Funcionário da Mirante é espancado violentamente

O funcionário do Sistema Mirante, Álvaro Júnior, foi violentamente espancado por três homens, (que, até o momento, não foram identificados), na manhã desta sexta-feira (5), no bairro do São Francisco.

A vítima estava com o seu carro estacionado em frente à empresa à espera de um amigo de trabalho, identificado como Natanael, para dar uma carona. Os agressores vinham atrás em uma Pajero, placa NHN 4343, e o motorista do veículo começou a buzinar. “Eu saí do carro e disse se eles não podiam esperar. Os três desceram da Pajero e começaram, de maneira covarde, a me agredir violentamente”, explicou Álvaro Júnior.

O episódio foi filmado por testemunhas. Um dos agressores, ainda, fez atos obscenos para a pessoa que estava documentando a agressão. Um policial militar chegou ao local, mas os vândalos conseguiram fugir.

Álvaro Júnior registrou um boletim de ocorrências no 9º Distrito Policial, no bairro do São Francisco.

Os agressores foram identificados como Wagner Castro Neto (lutador de jiu-jítsu, que aparece nas imagens de camisa regata), Thiago Cajueiro (motorista do veículo, estudante de Publicidade, de camisa branca) e Lucas Osterno Aguiar (filho de Marlon Aguiar, proprietário de uma loja de decoração em São Luís, que aparece nas imagens com a camisa do Flamengo).

Reportagem e fotos exclusivas do Imirante

32 comentários para "Funcionário da Mirante é espancado violentamente"

  • cleidiane

    sao jovens sem limites, onde pais, fazem todas as vontade, e quando sair de casa nao tem respeito ,a ninguem nao temem a ninguem, jovens sem limites pais sem respeitos, estes tipos de coisas tem que acabar, ate aonde vai nossos jvens, isso é droga alcool e falta de limintis.

  • ROBERT0 MORAES DA SILVEIRA

    COMENTÁRIO MODERADO.

  • Maria Regina Telles

    A que ponto a sociedade chegou! Isso é resultado de todas as nossas intolerâncias e agressividades! Vamos orar por um mundo melhor e mudar nossas atitudes!

  • flavio espindola

    tem é q dá porrada mesmo, quem sabe oq esse cara falou para os caras do cara? ele acha que pode tudo? ficar parado no meio da rua e num vai acontecer nada? ou ele falou bem humildezinho?

  • Joaquim Aguiar

    A VIOLENCIA , A AGRESSIVIDADE A FALTA DE LIMITES ESTÁ INSTALADA DE UMA FORMA GERAL EM TODA A SOCIEDADE EM SE TRATANDO DE TRANSITO OS ESPECIALISTAS ATÉ JÁ ATRIBUIRAM O NOME PARA ESTA CONDUTA . NO TRANSITO NOS ESTACIONAMENTOS ,NAS FILAS EMFIM GENERALIZOU . QUASE EM TODOS OS JORNAIS DA TV OU MATUTINOS VEMOS A VIOLENCIA PRATICADA POR NOVOS E VELHOS EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS . O SER HUMANO ESTÁ CADA VEZ MAIS PERDENDO SEUS VALORES DE FAMILIA E RELIGIÃO AS LEIS SÃO FRAGEIS GERAM IMPUNIDADES , CRIMES AGRESSÕES TUDO EM FIM QUE PODERIA GARANTIR AO CIDADÃO MAIS TRANQUILIDADE ESTÁ FRÁGIL . O QUE FAZER SE NEM SE PODE MAIS SAIR DE CASA ,SE DESLOCAR, ESTACIONAR ? O TRANSITO ENTÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS VIOLENTO SE MATAM PESSOAS E PAGAM FIANÇAS FICANDO POR ISTO MESMO.

