Medicina do Riso leva alegria a pacientes em hospitais

Hospitais da rede de saúde do estado abrem as portas para receber visita de artistas que integram o projeto “Medicina do Riso pelo Brasil”. A intenção é amenizar o sofrimento dos pacientes, com um pouco de alegria e bom humor.

Músicas, piadas, malabarismo, acrobacias e uma atmosfera lúdica, estes são os elementos que baseiam o trabalho desenvolvido pelos quatro artistas (Luis Godoy, Vivian Zanchetta, e Bruno Peruzzi), que por meio da arte circence, estão levando alegria e amenizam o sofrimento de adultos e crianças, que recebem tratamento médico em unidades de saúde da capital, ligadas à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O grupo que atua através da arte, com humanização hospitalar, palestras em universidade, empresas e ONG’s, sobre a importância de levar afeto a quem precisa visitou, na manhã desta sexta-feira (16), os Hospitais Tarquínio Lopes (Geral) e o Juvêncio Mattos.

O grupo fundado no ano de 2006, e que a cerca de um ano e meio viaja pelo Brasil, conta com um total de 28 integrantes que desenvolvem trabalhos realizados periodicamente, tendo no improviso e na vivência de cada um, a chave para atingir o objetivo de proporcionar alegria e bem estar.

A atriz Vivian Zanchetta, integrante do grupo a pelo menos cinco anos, é uma prova viva de que o riso é o melhor remédio para a alma. “Para mim é um trabalho que tem um significado muito especial, por que antes de entrar para a terapia do riso, eu passei por um problema de saúde que me levou a várias internações e momentos difíceis. Sei o quanto a alegria pode significar para estas pessoas uma esperança”, avaliou.

Vivian fala de gente como dona Maria Regina Moraes Dias, 74 anos, que está enfrentando sessões de quimioterapia, no hospital geral, lutando contra um câncer. Para dona Maria que recebeu o carinho dos atores, e lembrou dos tempos de criança, iniciativas como estas podem complementar o tratamento.

“É a segunda vez que venho ao hospital, onde fui muito bem tratada. Com a visita deste pessoal hoje, a gente ganha mais alegria e confiança em Deus”, disse ela.

Além de hospitais o grupo visita também instituições filantrópicas, e fica em São Luis, até domingo (19), onde encerra sua passagem pela capital, com uma apresentação na litorânea.

SES

Seja o primeiro à comentar em "Medicina do Riso leva alegria a pacientes em hospitais"