Alberto Ferreira joga duro e desafia o Ministério Público

A promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti vai requisitar a instauração de inquérito policial contra o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, por descumprimento a requisição do Ministério Público do Maranhão, que abriu inquérito civil políco para investigar possíveis indícios de irregularidades na Federação Maranhense de Futebol.

Segundo Lítia Cavalcanti tanto a Federação Maranhense de Futebol como a Confederação Maranhense de Futebol não enviaram os documentos requesitados e muito menos os comprovantes e isso já estaria atrapalhando as investigações.

Ontem, a Federação Maranhense de Futebol deu entrada de um ofício de três páginas e garante que “os documentos solicitados, serão fornecidos somente por meio de ordem judicial, pois, entendemos, permissa venha que o Ministério Público não tem legitimidade para exigir a referida requisição, em face de que não há interesse público no presente questionamento, e, ainda, no que concerne aos interesses dos torcedores, eles próprios podem agir, dentro dos limites estabelecidos na Lei nº 10.671/2003, sem qualquer ingerência do õrgão do Parquet”.

Ainda segundo o ofício assinado pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, “é de domínio público, que a Promotora que preside a referida ação civil, instaurada por interesses de determinados radialistas que atuam na crônica esportiva do Maranhão, empregados da Rádio Mirante AM, desejosos na saída da presidência do seu representante legal, procuraram a nominada Promotora de Justiça, para intervir no presente caso, tendo a mesma, de logo, sem qualquercomprovação, afirmado que o colocaria para fora da FMF, feito diversos pronunciamentos públicos, com acusações inverídicas de fatos que sequer tem conhecimento”.

No último ítem do ofício, o presidente da FMF volta a desafiar o Ministério Público “afirmando que no momento próprio, em que houver a indispensável determinação judicial, apresentará os documentos que se fizerem necessários à comprovação dos fatos constitutivos do seu direito, por entender, data venia, que o Ministério Público não tem legilimidade ativa para investigar entidade de direito privado”.

A promotora Lítia Cavalcanti disse que nunca fez papel de garota de recado no Ministério Público “Eu não estou a serviço de ninguém como diz o presidente da Federação, Sr. Alberto Ferreira. Eu estou a serviço da Lei e das minhas convicções. Nunca fiz papel de garota de recado nesta Promotoria e não será agora. Eu não me emociono com isto. O que importa para mim é que ele não mandou nenhum documento e posso garantir a você que dentro desta Promotoria não se brinca, se trabalha” – afirmou.

Por telefone, tentamos falar com o presidente da Federação Maranhense de Futebol. Ele atendeu ao telefone, mas passou a uma pessoa que estava ao lado pedindo que perguntase que era. Do outro lado da linha estava o secretário da FMF, Jorge Ferreira (irmão do presidente da FMF). Jorge disse que Alberto estava dormindo e disse que Alberto retornaria a ligação depois.

CBF

A CBF, por meio documento assinado pelo advogado Carlos Eugênio Lopes, em resposta à notificação de descumprimento de requisição, encaminhou ofício ao Ministério Público do Maranhão, onde se diz surpresa com o fato da Promotora afirmar que “nenhum dos tópicos foram atendidos”, de acordo com a solicitação inicial datada de 13 de julho de 2011. E justifica que os documentos comprovatórios do repasse não fora enviados por se tratar de repasse eletrônico.

A promotora Lítia Cavalcanti disse que todos nós sabemos que é fácil a comprovação com os recibos dos repasses, mesmo neste casos “É simples, basta imprimir o comprovante dos depósito ou os extratos” – explicou.

Além disso, a CBF não faz qualquer referência à não publicação no site da entidade do Balanço Financeiro da FMF, por exemplo no ano de 2009.

No ofício, o advogado Carlos Eugênio Lopes coloca-se à disposição da promotora Lítia Cavalcanti para prestar outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

AMA Clubes

Por telefone, o presidente da AMA Clubes, Sérgio Frota informou que encaminhou nesta terça-feira pela manhã informações e documentos requisitados pelo Ministério Público. O prazo para a AMA Clubes enviar os documentos terminaria hoje, às 18h.

Leia o documento na íntegra:

Página 1, Página 2, Página 3

9 comentários para "Alberto Ferreira joga duro e desafia o Ministério Público"

  • joao pedro

    A Drª Litia, tem que saber lidar com o Sr Alberto Ferreira não é atoa que ele está lá e ninguem nunca o tirou, mostre em público toda a sujeira desse… e cadeia nele é o que ele merece e é o que nós torcedores do futebol maranhense queremos.

  • Paulo Roberto Santos Dias

    Dra. Litia, os torcedores do Ma. com certeza ficaram satisfeitos com o desenrolar dos fatos da FMF, mas a população de São Luis/Ma, tem coisas mais urgentes para se preocupar para citar apenas um cade os 300 onibus para melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo, a promotoria nunca vai se pronunciar, vamos usar de criterios e esse a população tem mais urgencia.

  • motense

    Zeca, este presidente da Federação é muito cara de PAU, o futebol maranhense tá dentro de um buraco e cada dia que passa afunda mais e tudo por culpa de uma péssima administração na FMF.
    Realmente ele só sair de lá dentro de um Caixão. Vamos torcer para que ele pelo menos com esta investigação fique estressado e tenha um ataque cardíaco fulminante. O futebol iria agradecer!

