Governo reforça a Segurança Pública

Com parte das ações do governo para modernização do sistema de segurança pública do Estado foi entregue nesta quinta-feira, pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes, 195 novas viaturas que serão utilizadas em atividades da Policia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Além de veículos foram entregues motos, botes e uma Lancha Patrulha, que será empregada no serviço de patrulhamento pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e reforçar a fiscalização da atividade pesqueira na costa maranhense. O investimento é de R$ 4,5 milhões.

Durante seu pronunciamento Roseana Sarney lembrou os investimentos feitos desde 2009, quando assumiu o governo, na polícia do Maranhão.

“Os carros que tinha eram alugados e com pouca ou quase nenhuma condição de uso. De imediato, compramos e colocamos na rua mais de 500 viaturas, que reforçaram a segurança na capital e no interior do estado. Nos últimos dois anos, foram mais de 760 novos veículos. Agora, estamos fazendo mais: são 195 novas viaturas que com certeza vão contribuir para redução da criminalidade no estado”, disse Roseana.

A governadora e o secretário Aluisio Mendes apresentaram dados demonstrando que os investimentos têm produzido bons resultados. De acordo com Mendes, por exemplo, a Região Metropolitana de São Luís é a menos violenta do Nordeste; há cerca de três anos, era a terceira nessa escala. Nesse período, houve também redução no número de assaltos a banco. Até um ano atrás eram registrados uma média de 17 assaltos a banco por ano, o que foi reduzido para 4, no último ano.

“Foi a maior redução na história do Maranhão e do Brasil. Temos um resultado que é hoje objeto de estudo e de elogio em todo o país. Isso era um flagelo que atingia as pequenas cidades do Maranhão e que nós vamos continuar combatendo com eficiência e eficácia”, disse o secretário Aluisio Mendes. “Os investimentos são uma demonstração clara do compromisso que esta gestão da governadora Roseana tem com a segurança pública”, completou.

Secom

4 comentários para "Governo reforça a Segurança Pública"

  • raimundo nonato

    Carro do Prefeito de Alto Alegre do Pindaré foi alvejado por tiros na MA 119.
    MA 119, estrada que liga Alto Alegre do Pindaré a Santa Luzia do Tide, aproximadamente às 16:30h do dia 21 de setembro de 2011, quarta-feira, o carro do Prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, uma Hillux 4X4, prata, percorria o trajeto sentido Santa Luzia – Alto Alegre, conduzida por dois funcionários da Prefeitura: o motorista conhecido como “Cabecinha” e o auxiliar Raimundo Melo. À altura do KM 16 dessa estrada, numa curva com contenção metálica bem conhecida dos usuários como “Curva do Sabiazal”, dois homens encapuzados, um alto e o outro baixo, surgiram repentinamente na pista, à pé, bem armados (com armas longas), numa distância aproximada de 20m, em posição frontal ao veículo e começaram a atirar em direção ao carro e quem o ocupava. O motorista (Cabecinha), percebeu a ação e acelerou forte o carro, no sentido dos bandidos, conseguindo escapar da armadilha, enquanto o carona (Raimundo Melo), desvencilhou-se da bala, deitando-se no banco. Os bandidos desferiram vários tiros. Dois deles atingiram o veículo: o primeiro, no para-brisas, do lado do passageiro, à altura da cabeça, atravessando o vidro e levando ao risco de atingir o carona. Esse tiro chamou a atenção pela perfeição com que foi realizado, denotando profissionalismo de quem o desferiu. O segundo tiro atingiu o carro bem embaixo, no sentido do pneu, perfurando o para-choque dianteiro.

    O que não ficou claro nesse ato de violência?

    Bem… O Prefeito Atemir não estava no carro. Os dois ocupantes (Cabecinha e Raimundo Melo) estavam retornando a Alto Alegre, depois de haver prestado serviços à Prefeitura na Cidade vizinha de Santa Luzia. Raimundo Melo, além de funcionário, é também amigo de Atemir, e carrega consigo características físicas bem similares ao Prefeito, chegando a confundir quem o vê de longe.

