Sedel abre JEMs com solenidade no Castelinho

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realiza, nesta sexta-feira, a cerimônia de abertura da 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infanto (de 15 a 17 anos). O evento começa às 18h, no Ginásio Castelinho (Centro Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz, em São Luís).

A abertura vai contar com a participação de diversas autoridades, entre as quais o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, além de lideranças políticas e comunitárias, estudantes/atletas e representantes de federações esportivas do Maranhão. Para o secretário, os esforços e trabalho da Sedel em realizar uma competição de sucesso serão recompensados com o empenho de todos nas disputas em quadras, campos, piscinas e pistas e a participação das torcidas.

“A equipe organizadora dos JEMs se dedicou muito para que estes jogos sejam um verdadeiro sucesso. Tenho certeza de que atletas, professores, árbitros e torcedores irão se empenhar ao máximo para que a 39ª edição dos jogos transcorra de acordo com o espírito olímpico e que esta competição seja um sucesso”, declarou Haickel.

A cerimônia contará com o desfile das delegações participantes da Etapa Estadual dos JEMs. Todos os atletas estarão uniformizados representando suas respectivas escolas e municípios. Além do desfile, a pira olímpica será acesa marcando o início da fase final da maior competição esportiva estudantil do Maranhão.

Na edição deste ano dos JEMs, cerca de 30 mil estudantes participaram deste a primeira ETA, ocorrida entre os meses de maio e junho. Este ano, a maior competição esportiva estudantil do Maranhão teve mudanças na forma de disputa, o que contribuiu para uma ampla participação de municípios e escolas em todas as modalidades.

“Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela Sedel para a realização dos Jogos Escolares deste ano. Temos certeza de que a competição está sendo um sucesso e esperamos, com a Etapa Estadual da categoria infanto, acirrar as disputas entre escolas e atletas de forma sadia”, analisou o secretário-adjunto de Desporto Educacional e coordenador dos JEMs, Alim Maluf Neto.

Etapa Estadual

A última fase dos JEMs, chamada de Etapa Estadual, começará a partir deste sábado (1º) com o início das disputas das modalidades coletivas, que serão encerradas somente no dia 6 de outubro. Entre os dias 8 e 11, será a vez da competição dos esportes individuais.

As equipes e atletas campeões de todas as modalidades se classificarão para a disputa das Olimpíadas Escolares, categoria infanto (de 15 a 17 anos), que, este ano, será realizada na cidade de Curitiba (PR).

Para a competição nacional, a delegação maranhense será mais vez patrocinada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), como aconteceu nas Olimpíadas Escolares, categoria infantil (de 12 a 14 anos), realizada em setembro, na cidade de João Pessoa (PB).

Locais de competição

Em congresso técnico realizado, na quinta-feira (29), com os representantes das escolas participantes desta Etapa Estadual dos JEMs, a Sedel divulgou os locais de competição dos esportes coletivos. Ao todo, serão utilizadas nove praças esportivas até o dia 6 de outubro.

As disputas do basquete ocorrerão no Ginásio do Uniceuma I, no Renascença. A competição de beach-soccer será realizada na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. Já o futebol terá dois locais de competição: Estádio Roseana Sarney, na Cidade Operária, e o Campo do Cefap, no São Cristóvão.

As partidas do futsal ocorrerão no Ginásio do Castelinho, enquanto que os ginásios do Colégio Batista e do Upaon-Açu abrigarão as disputas do handebol. E, por fim, os jogos de voleibol serão realizados nos ginásios do Colégio Farina e da Polícia Militar.

Paulo de Tarso Jr./Sedel (Foto: Racciele Olivas)

3 comentários para "Sedel abre JEMs com solenidade no Castelinho"

  • hailton cruz

    jems agora virou molecagem ?tem quantas vezes por ano?

    RESPOSTA: DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE ESCOLAS QUE PARTICIPAM, ATUALMENTE É REALIZADO EM DUAS ETAPAS.

  • hailton cruz

    ZECA ,me tira uma duvida que martela a minha cabeça,vc sabe qual a medida oficial do campo de jogo do castelão e a medida do campo de jogo do estadio nhozinho santos? se souber poste ai!

  • Joaquim Aguiar

    GRANDE EVENTO PARA A JUVENTUDE , PARA OS ESTUDANTES . ORGANIZAR AS COMPETIÇÕES , FAZER A ABERTURA COM SOLENIDADES É O MINIMO QUE A SECRETARIA DEVE FAZER . TEMOS LIDO E OUVIDO AGORA COM FREQUENCIA SOBRE AS REFORMAS E ADEQUAÇÕES DO ESTADIO CASTELÃO . E O CASTELIHO ? EM QUE CONDIÇÕES SE ENCONTRA ? NÃO ESTARIA TAMBÉM NECESSITANDO DE REFORMAS E MELHORIAS ? NA VERDADE ESTA REFORMA DO CASTELÃO DEVERIA CONTEMPLAR TODO O COMPLEXO E MAIS ALGUMA COISA QUE BENEFICIASSE AQUELA ÁREA .