Estudo aponta equipes com pé na Segundona

Entra ano e sai ano, e toda reta final de Campeonato Brasileiro, os times pegam as calculadoras e fazem contas. Tanto na parte de cima da tabela, quando se vislumbra o título ou vaga na Libertadores, quanto na zona de degola. Neste caso, o Z-4 sempre fica recheado de times rondado a Série B.

De acordo com o estudo de André Diniz, professor de estatística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), dois times estão bem perto da Segundona em 2012, depois de 23 rodadas disputadas: o America-MG tem mais de 95% de chances de cair no fim do ano, e o Avaí aparece com 84,4%. Bahia, com 65,5%, e o Atlético-PR, com 59,4%, completam o grupo da zona do rebaixamento, segundo os números estatísticos.

– Neste caso, vi o percentual de vezes que cada time ficou entre os rebaixados dentro destas simulações. Vi mais ou menos os times na tabela. No caso do rebaixamento, o resultado é mais confiável com relação ao título – explicou André durante o “Redação SporTV”.

De acordo com o estudo de André Diniz, com 46 pontos o time praticamente se livra do rebaixamento. A equipe que chegar aos 45, ainda tem uma chance de cair, mas é pequena: 7,2%. Quem chegar aos 39 pontos na tabela de classificação terá 95% de possibilidades de cair.

– Com 46 ainda tem uma probabilidade, mas é muito menor. E com 45, nas últimas cinco edições, só Coritiba foi o último rebaixado. Com 39, todos foram rebaixados – disse.

Nos anos anteriores, o último rebaixado caiu com pontuação abaixo de 46, tendo o mesmo número de times na competição (20) da atual edição: Vitória (42 – 2010), Coritiba (45 – 2009), Figueirense (44 – 2008), Corinthians (2007 – 2007) e Figueirense (2006 – 39).

Globoesporte.com

Seja o primeiro à comentar em "Estudo aponta equipes com pé na Segundona"