    Portanto, ficam as dúvidas (perguntas que não querem calar): tentativa de assalto ou atentado? Por que o tiro no lado do passageiro (onde se encontrava Raimundo Melo, parecido com o Prefeito)? Se era assalto, por que os bandidos não interditaram a pista ou algo parecido para facilitar a ação criminosa?

    O Prefeito comunicou as autoridades estaduais e a polícia sobre o ocorrido. O caso já está sendo investigado e providências serão tomadas.

  • alex motense

    Gosto desse Secretário de Segurança, faz um bom trabalho e tem visão. Muito melhor do que o Raimundo Cutrim.

    Muito boa a estruturação das polícias, entretanto é preciso uma maior fiscalização quanto a conservação e o uso adequado desses veículos, já que tem muita gente fazendo uso idevido, interesses particulares, e muitas viaturas das novas, compradas outro dia, já estão sucateadas.

    Mas olha zeca, bem só de veículos se faz uma boa polícia, é preciso também NOVOS policiais, em todos os sentidos.
    Além da quantidade reduzida de delegados, por exemplo, a maior parte deles está próximo da aposentadoria, assim como dos agentes.

    É preciso novo concurso pra polícia militar, gente nova e constitucionalizada, para assim ir excluíndo os pilantras que lá existem.

    Falta vontade política.

  • Joaquim Aguiar

    CLARO QUE É BOM MAIS VIATURAS ENTRETANTO PRECISA INTENSIFICAR OS TRABALHOS PREVENTIVOS NOS COMBATES AS CRIMINALIDADES . SE A POLICIA SABE ONDE ESTÃO OS FOCOS E A MAIORIA DOS ENVOLVIDOS INCLUSIVE ALGUNS COM VÁRIAS PASSAGENS PELA POLICIA PRECISA TRABALHAR EM CIMA DISTO . PRECISAMOS DA BLIT’S SOCIAL ABORDAGENS EM PARADAS , TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM ALGUNS OUTROS PONTOS DA CIDADE .

  • Renato

    Viaturas fazem parte dos aparatos necessários na prática criminosa, por isso foi dado um pequeno passo no combate a criminalidade. Agora, é necessários mais e mais passos pra se chegar aos objetivos. Só concurso nao vai adiantar, é preciso, além do aumento do efetivo policial, prepara-los para o exercicio da função, tanto no aspecto físico como intelectual. O nossos policiais são na sua maioria despreparados, mal educados, sem postura, etc. Muitos deles, sabem mal escrever o nome, não sabem se expressar, nao sabem como fazer uma abordagem, em muitos casos confudem cidadao comum com bandido. Quando realizam uma blitz, pra eles todo mundo é vagabundo, menos quando param os carroes importados, que ai já vao chamando o condutor de Dr. ou Dra, com esses a conversa é diferente. Vamos analisar o biotipo do nosso policial. Nao se ver um com biotipo atletico, que é condição tambem no combate a criminalidade. Que vemos sao policiais barrigudos, muito acima do peso, com problemas de saude, principalmente o da visão. Outro ponto negativo, está relacionado à saude bucal, coitados, muitos desdentados, outros com dentes, estragados, que quando falam com a gente parecem que tem uma fossa na boca. Sao vários os fatores negativos relativo á figura do policial. Podem até dizer que estou sendo exagerado nos meus comentários, mas estou comentando aquilo que presencio no dia a dia, o que vejo nas ruas. Porém, o maior culpado disso tudo é o Governo, que não cuida dos seu funcionários, que, como todos estão carecas de saber, são mal remunerados, que nao passam por uma reciclagem, trabalham em condiçoes insalubres e de periculosidade, que não tem sequer uma casa para morar, ou quando tem, nao oferece um conforto para o descanso. Então, se a Governadora Roseana e os seus sucessores querem realmente contribuir para o combate à criminalidade, tem que pensar também no SER HUMANO POLICIAL.