  • CESAR FMF

    CARO FLAVIO, NÃO SE DEVE INCENTIVAR A VIOLENCIA, COMO VOCE ESTÁ FAZENDO MAIS UMA COISA TALVEZ VOCE TENHA RAZÃO, SERÁ QUE O AGREDIDO POR TRABALHAR NO SISTEMA, NÃO SE ACHOU PODEROSO DEMAIS E FALOU COBRA E LARGATOS PARA OS CARAS, APESAR DE UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO, O TRANSITO EM SÃO LUIS ESTÁ ESTESSANTE DEMAIS PRINCIPALMENTE NO INCIO DA MANHÃ E NO FIM DO DIA ONTEM MESMO QUASE VI UM CIDADÃO AGRTEDIR O MOTORISTA DE ONIBIS POR SEGUNDO ELE ESTVA LHE IMPEDINDO A PASSAGEM

  • Juliana

    FILHOS DE PAPAIZINHO MIMADOS E SEM LIMITES.COVARDES,CRIANÇAS SEM lIMITES .QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA…

  • Diana Serra

    ZECA, ISSO MOSTRA A QUE GRAU ESTÁ CHEGANDO A VIOLENCIA NA NOSSA CIDADE E NADA ESTÁ SENDO FEITO.
    TODOS ESTÃO ASSISTINDO TAMBÉM NA NOVELA DAS NOVE, A VIOLENCIA A UM SEGMENTO DA SOCIEDADE, OS HOMOSSEXUAIS E ATÉ CONTRA AS PESSOAS QUE MANIFESTAM PUBLICAMENTE AFETO POR PAI, MÃE, IRMÃOS E ATÉ AMIGOS, POR SEREM CONFUNDIDOS.
    OS EXEMPLOS NEGATIVOS DAS NOVELAS SÃO FACILMENTE INTROJETADOS, VOCÊ VERÁ MUITO RAPIDAMENTE A AGRESSÃO FISICA A HOMOSSEXUAIS ACONTECEREM AQUI EM S. LUIS E O PIOR É QUE NÃO TEMOS UM SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA FUNCIONANTE, NUNCA TIVEMOS.
    VOCÊ VÊ POLICIAIS, (PM, BM, PC, PF, PRF) QUE DEVERIAM SER A NOSSA SEGURANÇA ENQUANTO CIDADÃOS E O QUE VEMOS É AGRESSÃO (FISICA E PSICOLOGICA) AOS PRÓPRIOS COMPANHEIROS DE FARDA, IMAGINEM CONTRA A POPULAÇÃO CIVIL. ISSO ME DEIXA MAIS REVOLTADA, POR SABER DA IMPOTENCIA E INÉRCIA PREDOMINANTE.
    ESSE FATO QUE VOCÊ VEICULOU É SOMENTE A PONTA DO ICEBERG QUE ESTÁ INICIANDO SUA APARIÇÃO.
    FALO COMO CIDADÃ: ESTOU FICANDO TEMEROSA DE SAIR DE CASA, DE MANIFESTAR AFETO PELAS PESSOAS E SER CONFUNDIDA.
    TALVEZ QUANDO ACONTECER UMA OU MAIS VIOLENCIAS CONTRA OS FILHINHOS DE PAPAIS POLITICOS E/OU EMPRESÁRIOS AS COISAS TOMEM OUTRO RUMO. MAS O PIOR É QUE GERALMENTE OS AGRESSORES SAIRAM DOS BERÇOS ESPLENDOROSOS DA VIDA DE AQUISIÇÃO FÁCIL DE BENS MATERIAIS, AUSENTES NESSE MESMO LAR A RIQUEZA ESPIRITUAL.
    E O PIOR É QUE EXISTEM PARLAMENTARES QUE EM VEZ DE ELABORAR PROJETOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA QUEREM DAR TITULO DE CIDADANIA LUDOVICENSE A PASTORES HOMOFÓBICOS, QUANDO DEVERIA ESTE ESTAR RESPONDENDO A PROCESSO POR “TENTATIVA” DE SUBORNO, DENTRE OUTROS CRIMES POR QUERER USAR DEUS COMO RECEPTOR DE OFERTA EM TROCA DE CASA PRÓPRIA, COMFORME MATÉRIA NO BLOG: http://blog.dianaserra.com.br/?p=3200

  • Tímon.

    Em dois tempos…
    Nada justifica a violência, embora seja estranho também o comportamento do técnico da Mirante, pois virou hábito de alguns estacionarem os seus carros onde bem entendem;
    Segundo, dos três agressores, um já está vestido a caráter, com roupa de presidiário (hehehehe) – não podia dar em outra coisa mesmo!!! Trata-se da cultura da violência que existe entranhada fortemente na nossa sociedade.

  • AIRTON ALMEIDA

    E AGORA ZECA: UM É FUNCIONARIO DA MIRANTE, O OUTRO É FILHO DO AMIGO DOS PODEROSOS?
    QUEM É O GALHO MAIS FRACO?
    ACOMPANHE ESSE CASO E NOS MANTÉM INFORMADO.

