Lítia Cavalcanti explica inquérito sobre a FMF

A promotora de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor da Capital, Lítia Cavalcanti, garantiu que será feita investigação na atuação da Federação Maranhense de Futebol. Em entrevista, nesta manhã (14), ao radialista Herberth Fontenelle, na rádio Mirante AM, a promotora disse que existe uma necessidade de transparência nas contas da entidade que representa o futebol do Maranhão.

– Não existe transparência no recebimento dos recursos repassados pela CBF à Federação Maranhense de Futeboil. A gente observa que no site da CBF todos estados publicam sobre os recursos recebidos. No Maranhão, isto não acontece – relatou.

A promotora Lítia Cavalcanti disse que um outro aspecto preocupante é a situação em que se encontra o futebol maranhense. “Esse é outro aspecto a ser verificado nessa investigação. Me parece que o futebol local está se acabando. A gente precisa saber quais razões dessa crise”, adiantou.

A promotora Lítia Cavalcante encaminhará, ainda hoje, ofício à Confederação Brasileira de Futebol – CBF e à Federação Maranhense de Futebol – FMF para que as duas entidades encaminhem no prazo legal (10 dias) a seguinte documentação:

– Requisitar à CBF que encaminhe no prazo legal (10 dias), informações e documentos referentes aos repasses destinados À FMF, no período compreendido entre janeiro de 2009 a julho de 2011, bem como as razões pelas quais inexiste, em seu site oficial, a divulgação dos balancetes correspondentes à FMF;

– Requisitar à FMF as informações e dodumentos a seguir especificados: Informações e documentos referentes aos recursos recebidos da CBF e sua respectiva destinação; Estatuto da FMF e suas alterações; Edital de convocação para a última eleição de Diretoria, ata de eleição e posse; Balanço patrimonial da FMF, referente ao exercídio de 2009 e 2010, bem como os balancetes do exercídio de 2011; Relação nominal de todos os associados, contendo respectivo tempo de vínculo com a FMF, bem como as entidades que por ventura tenham sido extintas durante o período de 2009 até a presente data.

A promotora afirmou que os diretores dos clubes de futebol do Maranhão também serão ouvidos. Ela prometeu que investigará o caso até o fim. “Precisamos de provas concretas para poder acusar ou não quem dirige o futebol do Maranhão”, finalizou.

Imirante Esporte e Rádio Mirante AM

12 comentários para "Lítia Cavalcanti explica inquérito sobre a FMF"

  • Heracias Bezerra Junior

    Com essa promotora na jogada, acredito em um gol de placa do futebol maranhense em pouco tempo .

  • Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Boa Tarde, Zeca!

    A notícia é muito boa, entretanto, acho que dificilmente a Promotora Litia irá conseguir sucesso em suas investigações. Depois daquela entrevista concedida pelo Sr. Ricardo Teixeira na revista Piauí, deixando bem claro que a única entidade que ele respeita é a rede Globo, dificilmente irá responder aos Ofícios da Dra. Lítia.

    Vamos aguardar para vê o que irá acontecer, espero que eu esteja enganado.

    Jorge Viveiros.

  • Francisco

    ESTAMOS FIRME E FORTE E COM TODA A ESPERANÇA NA SENHORA. FORA ABERTO FERREIRA!

  • Joaquim Aguiar

    OUVI HOJE PELO PROGRAMA FONTINELE COMENTA COMENTÁRIOS DA DRa. LIDIA . MUITO FIRME E CONVICTA ELA RESALTOU QUE NÃO É DE PARAR NEM ABANDONAR CASOS . VÃO HAVER MUITAS DIFICULDADES PARA FORMALIZAR O PROCESSO FINAL AINDA TEM SITUAÇÕES QUE CABEM RECURSOS ETC . MAIS A DRa. LITIA SABE MUITO BEM ENFRENTAR ESTAS SITUAÇÕES ELA É MUITO COMPETENTE . RECEIO QUE CLUBES NÃO REPASSEM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS PELO MP COM FIDELIDADE EXISTEM MUITOS ATRELAMENTOS ENTRE CLUBES E FMF . ESTAS INVESTIGAÇÕES PODEM MEXER COM OUTRA PESSOAS . POR OUTRO LADO A CBF TAMBÉM PODERÁ COLOCAR DIFICULDAES NOS REPASSES E FIDELIDADE DAS INFORMAÇÕES . CABE TAMBÉM AOS TORCEDORES E TORCIDAS ORGANIZADAS SE PRONUNCIAREM AFINAL SÃO OS GRANDES PREJUDICADOS SEM O BOM FUTEBOL. VAI SER UM OSSO DURO DE ROER . MAIS PELA DETERMINAÇÃO DA PROMOTORA ELA VAI ATÉ O FIM . LEMBRAM QUE O DIRETOR DE FUTEBOL ANTERIOR FALOU CERTA OCASIÃO QUE IRIA BOTAR A BOCA NO TROMBONE ? CHEGOU A HORA ELE PODE COLABORAR DETEM MUITAS INFORMAÇÕES .

  • Lucas

    siga em frente doutora e passe o futebol maranhense a limpo. Temops grandes jogadores e uma grande torcida e ninguém entende porque os nossos clubes vivem em crise pela falta de credibilidade dessa Federação nefasta.