  • Joaquim Aguiar

    ESTÁ PROVADO MAIS UMA VEZ QUEM REALMENTE PREJUDICA NOSSO FUTEBOL ( FMF) . NAS PRIMEIRAS ENTREVISTAS DA DRA. LIDIA ELA EXPLICOU TÉCNICAMENTE COMO E PORQUE ESTAVA ENQUANDRANDO A FMF NO DESCUMPRIMENTO DO ESTATUTO DO TORCEDOR NÃO DEICHANDO DÚVIDAS . POR VÁRIAS VEZES O PRESIDENTE DA FMF DECLAROU QUE NÃO TEMIA AS INVESTIGAÇÕES POIS TERIA TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS INCLUSIVE ENCAMINHOU AQUELE DUVIDOSO BALANÇO . COMO O BALANÇO CHEIO DE ERROS FOI CONTESTADO E O MP SOLICITOU COMPROVAÇÕES DEU PRAZOS . A FMF SAIU COM ESTA SAIDA JURIDICA QUE NA MINHA OPINIÃO É PARA CONFUNDIR A TODOS E GANHAR TEMPO ACHO ATÉ QUE O MP JÁ ESPERAVA POR ISTO EM SE TRATANDO DA FMF . COM CERTEZA A DRa. LIDIA VAI DAR O PASSO SEGUINTE . A FMF AINDA VAI DAR MUITO TRABALHO AO MP VAI RECORRER ,VAI CONTESTAR PROVOCAR DESGASTES POIS NÃO TEM OS DOCUMENTOS . QUANTO AS ACUSAÇÕES AO SISTEMA MIRANTE ACHO QUE O DEPARTAMENTO JURIDICO DEVERIA TOMAR PROVIDENCIAS . A IMPRENSA DE UMA FORMA GERAL ESTÁ FAZENDO SUA FUNÇÃO INFORMANDO O PÚBLICO . COM OS BLOG’S SAIMOS DAQUELAS NOTICIAS MUITAS VEZES FILTRADAS PELO FATOR TEMPO E PODEMOS DAR NOSSA OPINIÃO . TODOS SABEM QUE AS CORRUPÇÕES IMPERAM NO FUTEBOL LOCAL ,NACIONAL ATÉ INTERNACIONAL . POR SUA VEZ A CBF QUIZ SAIR PELA TANGENTE MAIS TAMBÉM VAI DAR MUITO TRABALHO.

  • Becão

    COMENTÁRIO MODERARO.

  • Guilherme

    Zeca, este presidente da Federação é muito cara de PAU, o futebol maranhense tá dentro de um buraco e cada dia que passa afunda mais e tudo por culpa de uma péssima administração na FMF.
    Realmente ele só sair de lá dentro de um Caixão. Vamos torcer para que ele pelo menos com esta investigação fique estressado e tenha um ataque cardíaco fulminante. O futebol iria agradecer! [2]

  • GISCARD NUNES

    SABE O QUE VAI ACONTECER??? NADA… LEMBRAM DO CAIXA DAGUA,SO SAIU DA FEDERAÇAO DO RIO MORTO E O QUE ACONTECEU DEPOIS??? FLAMENGO CAMPEAO BRASILEIRO,FLUMINENSE CAMPEAO BRASILEIRO O VASCAO CAMPEAO DA COPA DO BRASIL VIU O RESULTADO!!!

    COMENTÁRIO MODERADO

  • fernando 81

    Comentarista nº 2, denominado PAULO ROBERTO SANTOS DIAS:
    Cara pálida uma coisa não exclui a outra…a Promotora Lítia é conhecida como uma das mais autantes no Estado, ela sempre está á frente de ações que visam combater a robalheira e o desreipeito ao consumidor/cidadão…Não será você que dirá o que ela deve ou não deve fazer ou priorizar…
    Você com certeza não gosta sabe o que é Futebol, não entende o sentimento das famílias, dos trocedores dos cidadãos que frequentam estádios, que os raros momento de diversão e felicidade que tem nessa vida é quando vão ao estádio acompanhar uma partida de futebol do seu time…
    São na grande maioria cidadãos trabalhadores, humildes que sofrem muito neste Estado Miserável, e que o único momento de alegria seria dado pelo Futebol pelo seu time de paixão…Mas até essa rara felicidade tem sido vilipendiada por este CRIMINOSO BANDIDO chamado Alberto Ferreira…
    Promotora Lítia nós torcedores maranhenses estamos com a Senhora…que seja aberto o inquérito, que seja decretada a prisão preventiva deste crápula para que ele atrapalhe as investigação…
    QUE AS TORCIDAS ORGANIZADAS, SE UNAM E FAÇAM MUITO BARULHO…A ACOMODAÇÃO NUM MOMENTO DESSES SÓ PREJUDICA…
    QUANTO A VOCÊ PAULO ROBERTO sANTOS DIAS: tá revoltado com as questões dos ônibus…então escolha melhor seus governantes na próxima eleição!!!!

  • Paulo Bolivão

    Zeca essa promotora não é uma gata!

    RESPOSTA: RAPAZ, PAULO… ELA TRABALHA DE VERDADE NA PROMOTORIA DO CONSUMIDOR. AS COISAS COM ELA FUNCIONAM.