  • ROBERTO

    ESSES FILHOS DE PAIS QUE NÃO TEM DOMÍNIO SOBRE ELES, QUE COISA !!!SERÁ QUE ELES TEM FAMÍLIA????UM BANDO DE VAGABUNDOS ESSE FILHO DO DONO DA JACAÚNA ,TEM QUE COLOCAR NA MÍDIA MESMO, E FAZER COM QUE ELES PAGUEM PELO QUE FEZ, ESSE MARGINAIS…QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA

  • Gynno Procedêr

    Só covarde, 03 contra 01 é mole!! Esse flamenguista ae..esta muito magrinho KKKKKKKKKKK..só de passar fome, esse gordo ae, tem q fazer regime, o lutador de JiuJitsu é um frangote tbm, q mlk mole da porra…cade os parceiros da Mirante q não o ajudaram, sera q só tem medroso tbm? sei lá…por isso q não ando só.

    11 ANOS DE AMOR AO SAMPAIO CORRÊA.

  • Karla Raquel

    GENTE ESSE DE CAMISA DO FLAMENGO SE CHAMA IGOR “CABELINHO” E NÃO LUCAS AGUIAR (JACAÚNA DECORAÇÕES), O OUTRO É THIAGO CAJUEIRO CHAMADO TAMBÉM DE THIAGO CARECA E O OUTRO É WAGNER CASTRO HERDEIRO DO PRAIA MAR HOTEL, LANCHONETES BOBS, PASTEL LOUCO E SPOLETO.
    O ALVARO PODE ATÉ TER SIDO SALIENTE, MAS MESMO ASSIM NÃO JUSTIFICA 3 PESSOAS DESCEREM DE UM CARRO E NA MAIOR ESPANCAR A OUTRA, NEM PAI E MAE PODE BATER EM UM FILHO HOJE EM DIA QUEM DIRÁ..
    E OUTRA TALVEZ OS GESTOS DELES SE JUSTIFIQUEM NA GRANA QUE A FAMILIA DELES POSSUEM, E POSSAM PENSAR QUE NADA ACONTECE COM QUEM TEM COSTA QUENTE, MAS EU CREIO MA JUSTIÇA DIVINA.
    AGORA PELO HISTORICO DESSAS TRES FIGURAS NADA ILUSTRES TALVEZ TENHAMOS UM MOTIVO IDEAL PARA ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO (QUIMICAMENTE MANIPULADO).

    PEÇO PAZ À ESSA GENTE, AMOR!

  • Francisco Gaglianone

    AGRESSÃO COVARDE E INJUSTIFICÁVEL.
    AGORA ZECA, SEM QUALQUER PRECONCEITO, VOCÊ JÁ NOTOU QUE EM TODA ARRUAÇA E CONFUSÃO, TEM ALGUÉM COM A CAMISA DO “FRAMENGO”!!!

  • Joaquim Aguiar

    LAMENTÁVEL AINDA TEREM CIDADÃOS QUE DEFENDEM REAÇÕES COMO ESTA . NADA JUSTIFICAM AGRESSÕES PODERIA ATÉ HAVER UM CRIME COMO JÁ ACONTECEU EM OUTRAS CASOS . AS REAÇÕES NO TRANSITO ESTÃO MISTURANDO PROBLEMAS NO TRANSITO COM COMPORTAMENTO SOCIAL. VEJAM ESTA IMPORTANTE REPORTAGEM ABAIXO QUE COLHI NA INTERNET.
    Como lidar com a raiva no trânsito
    CASOS de pessoas que perdem a calma e partem para a agressão são cada vez mais comuns nos noticiários do mundo todo. Somando-se a incidentes em supermercados (onde consumidores com carrinhos brigam por um lugar na fila) e ao telefone (quando quem está do outro lado da linha interrompe a ligação e coloca a pessoa na espera), o que causa preocupação especial na Grã-Bretanha são os episódios de agressão e violência no trânsito.
    Estes últimos se tornaram tão comuns que, segundo um relatório de 1996 sobre os hábitos ao volante na Grã-Bretanha, haviam atingido “proporções epidêmicas, quase que a metade dos motoristas tendo sofrido algum tipo de agressão ou insulto no decorrer do último ano”. Uma pesquisa realizada pela Associação Automobilística foi ainda mais longe e revelou que “nove entre dez motoristas afirmam ter sofrido algum tipo de agressão no trânsito”. Curiosamente, segundo a mesma pesquisa, “apenas seis entre dez [motoristas] admitem ter perdido a calma ao volante”.

