Novos campeões nos JEMs

Atletismo

As disputas do atletismo JEMs, categoria infantil (de 12 a 14 anos), só terminam neste sábado, mas alguns campeões já foram conhecidos.

Nos 1.000 metros feminino, por exemplo, dobradinha caxiense. A atleta Laís dos Santos, da escola Débora Pereira (Caxias), conquistou a medalha de ouro ao cravar a marca de 3min09s. Na segunda colocação, ficou Nilcelani Araújo, do Centro Educacional Facema (Caxias), com o tempo de 3min19s. E, completando o pódio, Francineide Ramos, da Escola Rodrigues Bayma (Codó). A atleta codoense completou a prova em 3min19s.

Arremesso de peso

Na disputa do arremesso de peso, categoria masculino, Maurício Cesar, do Colégio Militar Tiradentes (São Luís), sagrou-se campeão da prova. O jovem de 14 anos conseguiu a marca de 11m05. Com o resultado, Maurício César assegurou uma vaga para as Olimpíadas Escolares, no próximo mês em João Pessoa (PB).

Completando o pódio do arremesso de peso masculino ficaram Igor Vieira, do Colégio José Abdalla (Governador Edison Lobão), com a marca de 9m57, e Arthur da Silva Passos, do Colégio Estado de Goiás (Imperatriz, com a marca de 8m75.

Finais

Neste sábado, a Pista Professor Manoel Furtado será palco das finais da competição. A programação começa às 8h e se estenderá por toda a manhã.

Os destaques ficam para as finais dos revezamentos 4 x 75 m masculino e feminino, 250 metros rasos feminino, salto em distância masculino e lançamento de disco feminino.

Tênis

Serão realizadas, neste sábado (20), as finais do tênis de quadra dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (de 12 a 14 anos). As decisões começam a partir das 8h, no Centro de Excelência de Tênis (CET-by Marcelo Abreu), localizado no Bairro do Calhau.

As partidas que abrem o dia de disputas no CET vão decidir as medalhas na categoria feminino. Fernanda Santana, do Literato (São Luís), e Allenca Bandegó, do Reino Infantil (São Luís), se enfrentam pela medalha de ouro. No mesmo horário, haverá a disputa do bronze entre Nicole Rocha e Giovanna Vieira, ambas do Colégio Rui Barbosa (Imperatriz).

Já pela categoria infantil masculino, a final será entre tenistas do Reino Infantil. Felipe Silva e Gabriel Andrade medem forças às 9h. Simultaneamente à decisão, será realizada a disputa pela medalha de bronze entre Julio Neves (Reino Infantil) e Lucas Marques (Literato).

Na parte da tarde, às 16h, haverá a final da competição por equipes do infantil masculino. Logo em seguida, às 17h30, serão premiados os campeões dos JEMs 2011.

Sábado
Individual Feminino – 8h
Individual Masculino – 9h
Equipe Masculino – 16h

Natação

A competição da natação foi realizada, nesta sexta-feira, no parque aquático do Maranhão Atlético Clube. Nas principais provas do dia, destaque para os competidores das escolas de São Luís e de Imperatriz, que garantiram várias medalhas.

Na disputa dos 100m peito masculino, deu O Bom Pastor (São Luís). Com a marca de 1min18s72, Gabriel Taveira Borges, da escola da capital, conquistou a medalha de ouro. Artur Roberto Conceição, do Centro Educacional Pires Collins (Paço do Lumiar) cravou o tempo de 1min20s41 e levou a prata.

O atleta Victor Hugo Cunha, do O Bom Pastor (São Luís) completou a prova com a terceira melhor marca, 1min29s57 e garantiu a medalha de bronze.

Já nos 100m peito feminino, a medalha de ouro ficou com Andressa França, do Colégio Batista Ludovicense, que fez o tempo de 1min32s51. A prata foi para Susane Aguiar Sousa, do Dom Bosco (Imperatriz), que conseguiu 1min36s71. E, completando o pódio, Hortência Santos, do Arte de Educar (Imperatriz) com 1min51s11.

