Viva Nota

Desconhecimento
Neste fim de semana fiz compras na Extrafarma, Potiguar, Terra Zoo, Supermecados Mateus e Lojas Americanas, além de ter abastecido o meu carro num posto Petrobras. Em todas os estabelecimentos comerciais, os caixas, sequer ouviram falar no Programa Viva Nota. Quem pediu para cadastrar o seu CPF na nota não consegiu. Por enquanto, a campanha só está mesmo na mídia.

Sem sucesso
Um internauta que tentou cadastrar o seu CPF no Supermercados Mateus na Cohama também teve dificuldade no caixa. Ele teve que ser encaminhado para outro setor para fazer o cadastro, mas ao chegar em casa foi conferir no site do Viva Nota e não aparecia nenhum crédito em seu favor.

Troca de ingressos
Há uma informação divulgada na peça publicitária que está sendo veiculada nos meios de comunicação informando que a troca de ingressos ocorrerá nas sedes dos clubes. Quem conhece a estrutura dos nossos clubes sabe que é impossível que isso ocorra por exemplo no Paranã, em São José de Ribamar, onde está localizada a sede do Moto ou no Parque José Carlos Macieira, sede do Sampaio. É longe demais. Onde fica a sede do São José? No interior a situação é ainda pior. Não faz sentido algum isso.

Premiação nos estádios
Não haverá premiação específica ao torcedor que for aos estádios com o ingresso do Viva Nota. Todo mundo que estiver cadastrado vai concorrer, mesmo que não compareça aos jogos. Com isso, os clubes não terão garantia que irão jogar com casa cheia. Não é que a premiação garanta o estádio lotado, mas que contribuiria e muito, não tenho a menor dúvida. O Governo tem a garantia que vai arrecadar mais, os clubes não sabem se os estádios estarão lotados.

Cadastro
Também tenho ouvido reclamação em relação ao cadastro pela Internet. Todo mundo sabe que o Maranhão é um dos estados do país com um dos piores índices de inclusão digital. Só estamos à frente do Piauí e Alagoas. Este é um aspecto que precisa ser discutido. Uma outra forma de cadastro deveria ser oferecida àquelas pessoas que não tem acesso a um computador e impressora para que possam imprimir o cartão do cidadão. Até já ouvi que não é necessário imprimí-lo. Se é isto mesmo, então qual é a utilidade dele?

Metade
Os clubes deverão receber esta semana a metade dos recursos que terão direito com o programa Viva Nota. O Governo do Estado vai repassar R$ 1 milhão referente à compra de ingressos. A outra metade deverá ser repassada entre os meses de outubro e novembro. O valor total dos clubes é de R$ 2 milhões.

7 comentários para "Viva Nota"

  • Emanoel Viana

    …pediram-me, em casa, que eu ajudasse o futebol. Estive no Mateus do shopping do automóvel, gastei umas 2 horas para receber duas notas fiscais, pediram-me nome, sobrenome, tamanho do.. e tudo.
    Resolvi ver a propaganda da chamada nota na mão. Você compra, dá o cpf e quando chegar em casa, confere os pontos. Se tiver, vai à se de do time e troca…UMA SACANAGEM, como é que o Joaquim ainda concordou com esta palhaçada?
    Somente 16% da população tem computador/ acesso a web/net está em torno de 10%, no Maranhão.
    Imagine o cidadão em Timon, compra e quem que vim a São Luís trocar.
    Ou alguém que resolve trocar e tem computador mais não tem internet.
    Ou não tem computador, tem que pagar na lan house para sabe quais os seus pontos?
    INCOMPETÊNCIA E BURRICE. O certo era levar o cupom, carimbado com a autenticação de nota fiscal, e trocar em postos de troca, instalados, preferencialmente, nos shoppings, nas UPAs, nos terminais de ônibus..
    uma ação idiota de um governo que não tem planejamento, nem finanças
    abraços

  • hailton sa

    fiz varias compras ambem e ninguem sabe de nada sobre esse tal de viva nota nos estabelecimentos!

  • Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Bom Dia, Zeca!

    Desde a quinta feira efetuei o meu cadastro junto a Sefaz mas, efetuei compras em alguns estabelecimentos comerciais, inclusive alguns desses citados por você e não consegui colocar o meu CPF. Ninguém sabia do que se tratava.

    Acho que a Sefaz deveria fazer uma maior divulgação do programa. Deveria identificar o programa em cada estabelecimento com um adesivo na entrada do estabelecimento ou mesmo na frente dos caixas de pagamento, com os dizeres: “AQUI TEM VIVA NOTA” ou “ESTABELECIMENTO PARTICIPANTE DO VIVA NOTA” , etc.

    Já no site da Sefaz as empresas credenciadas deveriam aparecer com o nome fantasia, e não com a razão social, pois estas empresas são conhecidas pelo consumidor através do nome fantasia.

    Um abraço,

    Jorge Viveiros.

  • Wellington Bezerra

    Zeca,

    Fiz o meu cadastro no site do viva nota sem problema. Agora, ontem (04.09.11), fiz uma compra na FRIBAL da Cohama e não consta o registro na minha conta. Vale ressaltar, que a FRIBAL não está na relação de establecimentos de São Luis-MA, cadastados no site. Consultei pelo CNPJ, Razão Social e também pelo Nome de Fantasia.

  • washington luiz

    nao tô conseguindo cadastrar.qr saber como fazer

  • Joaquim Aguiar

    ESTE PROGRAMA DIFERENTEMENTE DO NOTA NA MÃO TEM CARACTERISTICAS BEM CLARAS QUE VISA O AUMENTO DAS ARRECARDAÇÕES DO ICMS O FUTEBOL QUE SE VIRE . O MEGA CAP QUE FAZ SORTEIOS TODAS AS SEMANAS VC COMPRA SUA CARTELA EM QUALQUER LUGAR SEM BUROCRACIA FAZ SUCESSO JUNTO AO GRANDE PUBLICO. DETALHE O PROGRAMA FOI APRESENTADO AOS CLUBES E NA CAMARA FOI APROVADO TODOS APOIARAM . PELO JEITO SE O FUTEBOL PROFISSIONAL FOR DEPENDER SÓ DESTE PROGRAMA NÃO DEMORA TER CLUBES NOVAMENTE FEICHANDO AS PORTAS .

  • ITABAJARA

    BOM DIA MANO. JA ESTOU A HORAS DE UM LADO PARA O OUTRO TENTANDO FAZER O TAL CADASTRO PELA NET, E NADA TODOS FALAM, MAS NAO OFERECEM ESPAÇO PARA FAZER CADASTRO OU LOGIN, QUANDO TENTO NO TAL SITE NAO ABRE NAO ESTA DISPONIVEL BRINCADEIRA!!! ALGUEM PODE AJUDAR??? ABRAÇOS