    O que é que irrita os motoristas? Se você for agredido, o que poderá fazer para proteger-se? O que fazer quando o outro dirige de uma maneira que o irrita? À medida que as agressões no trânsito se tornam cada vez mais comuns no mundo todo, como lidar com essa situação?

    Causas e efeitos

    Condutores agressivos não são novidade. O poeta inglês Lord Byron foi um dos pioneiros. Em 1817, ele escreveu uma carta em que conta uma altercação que teve na estrada. Segundo ele, o outro fora “grosseiro” com o cavalo de Byron, de forma que o poeta desferiu-lhe um soco no ouvido.

    Na maioria dos países, à medida que aumenta o número de veículos nas estradas, aumenta também a frustração dos motoristas. Foi na década de 80 que jornais americanos cunharam a expressão “road rage” (raiva nas estradas) para descrever o que levava motoristas a partir para a violência. Embora não constitua crime em si, esta expressão descreve muito bem o sentimento que faz com que muitos motoristas (irritados com a maneira de outros dirigirem) partam para a violência.

    Hoje, muitos motoristas só pensam no seu lado. Os estudiosos dos hábitos ao volante concluem que “os que agem com violência ou agressão quase sempre acham que são as vítimas inocentes do comportamento anti-social de outros”, diz o The Times, de Londres. Não importa que loucuras o motorista faça com o veículo, ele sempre acha que está com a razão. Mas quando é o outro que comete a menor infração de cortesia no trânsito, o sangue sobe.

    A crescente cultura das drogas, tão difundida entre os jovens, agrava o problema. Segundo um consultor hospitalar, dirigir sob o efeito da cocaína é “comparável a dirigir alcoolizado”. Muitos motoristas que usam drogas superestimam sua habilidade ao volante; assim, alguns dirigem a velocidades perigosas, ao passo que outros não conseguem avaliar bem as situações, dirigindo de forma imprevisível.

    Considere também o efeito do estresse. O Professor Cary Cooper, da Universidade de Manchester, culpa o estresse e as incertezas do dia-a-dia dos anos 90 por grande parte dos incidentes de agressão no trânsito. “Os motoristas estão ficando mais estressados e o número de agressões violentas está aumentando”, diz um porta-voz do Real Automóvel Clube. Uma ocupada executiva de relações-públicas, que passa horas dirigindo no percurso de ida e volta do trabalho, admite não ser tão tolerante como no passado. “Agora vou logo reclamando, e fico furiosa com coisas pequenas que nunca teriam me incomodado antes”, ela teria dito, segundo o The Sunday Times. O mesmo talvez aconteça com você. Nesse caso, o que poderá fazer?

    Evite provocações

    Reconheça que os outros motoristas não são perfeitos. Por isso é de esperar que vez por outra não obedeçam às regras. Leve isso em conta ao dirigir. Pense à frente. Por exemplo, suponhamos que você esteja dirigindo à direita (ou à esquerda, como na Inglaterra e no Japão). Logo à frente você vê uma confluência à direita, de onde vem um carro aproximando-se da rodovia para entrar nela. Raciocina que não tem a obrigação de dar passagem ao outro carro visto que tem a preferência? Por que deveria passar para a outra pista (se livre) para deixar o outro entrar? Mas pense: o que poderia acontecer se insistisse em manter-se à direita, sem reduzir a velocidade? Talvez o motorista que quer entrar na rodovia pense a mesma coisa. Não há dúvida de que alguém tem de ceder para evitar um desastre.

    Com prudência, o motorista que quer evitar provocar o outro olha à frente e dirige com consideração. Dá a preferência ao outro, sempre que possível, e não fica com raiva quando este não agradece a gentileza. Certo representante do Instituto de Aperfeiçoamento de Motoristas da Grã-Bretanha calcula que 1 entre 3 motoristas tem uma atitude perigosa. Embora eles se saiam bem ao volante, não são corteses. São os que ele chama de “bons ao volante, mas péssimos no trânsito”.