Ciclismo

As escolas da cidade de Codó fizeram bonito nas disputas do ciclismo dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (de 12 a 14 anos). Tanto que foram os atletas codoenses quem mais conquistaram medalhas nesta modalidade. Ao todo, os ciclistas de Codó conseguiram vencer três, das seis provas realizadas nesta edição dos JEMs.

Com os resultados obtidos, a escola Ananias Murad (Codó) foi a campeã geral na categoria infantil feminino. Em segundo, ficou o colégio Nascimento Moraes (Imperatriz), enquanto a escola René Bayma (Codó) terminou na terceira posição no geral.

Já pela categoria infantil masculino, o colégio Estevam Ângelo Sousa (Codó) foi quem conquistou o título por equipes. As unidades de ensino José de Alencar (Imperatriz) e Senador Archer (Codó) vieram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Circuito e revezamento

Para conseguir os títulos no geral, as escolas de Codó precisaram vencer as provas de Circuito e de Revezamento, uma vez que nas provas Contra-Relógio, as vitórias ficaram para os representantes de Imperatriz.

Na prova do Circuito, categoria feminino, a medalha de ouro ficou com a atleta Eldenise Xavier, da escola Ananias Murad (Codó). Warliane Reis e Nazilde Silva, que competem pela mesma escola da vencedora da prova, completaram o pódio.

Já pelo infantil masculino, a prova do Contra-Relógio foi vencida por Valdivino Sousa, da escola Estevam Ângelo Sousa (Codó). O segundo colocado foi Carlos Felipe, da escola Senador Archer (Codó), enquanto Leonardo Silva, da escola José de Alencar (Imperatriz), completou o pódio.

No revezamento feminino, a escola Nascimento Moraes (Imperatriz) levou a melhor sobre a escola Ananias Murad (Codó) e ficou com a medalha de ouro. Já no masculino, a escola René Bayma (Codó) foi que conquistou o ouro. A prata ficou com a escola Estevam Ângelo Sousa (Codó), enquanto que o bronze foi para a escola Senador Archer (Codó).

Taekwondo

Quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze foram o suficiente para os atletas do Centro Educacional Expoente (São Luís) conquistarem o título geral da modalidade taekwondo dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Em segundo, ficou o Centro Arco-Íris (São Luís) e, na terceira colocação, o Colégio Magnólia (São Luís). As disputas do taekwondo ocorreram no Ginásio Paulo Leite.

Apesar da vitória no geral, o C.E. Expoente (São Luís) não conseguiu conquistar títulos nas categorias feminino e masculino, separadamente. Pelo infantil feminino, o Colégio Rosa de Saron (São Luís) foi o campeão: três ouros, duas pratas e dois bronzes. O C.E. Expoente (São Luís não ficou entre os três primeiros.

Já pelo infantil masculino, o Colégio Upaon-Açu (São Luís) mostrou força e garantiu o título com três ouros, três pratas e três bronzes. Na segunda colocação, ficou o C.E Expoente com três medalhas de ouro e uma de bronze.

Resultado infantil feminino
Campeão: Colégio Rosa de Saron (3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
Vice-campeão: Colégio Magnólia (3 ouros e 1 prata)
3º lugar: Centro Arco-Íris (2 ouros, 1 prata e 1 bronze)

Resultado infantil masculino
Campeão: Colégio Upaon-Açu (3 ouros, três pratas e três bronzes)
Vice-campeão: C.E. Expoente (3 ouros e 1 bronze)
3º lugar: Colégio O Bom Pastor (dois ouros e duas pratas)

Resultado geral
Campeão: C.E. Expoente (quatro ouros, duas pratas e três bronzes)
Vice-campeão: Centro Arco-Íris (quatro ouros, duas pratas e 1 bronze)
3º lugar: Colégio Magnólia (três ouros e uma prata)

Em seu site (www.esporteelazer.ma.gov.br), a Sedel disponibiliza, diariamente, os boletins completos das disputas da Etapa Estadual dos JEMs da categoria infantil. Nestes boletins, os interessados terão acesso aos resultados, aos horários e tabelas de todas as modalidades.

As informações são da Sedel

2 comentários para "Novos campeões nos JEMs"

  • Codoense

    VALEU GAROTADA DE CODÓ E PARABÉNS A SEDEL PELO GRANDE JEMS.

  • matheus

    COMENTÁRIO MODERADO.