novo transmissor permite que cheguemos a um número maior de lares”, afirmou Rômulo Barbosa.

Modernização – A rádio está em fase de modernização. O estúdio foi reformado e ganhou nova mesa de som, no-break, além de outras melhorias físicas. “O parque de transmissão da Mirante AM está sendo completamente reformado e diversos serviços estão sendo feitos para melhorar a qualidade da transmissão e programação da emissora. Em termos de tecnologia, é como se estivéssemos lançando uma rádio completamente nova”, informou o diretor-geral de Mídias Eletrônicas do Sistema Mirante.

O novo transmissor entra em operação até a primeira quinzena de março. Por enquanto, o equipamento está sendo instalado para que, em seguida, se iniciem os testes de transmissão. Além do novo aparelhamento, a rádio irá estrear nova programação e vinhetas. “Estamos fazendo um estudo para tornar a programação ainda mais interessante para o nosso ouvinte. Vamos focar ainda mais no conteúdo jornalístico, que já é o forte da emissora, além de fortalecermos sua ligação com as plataformas de internet, como o portal Imirante.com”, garantiu Rômulo Barbosa.

A nova programação da rádio dará ênfase ao jornalismo comunitário, com informações permanentes sobre o tráfego de São Luís, com o uso de unidades móveis da emissora. Os programas musicais da emissora, todos líderes de audiência no seu horário, também ganharão nova estética. “Na verdade, estamos reformulando o conceito da rádio para que ele fique mais dinâmico e moderno”, comentou Rômulo Barbosa.

O Estado

3 comentários para "Rádio Mirante AM entra em fase de modernização"

  • Rosa

    Parabéns Zeca pelo trabalho de vocês que fazem desta rádio a mais ouvida e mais querida do Maranhão. Vocês realmente dão show. Beijão.

  • Gojoba

    COMENTÁRIO MODERADO.

  • Tímon.

    ZEca, com calma e em parte.
    Trata-se de um passo grande para a verdadeira modernização da Rádio que só virá quando o sistema digital for definido para as AM’S, provavelmente utilizando parte da Banda de FM, portanto em MHz. O abandono das válvulas parece ser um grande avanço, embora sitemas válvulados ainda irão conviver conosco, como no caso dos Radares e suas válvulas Magnetrons e Kaxon-Reflex, pois delas adquire-se mais potência. De qualquer forma já é um avanço considerável, sobretudo porque o operador poderá manter-se à distância em certos trabalhos. Com efeito, Telemetria (Transmissão de dados à distância, criado e utilizado nos sistemas embarcados aeroespeciais e adotado, inclusive, na fórmula Um, é a palavra da vez. Boa sorte e bom trabalho.