    A maioria dos motoristas às vezes ignora os pedestres. Mas
    Fonte(s):
    http://www.watchtower.org/t/index.html

  • Paulo da Cohama

    Concordo com o comentário 01, a culpa principal recai sobre os pais, haja vista que não lhes impõem regras e limites, o comportamento agressivo desses jovens reflete também uma outra doença moderna que é o trânsito das capitais, não se espera 01 segundo, logo se buzina, se xinga é lastimável, esses cidadãos tem que serem punidos exemplarmente, esse fato poderia acontecer e não ser filmado.

  • André

    Infelizmente… esse é o tipo de pessoa que não tem nada na cabeça e por isso papaizinho tem que pagar universidade particular. Um bando de vagabundos que não fazem nada na vida, não trabalham e ñ tem responsabilidade de nada. Conheço esse Thiago cajueiro, é um cara que não tem nada na cabeça e vive arrumando confusão.

  • Moreiria Neto

    ESSE CARA DA MIRANTE PAROU O CARRO NO MEIO DA RUA E FICA ESPERANDO O AMIGO DELE, FAZENDO O TRANSITO DE SAO LUIS FICAR AINDA PIOR, DE MANHA CEDINHO, NAO CUSTAVA NADA ELE SAIR DA FRENTE, MAS NAO, ELE TEVE QUE DESCER PRA TIRAR SATISFACAO E PEGOU EM FIO PELADO!
    PRA APRENDER A NAO FAZER MAIS ISSO, POIS ELE COM CERTEZA JA DEVERIA TER FEITO ANTES, E COMO NA REPORTAGEM FALOU ELE ESTAVA ESTACIONADO NA PORTA DA MIRANTE… NAO HAVERIA MOTIVO NENHUM PARA OS 3 JOVENS DESCEREM DO CARRO NEM O ALVARO!
    POR TANTO A CULPA EH DE QUEM?
    DO QUE TIROU OS PLAYBOYS (O SALIENTE DA MIRANTE)
    OU OS QUE NAO LEVAM DESAFORO PRA CASA ( 3 JOVENS)

  • Paulo Bolivão

    Moreira Neto do comentário 18 tú és mais um covarde e safado em defender esse bandidos, nada justifica a agressão, você deve fazer parte também desse bando, cuidado meu rapaz que você pode ser enquadrado por formação de quadrilha junto com esses bandidos. São Luis não é assim, eles três têm que ser punidos a sociedade agradece.

  • Anderson

    Ah o cara da mirante tem sua culpa tb, querem fazer ele de santo ! Ele para no meio da rua atrapalhndo o transito, é acostumado a fazer isso, só que hoje ele encontrou 3 que são tão salientes qto ele!

  • JOARIAIRES

    não vou aqui tirar a culpa do funcionario da mirante, algo ele falou que desencadeou a situação.
    porem é só olhar no carro que os plays estão, e vejam na cara deles como é visivel o quanto eles
    estão entupidos de drogas…

    pena que esses vagabundos só mexem com as pessoas erradas! (risos)
    porque se fosse a “pessoa certo” hoje os pais deles estariam no propria mirante
    pedindo justiça.