  • Melo

    Estamos confiantes agora com essa investigação da promotora Lítia Cavalcante sobre o futebol maranhense. Vamos passar esse futebol que tanta gente gosta a limpo e tirar o dono da Federação de lá. Conte com a nossa torcida promotora Lítia a senhora é a nossa esperança, e a esperança do futebol maranhense.

  • Raimundo Lima

    APOIAMOS A SUA INVESTIGAÇÃO DOUTORA LÍTIA CAVALCANTI.
    TORCEDORES DO MOTO.

  • Cândido de Sousa Júnior

    Também ouvi hoje pela manhã, no programa Fotinele comenta a Promotora Lítia Cavalcante falando sobre o inquerito que irá abrir com ministério público para investigar as irregularidades da Federação Maranhense de Futebol, e fiquei mas confiante ainda quando ela falou o seguinte: “Fontinele, quando eu pego um caso aeu vou até um fim, não deixo pela metade”. Estou confiando nela e espero que ela possa nos curar desse Câncer que é a Federação Maranhense de futebol!!!! Zeca, meu nome é Cândido, tenho 15 anos!!!!

  • Andre Costa dos Santos

    Litia optou por fazer investigação do ponto de vista finaceiro ……seria bom que ela estendesse a investigação para o desrrespeito as leis do consumidor (estatuto do torcedor) na competição elaborada pela FMF durante este período , creio que a divulgação de tabela , mudanças de jogos fora do prazo,site sem informações no prazo de publico, renda, alem de transparencia das competições que exige no site tambem daria vasta munição .

    Sem dúvida os consumidores (torcedores) do futebol Maranhense são penalizados em vários aspectos ,desde falta de ambulancia ,segurança, monitoramento estadios com camera até nos aspectos de transparencia das competições .

    Litia, faça uma investigação completa, não esqueça o ESTATUTO DO TORCEDOR , que é a garantia dos cconsumidores do futebol e é rasgado em todos os jogos pela entidade do futebol Maranhense.

  • joari aires

    realmente a melhor noticia do futebol maranhense nesses ultimos 10 anos…
    tomara que dê em alguma coisa, a galera do espaco das torcidas esta torcendo para que
    a litia e o MP consigam fazer esse cidadão ao menos se sentir mais pressionado.
    tava na hora dele saber que nem todo mundo é otario nesse estado…

    todos nós sonhamos um dia estar livres dos Sarneys e de Alberto Ferreira!
    “mesmo que seja só um sonho, ja consigo imaginar como talvez seria bom”

    abraços a todos!

  • antonio carlos duarte ferreira

    é uma parada forte, alberto ferreira …. e promotoria……. vencedor 1.ª… 40 anos ….alberto ferreira….
    a federação é regida de estatuto…. sem fins lucrativos: formada por um colegiado de representante dos clubes de futebol….
    quem não tem remuneração…….
    1.º estatuto…….registrado no cartório cantuária de registro
    2.º.ata assinada pelo colegiado registrado no cartório:

    penso eu que não precisava nem convocar promotoria dr. Lidia gosta muito de imprensa…jornais……
    basta o colegiado que gera supresa aceitar tudo que alberto manda: reunir e decidir tirar alberto de onde está….
    e que vai assumir: os que mais gritam não faz nada;
    fortinelle; o que fez na secretaria de esporte quando era secretario nada; é bom de radio e torcer somente para um time…
    quem deseja a boquinho milionária….todos.

    culpado do futebol está assim são todos, fmf,imprensa escrita e falada, colegiado…torcedores……….nós,eu como torcedor sou culpado
    desde futebol que não cresce…….

  • joariaires

    não concordo com o antonio carlos, faço parte da torcida e da imprensa como todos nós fazemos, afinal somos nos quem distribuimos e opinamos as noticias, porem tenho que dizer a ele que não sou presidente da FMF, nem presidente da AMA, muito menos presidente de algum clube, porque se fosse teria o mesmo sucesso que tenho nos meus negocios e tenho certeza que muitos outros que fazem parte desse blog tambem teriam.
    o problema é que a imprensa que se diz profissional, e os dirigentes destes já citados, não abrem espaço para outras pessoas novas e se se pelam de medo de perder o espaço para alguem com mais iniciativa e criatividade. todos nós sabemos que a pior coisa para um funcionario é ele se sentir acomodado, satisfeito e achando que ta tudo bom.
    eu tenho 30 anos e acho que unica coisa que ta bom pra mim é o tamanho, pois não cresço mais! kkkkkk
    entrei nesse negocio de futebol agora, mas sempre tive vontade de participar, vou mais longe que puder, e vou fazer minha parte.
    hoje sou diretor de esportes e tecnico categoria de base do DADC do Bairro Coroadinho, alem de comentarista, narrador e colunista do site e do programa jogo aberto – ma, e não precisei estudar 30 anos de comunicação, claro não sou nenhum monstro consagrado, mas estou aprendendo e melhorando na pratica e penso que todos tem a mesma capacidade, desde que tenha a oportunidade, e é o que pretendo fazer apartir de 2012, buscar talentos para nosso site.
    espero que todos pensem positivo e não como meu amigo
    antonio carlos D. F.

    grande
    abraço a todos..