Fique sabendo…

JEMs
A Sedel reuniu todos os coordenadores das modalidades que integram a edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e os secretários-adjuntos da Sedel, Alim Maluf Neto e Winglitton Barros, o China, também participaram da reunião. O encontro serviu para discutir os procedimentos que serão adotados durante a fase final da competição, que terá início no próximo dia 10 de agosto. As partidas finais da categoria infantil (de 12 a 14 anos) começam no dia seguinte (11) e prosseguem até o dia 21. As disputas da categoria infanto (de 15 a 17 anos) terão início somente em setembro.

Viana
O prefeito de Viana, Rivalmar Luis Gonçalves Moraes, é alvo de duas Ações Civis Públicas de Execução Forçada ajuizadas pelo Ministério Público para garantir o ressarcimento de R$ 80.570,97 aos cofres públicos. O valor é referente a duas condenações impostas pelo TCE por irregularidades constatadas em prestação de contas apresentadas pelo gestor.

Timon
A 6ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Timon, por meio de Ação Cautelar contra o Estado do Maranhão, requereu a interdição parcial do Centro de Ressocialização Jorge Vieira, unidade prisional do referido município. O MP também solicitou que seja impedido o ingresso no estabelecimento de qualquer preso, condenado ou provisório, oriundo de outras comarcas. Igualmente foi requerido que o recebimento de presos vindos de delegacias de polícia ocorra somente com autorização judicial, de juízo criminal ou plantonista da comarca, condicionado à existência de vagas

Trizidela do Vale
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras ingressou com cinco Ações de Execução Forçada contra o prefeito de Trizidela do Vale, Jânio de Sousa Freitas, para obrigá-lo a pagar valor superior a R$ 1,2 milhão, referentes a multas e débitos decorrentes de irregularidades na prestação de contas dos exercícios financeiros de 2006 e 2007.

Aleitamento materno
A XIII Semana de Aleitamento Materno foi aberta, hoje, na Maternidade Marly Sarney – unidade mantida pela Secretaria de Estado da Saúde.  Este ano, o slogan “Fale comigo! Amamentação, uma experiência 3D”, chama a atenção para a importância do período de gestação, amamentação e das redes sociais na difusão das informações sobre amamentação. A programação prossegue até o fim da semana.

Quilombolas
Pensando na educação básica voltada para as comunidades quilombolas do Maranhão, a Conferência Nacional de Educação e a Câmara de Educação Básica do CNE realizarão, nesta sexta-feira (5), conferências para a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. O evento conta com apoio da FAMEM. O Maranhão foi escolhido, juntamente com a Bahia e Distrito Federal, pelo seu grande contingente populacional quilombola. A primeira Audiência Pública será realizada em Itapecuru-Mirim, das 9 às 13h, no Itapecuru Social Clube.

Bibliotecas
A instalação de bibliotecas em espaços inadequados, falta de atualização do acervo, desorganização dos livros e ausência de bibliotecários foram problemas detectados pela Promotoria de Defesa da Educação de São Luís nas escolas da capital. A pesquisa foi realizada em 2010 e apesar da situação desfavorável, a Prefeitura de São Luís e o Governo Estadual não adotaram medidas para regularizar o quadro. Para apurar a situação, o MP instaurou dois inquéritos civis e vai realizar diligências nas escolas. A ideia é propor um acordo para resolver o problema. Em último caso, o Ministério Público deve ajuizar Ação Civil Pública, requisitando judicialmente a regularização e instalação das bibliotecas.

3 comentários para "Fique sabendo…"

  • giscard nunes

    secretario NAGIB BLA,BLA,BLA Haickel,CADE O ESTADIO CASTELÃO???

    RESPOSTA: VOCÊ PERGUNTOU AO SECRETÁRIO, MAS TENHO A INFORMAÇÃO DE QUE A LICITAÇÃO PODE OCORRER NESTE MÊS DE AGSTO OU SETEMBRO. ESTOU TENTANDO CONFIRMAR COM O SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA, NAX BARROS QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELA OBRA.

  • rodrigo

    Venho aqui denunciar a passagem de onibus pela avenida da universidade no cohafuma. Qualquer dia acontece um acidente com algum morados, os motoristas passam em alta velocidade.Há muito temp oaocntece isso e nada é feito. Por favor o que devemos fazer?

  • Pedro Santos

    Essa pergunta do Giscard Nunes não deveria ser feita para o Max Barros e para a Governadora?

    RESPOSTA: PARA A GOVERNADORA, SEM DÚVIDA. MAS O MAX TAMBÉM PODERIA RESPONDER.