  • Joaquim Aguiar

    ESTE PEQUENO VIDEO ABAIXO MOSTRA UM POUCO DO COMPORTAMENTO NO TRANSITO DE ALGUMAS PESSOAS QUE SE ACHAM DONOS DO TRANSITO ATÉ DO MUNDO . A PRINCIPAL QUESTÃO NÃO SÃO OS PROBLEMAS DO TRANSITO O BRASIL INTEIRO ESTÁ ASSIM . A GRANDE QUESTÃO É O COMPARTAMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NO TRANSITO E EM OUTRAS SITUAÇÕES . EXISTEM PESSOAS QUE NO SEU CONVIVIO PARECEM BOAS MAIS QUANDO ENTRAM EM SEU CARRÃO AGEM COMO TUDO QUE ESTEJA A SUA FRENTE SEJA SEU . SEU CARRÃO , SUA RUA ,SEUS INTERRESES TODOS ESTÃO ERRADOS ELE É O CERTO E HAJA IMPRUDENCIAS . NO CASO DE JOVENS QUE TEM RESPALDO DAS FAMILIAS ,TEM RESPALDO FINANCEIRO TUDO ISSO LHE SOBE AS CABEÇAS NÃO RESPEITAM NADA . LI A REPORTAGEM ONDE UM DELES SE ESQUIVA NÃO ASSUMINDO NADA PRATICAMENTE ATRIBUINDO AS REAÇÕES AO MOTORISTA DIZENDO QUE POUCO CONHECE O OUTRO RAPAZ . SE COMPARECEREM PARA PRESTAREM DEPOIMENTOS VÃO QUERER RESPONSABILIZAR O AGREDIDO PELAS REAÇÕES . JÁ PENSARAM SE A CADA INFRAÇÃO DE TRANSITO QUEM SE SENTIR PREJUDICADO AGIR ASSIM ? VAMOS TER BRIGAS E AGRESSÕES A TODOS OS MOMENTOS . NÃO SEI PORQUE GERALMENTE ALGUNS MOTORISTAS DE CARRÕES SE ACHAM TODO PODEROSO DONO DO TRANSITO ,DONO DOS ESTACIONAMENTOS DONOS DAS PESSOAS . DESEJAMOS QUE ESTAS PESSOAS REVEJAM SUAS CONDUTAS E NÃO ENCONTREM OUTROS QUE AJAM ASSIM POIS O TRANSTORNO SERÁ GRANDE . ESTES JOVENS AGINDO ASSIM EM DETERMINADOS LOCAIS DA CIDADE COM CERTEZA NÃO SAEM DE LÁ ILESOS.

    Trânsito não é brincadeira
    6 min – 28 set. 2009 – Vídeo enviado por adorador221
    Um vídeo para nos concientizar um pouco mais sobre trânsito. Excelente para o aprendizado de crianças.
    youtube.com

  • Joaquim Aguiar

    RELATIVO A MANCHETE SÃO LUIS É A 23º CIDADE MAIS VIOLENTA NO TRANSITO : SÃO LUIS EXPLODIO EM Nº DE VEICULOS E POPULAÇÃO . OS PROBLEMAS SOCIAIS AUMENTARAM MUITO JÁ TEMOS ATÉ CRACOLÃNDIA . O CONSUMO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOOLICAS AUMENTOU BASTANTE . MUITOS PROBLEMAS SOCIAIS ASSOCIADOS A IMPUNIDADES SÃO RESPONSÁVEIS POR ESTE RANKIG. EM TODAS AS VIAS VEMOS IMPRUDENCIAS , DISCURSÕES E AGRESSÕES . SERIA INTERESSANTE UMA ESTATISTICA DOS ACIDENTES DE TRANSITO E BO’S DE AGRESSÕES NO TRANSITO . UM DIA DESTES EU VINHA SAINDO DO ATACADÃO E UMA MULHER ME FECHOU A PREFERENCIA ERA MINHA , ME INSULTOU AINDA FEZ GESTOS OBSENOS . O TRANSITO ESTAVA CONGESTIONADO E ELA FICOU BEM DO MEU LADO FALANDO MUITA BOBAGEM VISIVELMENTE ESTRESSADA . AOS POUCOS FUI ME LIBERTANDO DO TRANSIDO E SEGUI MEU CAMINHO.
    José Nivaldino Rodrigues

    Acidente de Trânsito: manifestação contemporânea da violência social

    Dessa forma, pode-se concluir que a violência no trânsito é uma conjugação de fatores que se interagem e resultam em uma fórmula tão ou mais explosiva que uma bomba atômica: risco, aventura, displicência, desconhecimento, desobediência, impunidade. Os resultados observamos estampados nas páginas de jornais não raramente em matérias intituladas de tragédias. Ressalte-se que os acidentes de trânsito são tão ligados ao conceito de violência que seus registros são tratados e elaborados, na maioria das vezes, pelos órgãos policiais.

  • Joaquim Aguiar

    DICAS PARA EVITAR A VIOLENCIA NO TRANSITO RETIRADAS DE : http://www.quatrorodas.abril.com.br REPORTAGEM VIOLENCIA NO TRANSITO.

    Para Júlio César Fontana Rosa, psiquiatra especializado em comportamento de trânsito da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o risco de se envolver num ato de violência é potencializado quando o veículo se torna um meio para que a pessoa libere sua agressividade e assim facilite a provocação do outro.

