Estudante da UFMA destaca-se em Mestrado da PUC

O graduando em Direito da Universidade Federal do Maranhão, Marcello Soares Castro, finaliza sua graduação com horas e é aprovado em primeiro lugar no Processo Seletivo de Mestrado Acadêmico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP).

Em sua trajetória no Curso de Graduação em Direito da UFMA, desenvolveu inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão, apoiou as atividades de administração do Departamento de Direito e da Coordenadoria do Curso de Direito, integrou o Centro Acadêmico de Direito, I de Maio, executando diversas atividades obrigatórias e complementares neste período.

A apresentação de seu trabalho de conclusão de curso, intitulado “Tutela Jurisdicional Diferenciada dos Direitos de Propriedade Intelectual: aplicabilidade, eficácia e imperatividade da antecipação de tutela”, foi realizado no Auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA, tendo como examinadores seu orientador, o Professor Ms. Alexandre Freire, a Professora Ms. Edith Ramos e o Professor e Advogado Sidney Filho. O graduando obteve conceito máximo (nota 10,0), com distinção e louvor, e indicação do seu trabalho para publicação.

O estudante submeteu-se ao seletivo mesmo sem concluir a graduação, e, correspondendo às expectativas, obteve a aprovação nas provas de Mestrado de uma das melhores universidades da America Latina. Os Programas stricto sensu da PUC- SP são destinados à formação de pesquisadores, docentes para o ensino superior, e profissionais de mercado, conferindo títulos de Mestre e Doutor, atualmente comportando 26 Programas de Estudos Pós Graduados, todos integrantes do Sistema Nacional de Pós Graduação.

O seletivo para ingresso no Mestrado Acadêmico da PUC-SP foi composto de 3 (três) etapas: (i) prova dissertativa; (ii) entrevista, exame do projeto de pesquisa e análise do currículo; (iii) prova de proficiência em língua estrangeira. Realizando a primeira etapa – prova dissertativa –, e preparado para a outra etapa – entrevista –, o graduando o graduando não necessitou realizar esta segunda, tendo em vista seu excelente desempenho na primeira etapa, o que levou a banca entrevistadora, composta de notáveis juristas, dispensá-lo da entrevistas, estando estes satisfeitos e convencidos da capacidade e perfil do candidato. Posteriormente realizou a prova de proficiência em língua estrangeira.

O projeto de pesquisa apresentado pelo graduando no seletivo do Mestrado foi o mesmo apresentado para a conclusão do seu curso de graduação, sendo derivado de três linhas de pesquisa, uma do PET/Direito e duas do NPC: “Propriedade Intelectual e Direito da Inovação”, “Tutelas Diferenciadas no Processo Civil” e “Técnica Processual e as Tutelas dos Direitos Fundamentais”. Isto demonstra a extensão e profundidade das atividades no Curso de Direito, que nos últimos anos tem formado juristas extremamente preparados para o desempenhos de suas profissões.

Saiba mais aqui

Seja o primeiro à comentar em "Estudante da UFMA destaca-se em Mestrado da PUC"