Via Expressa será entregue em setembro de 2012

Em comemoração aos 400 anos de São Luís, a ser celebrado em 2012, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutura, Max Barros, assinaram na manhã desta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da Via Expressa, avenida que ligará a Avenida Colares Moreira – passando pela Avenida Carlos Cunha, próxima ao Sítio Santa Eulália – à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.

Orçada em R$ 100 milhões, a obra terá cerca de 9 km de extensão e beneficiará mais de 30 bairros e uma população estimada de 300 mil habitantes. A Via Expressa deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.

Segundo a governadora Roseana Sarney, a obra será entregue em setembro de 2012, como presente aos moradores da capital. “Essa é uma obra importante para São Luís, a primeira avenida de grande porte que vai desafogar o trânsito da capital e dar mais qualidade de vida às pessoas. Assinamos hoje o primeiro ato de comemoração da grande festa que será os 400 anos de São Luís”, afirmou a governadora.

Max Barros, secretário de Infraestrutura, informou que a obra vai melhorar o trânsito da capital. “A previsão é que na fase inicial 35 mil veículos circulem diariamente pela Via Expressa, isso vai contribuir para a fluidez do tráfego. Nós vamos entregar a mais moderna e bonita avenida de São Luís”.

A Via Expressa interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego.

Na construção da via expressa serão gerados 5.700 empregos diretos e indiretos. A avenida vai ter seis pistas, duas delas exclusiva para o tráfego de ônibus, além de ciclovia, pista para pedestres, canteiro central, dois viadutos e cinco pontes ao longo da via para minimizar o impacto ambiental em áreas de mangues.

As informações são da Secom

4 comentários para "Via Expressa será entregue em setembro de 2012"

  • Felipe

    É tanta propaganda que até pensei que já era a inauguração.

  • gojoba

    e o castelao nao vai ser feito nunca mais

  • Joaquim Aguiar

    POR SE TRATAR DE UMA POSSIVEL GRANDE SOLUÇÃO QUE PODERÁ BENEFICIAR MUITOS BAIRROS E PRINCIPALMENTE O ESCOAMENTO DE TRÁFEGO EM ALGUMAS VIAS . SERIA SUGESTIVO MAQUETES NOS PRINCIPAIS PONTOS DA CIDADE COMO PÇA. DEODORO TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E SHOPING’S PARA ENTENDERMOS MELHOR O PROJETO . A PRINCIPIO ME PARECE QUE VAI ATENDER BEM ALGUNS PONTOS E OUTROS PODERÃO FICAR DO MESMO JEITO . O VIDEO QUE PASSA NA TV É MUITO RÁPIDO MAIS ME PARECE QUE COMEÇA NO RENACENÇA E TERMINA NO MARANHÃO NOVO CONSEQUENTEMENTE BENEFICIANDO SOMENTE AQUELA ÁREA . E A AV. FÉ EM DEUS SOBRE O MANGUE QUE COMEÇA NA CAMBOA E TERMINA NA AV. DOS FRANCESSES PROXIMO A ANTIGA RODOVIÁRIA VAI BENEFECIAR O QUE ? JÁ FUI LÁ PROXIMO ONDE ERA A NASSAU NÃO TEM NENHUMA MAQUETE NINGUÉM SABE DA NADA NO CANTEIRO DE OBRAS . ESTES DETALHES PRECISAM FICAR BEM CLAROS PARA A POPULAÇÃO . ME PARECEM QUE TRATA-SE DE UM GRANDE PROJETO QUE ESTÁ SENDO FEITO AOS PEDAÇOS . SÃO LUIS PRECISA DE UM GRANDE PROJETO QUE DESCONGESTIONE O TRANSITO EM TODOS OS QUADRANTES .VEJAM O QUE SERIAM SOLUÇOES E HOJE SE TORNARAM PROBLEMAS ; VIADUTOS DA COHAMA E COHAB AS TAIS ROTATORIAS CONTINUAM COMPLICANDO FALTARAM OS BRAÇOS OU ALÇAS . DESGONGESTIONAM UM LADO E COMPLICAM OUTROS .

  • Joaquim Aguiar

    A QUESTÃO DAS MAQUETES ASSIM COMO MAIORES ESCLARECIMENTOS SERIAM MUITO IMPORTANTES . VOU CITAR ALGUNS EXEMPOLOS : A AV. LITORANEA SERIA ATÉ O ARAÇAGI ATÉ HOJE NÃO PASSOU DO CALHAU , O PROJETO INICIAL DO VIADUTO DO CALHAU TERMINOU SAINDO DIFRENTE FICANDO AS ALÇAS COM CURVAS PRATICAMENTE DE 90º , FICOU TUDO COMPRIMIDO . OS VIADUTOS DA COHAMA E COHAB PREVIAM ALÇAS NÃO TIVERAM . A AV. SOBRE O MANGUE QUE PERCORRERIA TODA A MARGEM DO RIO ANIL ESTÁ SENDO CONSTRUIDA SOMENTE NO TRECHO DA CAMBOA ATÉ FUNDOS DO HOSPITAL SARAH CRUZANDO COM A AV. DOS FRANCESSES ONDE TERIA UM VIADUTO COM ALÇAS (?) , VÃO INTERLIGAR A AV. FÉ EM DEUS ATRAVÉS PONTE COM A VIA EXPRESSA ? ESTA AV. SOBRE O MANGUE ESTÁ PARADA A MESES , JÁ PAROU VÁRIAS VEZES AINDA ACABARAM COM O MANGUE NO TRECHO ALÉM DE PASSAR MUITO PROXIMO DE UM SETOR DO HOSPITAL ONDE FICAM PACIENTES ESPECIAIS QUE PRECISAM DE SILENCIO E REPOUSO ABSOLUTO. O QUE CAUSAM SURPRESAS E QUE ESTES PROJETOS SÃO ELABORADOS , APROVADOS E FISCALIZADOS .