    A belicosidade pode começar com uma simples troca de olhares, seguindo para cara feia, gestos obscenos, palavrões, chegando à agressão. “O motorista, muitas vezes, não sabe o que vai causar ali, como um dano ao carro ou à pessoa, mas ela precisa se afirmar. Depois vem o arrependimento. Ou não.”

    Pedir desculpas ao realizar uma manobra arriscada sem a intenção de agredir outro motorista pode evitar muitas discussões no trânsito. “Quem está estressado não vai se sentir desafiado se o outro demonstrar arrependimento. Normalmente, esse indivíduo que está agressivo é adorável, calmo. Totalmente irreconhecível em uma briga no trânsito”, afirma Júlio César.

    Marilda Novaes Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle ao Estresse de Campinas (SP), afirma que no momento da fúria muitas pessoas ficam cegas e não pensam nas conseqüências. “Já tratei casos de pessoas que pegaram uma barra de ferro para brigar, depois se arrependeram e hoje conseguem dominar o nervosismo”, afirma ela, que ministra um curso que tem como objetivo controlar a raiva. “Quando a pessoa está muito estressada, ela tem quatro vezes mais chance de se envolver em um acidente do que se estivesse calma.”

    Se quase sempre é difícil fazer uma auto-avaliação, é impossível adivinhar o estado de espírito do motorista ao lado. Assim, uma atitude preventiva – e, por que não, defensiva – é a melhor maneira de não se envolver em situações de violência. O psiquiatra forense Everardo Furtado de Oliveira afirma que é possível prevenir uma briga, evitando, por exemplo, contato de olhos com o condutor agressivo, não fazer ou revidar gestos obscenos, não ficar na cola de ninguém e não bloquear a mão esquerda, por exemplo. Medalhista olímpico em 1992, o judoca Rogério Sampaio não pensa muito diferente: “Respire fundo, tenha consciência de que não vale a pena brigar e, principalmente, pense em sua família”.

    Em Brasília (DF), a tese de doutorado sobre o trânsito da cidade defendida pela psicóloga Cláudia Aline Soares Monteiro envolveu uma pesquisa com 923 motoristas. “Dos entrevistados, 84% afirmaram sentir raiva enquanto dirigem. Pessoas que tinham mais tempo de habilitação e dirigiam com maior freqüência cometiam mais erros e eram mais agressivas”, diz Cláudia. Segundo o trabalho, quanto maior o nível de escolaridade da mulher, mais ela se irrita no tráfego. A situação é inversa para o sexo masculino. Além disso, os que mais cometem infrações são jovens com idade entre 18 e 27 anos, solteiros e sem filhos. A situação que mais deixa os homens nervosos é ter avanço impedido do veículo. Já as mulheres se irritam com direção agressiva por parte de outros motoristas.

    O trânsito é um ambiente de interação social como qualquer outro. “O carro é um ambiente particular, mas é preciso seguir regras, treinar o autocontrole e planejar os deslocamentos. É um local em que é preciso agir com civilidade e consciência”, diz a hoje doutora em trânsito Cláudia Monteiro.

    Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, o carro não é o escudo protetor que se supõe. Exercitar a paciência e o autocontrole não faz parte do currículo das auto-escolas, mas são práticas cada vez mais necessárias à sobrevivência no trânsito.

  • JUNIOR

    Tem cada BABACA AQUI ( ANDERSON , FLAVIO ESPINOLA, MOREIRIA NETO) que defendem uma atitude covarde de agressão feita por vandalos, marginais como estes que agrediram o funcionario da Mirante. É certo que o funcionario parou por o momento o transito para esperar o amigo dele, mas isso nao justifica um ato COVARDE desses. ESSES IDIOTAS, VAGABUNDOS que agrediram devem RESPONDER PELOS SEUS ATOS, espero que a justiça seja feita. E que mais IDIOTAS. BABACAS como esses e ainda que os defendem parem COM ESSA MENTALIDADE ATRASADA, A FAVOR DA VIOLENCIA ( ANDERSON, FLAVIO ESPINOLA, e MOREIRIA NETO).

  • julianna

    nossa! como a imprensa aumenta, também pudera foi na frente da mirante. a chave de fenda que o rapaz da mirante tinha na mão eles nao filmaram e nem o outro que tirou a arma da cintura isso eles não viram mais eu vi e filmei e agora?

