Bumba-meu-​boi é Patrimônio Cultural do Brasil

O bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. O registro foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural nesta terça-feira durante reunião na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

“Trinta de agosto é a partir de hoje o dia do Maranhão e o dia do boi do Brasil. Esse título engrandece o nosso estado e nos dá a certeza de que nossa cultura tem se elevado aos maiores patamares. A partir desse reconhecimento a expressão maior da nossa cultura ganha força nacional com raízes definitivas em nosso solo”, ressaltou, em tom de felicidade a governadora Roseana Sarney.

Mudanças no Governo
O Diário Oficial do Estado publicou a nomeação de Olga Simão para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Para o lugar de Olga, na Educação foi confirmada a nomeação de João Bernardo Bringel que vinha acumulando a pasta e a nomeação deputado Jura Filho para a Secretaria de Turismo no lugar de Tadeu Palácio.

Visita aos Lençois Maranhenses
A governadora Roseana Sarney cumpriu hoje, uma extensa agenda de trabalho no interior do estado, com a inauguração do Hospital de Paulino Neves e da estrada que liga o município a Tutóia, além da assinatura de Ordens de Serviço para início de obras em estradas nos municípios de Santana do Maranhão e Água Doce do Maranhão.

Roseana Sarney afirmou que a entrega do hospital faz parte da completa reestruturação da assistência à saúde prestada aos maranhenses, por meio do fortalecimento da atenção primária e da descentralização dos serviços de média e alta complexidade.

Ricardo Murad enfatizou que o Hospital de Paulino Neves foi concebido para dar suporte às unidades hospitalares de Morros, Barreirinhas e Santo Amaro, dentro do megaprojeto turístico do Governo do Estado para os Lençóis Maranhenses.

Tasso Fragoso
A Promotoria de Justiça da Comarca de Tasso Fragoso expediu Recomendação ao prefeito e à secretária municipal de Educação, que instituam políticas sociais no município (localizado a 900 km de São Luís) para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Município tem um prazo de 60 dias para remeter ao Ministério Público cópia do plano de ação e cronogramas de execução das ações a serem implementadas, dando prioridade aos seminários de capacitação de professores da rede municipal que atuam na zona rural e urbana, assim como as reuniões entre pais e mestres.

Ricardo Gomes
O diretor-médico do Hospital Pasteur, Fernando Gjorup, informou que Ricardo Gomes, técnico do Vasco, que está internado desde domingo, devido a um AVC hemorrágico, está com sua recuperação melhor do que o esperado. O quadro dele é estável, a pressão normal e boa frequência cardíaca. Sua condição clínica é bastante favorável para a recuperação neurológica. As informações são do Portal Uol.

3 comentários para "Bumba-meu-​boi é Patrimônio Cultural do Brasil"

  • Joaquim Aguiar

    TEM UMA TOADA MUITO BONITA QUE DIZ MAIS OMENOS ASSIM ; MARANHÃO MEU TESOURO MEU TORRÃO FIZ ESTA TOADA PARA TE MARANHÃO… . PARABENS A TODAS AS BRINCADEIRAS E BOIEIROS DE TODO MARANHÃO PELA CONQUISTA . AGORA MAIS DO QUE NUNCA MERECE A CONSTRUÇÃO DO BOIODRAMO FICARIA COMPATIVEL COM A GRANDE CONQUISTA. MERECE UMA GRANDE MANISFESTAÇÃO DAS BRINCADEIRA QUEM SABE ALI NA SÃO MARÇAL .

  • Paulo Bolivão

    Eu queria alguns títulos como: O Maranhão bateu recorde em empregos, tem quase 95% do Municípios têm saúde de qualidade e saneamento básico, São Luis é um exemplo de limpeza e organização.

  • Joaquim Aguiar

    COM CERTEZA NOSSA POPULAÇÃO PRECISA DE MUITAS OUTRAS COISAS PRINCIPALMENTE SAÚDE E EDUCAÇÃO . ENTRETANTO NO NORDESTE SE CONSEGUE FAZER DE TUOD UM POUCO AINDA INVESTIR EM TURISMO HOJE UMA GRANDE FORÇA ECONOMICA DA REGIÃO . LÁ EM PARENTINS AUELES DOIS BOIS FATURAM MUITO NOS FESTIVAIS . OUVI AGORA NO COMEÇO DA TARDE NO CANAL 06 UM COMENTÁRIO INTERESSANTE SOBRE A NECESSIDADE DE ESCOLAS QUE ENSSINEM TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS E CONFECCIONAR FANTASIS DE BUMBA BOI ACHEI A IDEIA BOA . DAQUI A ALGUNS ANOS PODEREMOS NÃO TER MAIS OS TOCADORES DE ZABUMBA E TAMBOR ONÇA . QUE O PRESIDENTE DA LIGA SE REUNA COM OS DONOS DAS BRINCADEIRAS E FAÇAM UM PROJETO DE PRESERVAÇÃO DESTA CULTURA INCLUINDO A CONSTRUÇÃO DE UM BOIODRAMO COM ESPAÇOS PARA VENDA DE SEUS MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO . ESPAÇO PARA OFICINAS ,ENSAIOS E APRESENTAÇÕES INCLUINDO UMA PROGRAMAÇÃO PARA O ANO INTEIRO. SERIA MUITO BOM .