Sedel abre os Jogos Escolares Maranhenses 2011

Em clima de festa, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou, na noite desta quarta-feira (10), a cerimônia de abertura da 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), no Ginásio Castelinho.

Cerca de três mil estudantes/atletas participaram do desfile das delegações da categoria infantil. Os alunos entraram em quadra uniformizados representando suas respectivas escolas e municípios. Os professores José Pinheiro Silva, participante de todas as edições dos JEMs, e Antonio Maria Menezes, o professor Dimas, pioneiro no esporte maranhense, foram homenageados durante a cerimônia. Os dois educadores iniciaram o revezamento da tocha olímpica que percorreu toda a extensão da quadra do Ginásio Castelinho.

A atleta Ana Beatriz Machado, campeã brasileira infantil de natação, acendeu a pira olímpica na abertura da 39ª edição dos JEMs. “É gratificante ser escolhida entre outros tantos atletas importantes. É uma emoção muito grande estar participando da maior festa do esporte maranhense”, declarou a atleta de 13 anos.

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, ressaltou que a competição deste ano está mais moderna e abrange mais municípios maranhenses, o que melhora a forma de disputa dos JEMs.

“Antes, a competição durava 15 dias. Hoje, os JEMs têm duração de nove meses, porque não é disputado apenas na capital. Estamos conseguindo interiorizar os jogos para que estudantes de outras cidades também possam participar desta festa do esporte maranhense. Em 2011, temos um JEMs mais moderno e ainda queremos melhorá-lo. No ano que vem, quando a competição chegará à 40ª edição, será muito melhor”, declarou Haickel.

Para o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Winglitton Barros, o China, os Jogos Escolares Maranhenses de 2011 é um marco para o crescimento do esporte no estado. “Os JEMs deste ano significam a reconstrução do esporte maranhense. Nosso objetivo é sempre fazer um JEMs melhor. E, tenho certeza, que a Secretaria de Esporte e Lazer fará a cada ano uma competição mais eficiente em todos os aspectos”, disse.

A festa de abertura foi marcada por muita emoção. A homenagem da Sedel ao professor Dimas foi marcante. Ícone do esporte maranhense foi ovacionado por todos os presentes no Ginásio Castelinho. O público aprovou a escolha. “Adorei a festa. Uma festa linda. Fiquei emocionada quando o professor Dimas conduziu a tocha, porque ele é um ícone do esporte”, afirmou a presidente da Federação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra Melo.

JEMs 2011

Em 2011, os JEMs já tiveram disputas em quatro fases nas modalidades coletivas (Metropolitana/Municipal, Regional, Interregional e Estadual) e individuais (Municipal e Estadual). A fase decisiva das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos. Ao todo, cerca de 20 mil atletas participam da competição em todas as etapas.

Na categoria infantil (de 12 a 14 anos), as disputas da Etapa Estadual serão realizadas a partir desta quarta-feira (11) e prosseguem até o dia 21. As modalidades coletivas serão as primeiras. Pelo cronograma da Sedel, os campeões destes esportes serão conhecidos no dia 16 de agosto. As disputas das modalidades individuais ocorrerão em seguida, de 17 a 21 deste mês.

Com relação à competição da categoria infanto (de 15 a 17 anos), a Sedel confirmou a realização das disputas para o período de 30 de setembro a 9 de outubro. Os campeões das modalidades coletivas e individuais representarão o Maranhão nas Olimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Na categoria infantil, a competição nacional será realizada de 9 a 18 de setembro, em João Pessoa. Assim como na categoria infantil, os campeões do infanto se classificam para competir pelo Maranhão nas Olimpíadas Escolares, em dezembro, em local a ser definido pelo COB.

Novidades

A partir deste ano, os atletas vencedores receberão troféus que homenagearão personalidades do esporte, como os professores Luís Pinho Rodrigues e Raimundo Figueiredo. Outra novidade é a criação do hino oficial dos jogos, que já está disponível no site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br).

2 comentários para "Sedel abre os Jogos Escolares Maranhenses 2011"

  • Letícia

    A garotada aqui de Imperatriz vai conquistar muitas medalhas. Eles vão dar show no Jems.

  • Tímon.

    Letícia,
    Sejam os imperatrizenses bem vindos, mas acho que você está um pouco enganada. Não vão conquistar tantas medalhas porque vão sentir muito frio por aqui, hehehehehe. Brincadeirinha só para descontrair.