  • JULIANA

    NOSSA ZECA, QUANTA VIOLENCIA NÃO PRECISAVA ISSO SE NÃO FOSSE O RAPAZ DA MIRANTE(ALVARO) TER AMEAÇADO OS RAPAZES COM UMA CHAVE DE FENDA NA MÃO ESSE FATO A MIRANTE NÃO FILMOU MAS EU VI E FILMEI E AQUELE CARA QUE TIROU A ARMA DA CINTURA TAMBÉM A MIRANTE NÃO FILMOU NÃO ESTOU DEFENDENDO AQUELES RAPAZES QUE TAMBÉM FORAM IRRESPONSAVEIS MAS DÁ ACESAR O QUE É DE CESAR O ALVARO TAMBÉM QUERIA APARECER SÓ PORQUE ESTAVA NA FRENTE DA MIRANTE ISSO É DEMAIS!

  • Thalisson Rocha

    são um bando filhinho de papaizinho … nunca soube o q é enfrentar dificuldade na vida , e pensa só pq tem grana pode fazer o q bem quiser … mas a vida vai ensina-los uma lição … mas lamentável a ação da polícia q nem estava lá!

  • GRACIANE

    LAMENTAVEL! COMO A IMPRENSA ADORA DENEGRIR A IMAGEM DAS PESSOAS SEM SABER REALMENTE QUEM SÃO CHAMANDO OS RAPAZES DE VANDALOS ,ARRUACEIROS, DROGADOS JULGANDO APENAS PELA APARÊNCIA, E CULPANDO OS PAIS POR ATOS IRRESPONSAVEIS INFELISMENTE O REPORTER QUE FEZ A COBERTURA TALVES NÃO SAIBA QUE DENEGRIR A IMAGEM E DIFAMAR AS PESSOAS É CRIME, PRINCIPALMENTE NO CASO DOS RAPAZES QUE NÃO SÃO BANDIDOS,SÃO JOVENS QUE TEM IDENTIDADE,TEM FAMÍLIA ,RESIDENCIA FIXA SE UM DELES FOSSE MEU FILHO ABRIRIA UM PROCESSO CONTRA ESSE ATO IMPENSADO DA IMPRENSA.

  • eduardo

    COM CERTEZA SÃO FILHINHOS DE PAPAI E QUE OS PAIS SÃO UNS POBRES COITADOS E INFELIZES PELOS FILHOS QUE TEM, COM CERTEZA O FINAL DE PESSOAS QUE AGEM ASSIM É SEMPRE TRISTE. MELHOR SER POBRE, HONRRADO, TER CARÁTER, COLOCAR A CABEÇA NO TRAVESSEIRO E DURMIR EM PAZ. DO QUE TER FILHOS PERTURBADOS ASSIM, DEVEM CONVIVER COM A VIOLENCIA DENTRO DE CASA PRA AGIREM ASSIM. COMO DIZ O DITADO TAL PAI TAL FILHO, TUDO DEPENDE DA EDUCAÇÃO PASSADA PELOS PAIS ESSES NÃO TIVERAM NENHUM POUCO.

  • graciane

    LAMENTAVEL! UMA SIMPLES CONFUSÃO DE TRANSITO SE TORNOU NO ATO DE VANDALISMO COMO DIZ A IMPRENSA SÓ QUE O REPORTER QUE FEZ A COBERTURA TALVES NÃO SAIBA QUE DENEGRIR A IMAGEM E DIFAMAR AS PESSOAS É CRIME E POR UM ATO IMPENSADO DIFAMOU OS TRÊS RAPAZES CHAMANDO-OS DE VANDALOS, ARRUACEIROS, DROGADOS SÓ QUE ELE ESQUECEU QUE ESTES RAPAZES TEM IDENTIDADE, RESIDENCIA FIXA E TEM FAMILIA ELES NÃO SAO BANDIDOS COMO DIZ A IMPRENSA EU ACHO QUE NÃO É POR AÍ QUE SE RESOLVE AS COISAS, SE UM DESSES RAPAZES FOSSE MEU FILHO COM CERTEZA ABRIRIA UM PROCESSO CONTRA A IMPRENSA.NÃO PRECISA SER ADVOGADO PARA SABER DISSO!

  • Goku Vascaino

    KKKKKKKKKKKKKK OS FILHINHOS DE PAPAI Q SE META COM MIGO EU ADORO ESSA RAÇA. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AINDA POR CIMA E FLAMENGUISTA .. A FACÇÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK