Alunos de medicina do Uniceuma terão menos prática

Alunos medicina do Uniceuma protestaram na última quarta-feira (22) contra a redução da carga horária do curso que passará de 8 mil e 300 horas para 7 mil e 500 horas. Serão 800 horas a menos de preparação dos novos médicos que serão colocados no mercado pelo Uniceuma.

A redução da carga horária afetará basicamente as aulas práticas tão necessárias para a formação de médicos de qualidade. Segundo os alunos, a redução deve atingir também o período de estágio.

No entanto, o valor da mensalidade continuará de R$ 4.500,00, reclamam os estudantes.

Eles também querem a valorização dos professores que recebem por aula a importância de R$ 25,00.

O protesto durou 40 minutos. Uma comissão de alunos foi recebida após o protesto pelo coordenador do curso que prometeu dar uma resposta às reivindicações dos alunos.

21 comentários para "Alunos de medicina do Uniceuma terão menos prática"

  • Benerru

    Zeca , a ganancia da direção do Ceuma vizando exclusivamente o dinheiro, vai prejudicar na formação desses futuros profissionais da saúde, pois a avaliação do curso de medicina do ceuma pelo mec obteve nota 4 numa escala ate 5 ,superando ate mesmo a ufma,mas o ceuma não satisfeito com esse resultado quer reduzir a carga horaria do curso,pois o que eles queriam ja conseguiram que era o reconhecimento do curso e a boa avaliação do mec, depois reclamam que a medicina do Piaui é melhor que a do Maranhão.Eita CEUMA mercenario , JUSTIÇA NELES!,

  • Diana Serra

    Sou médica e tenho medo dos novos médicos que estão entrando no mercado de trabalho. Além das evidências como postado no seu blog, o mercantilismo sufoca o sacerdócio.
    Fui vítima recentemente não de erro médico, mas de homicídio médico que tirou a minha mãe de mim e acabou com a minha vida.

  • Izael Sousa

    a medicina no ceuma custa 4500 reais e pagam 25 reais por uma aula aos professores ??? EXPLORAÇÃO tanto dos alunos quanto dos professores…. Não sei nem como um médico se submete a dar aula por 25 reais !! SE TOCA CEUMA, MEDICINA É COISA SÉRIA, se quer ter medicina como um dos seus cursos, INVESTE MUITO E AUMENTA A CARGA HORARIA, não baixa !!

  • Socorro

    Ola Zeca , queremos contar com seu apoio divulgando as insatisfações e preocupações dos estudantes de medicina do Ceuma . Pois a imagem que se tem é de que so filho de rico cursa. No entanto muitos filhos de pobre estão tambem cursando , atraves do ProUni. E a qualidade do curso é excelente. Que adota o metodo de ensino PBL (Ensino Baseado em Problemas – tutoria) , estimulando a pratica e o raciocio clinico dos alunos, que ja no primeiro periodo sao inseridos em unidades de saude basica da capital.A redução das aulas praticas,implicara diretamente na queda da captação de conhecimentos,afetando os alunos.

  • Acadêmico

    Não tenha medo dos novos profissionais. O que esta sendo feito pelos acadêmicos é válidoo, e visa apenas a continuidade do curso como era outrora. Um excelente curso de Medicina que tem 75% de aprovação nas provas de residência.
    Mais uma coisa retire nossas fotos por gentileza, uma vez que você não tem autorização para fazê-lo, desde já agradecemos.

    RESPOSTA: AS FOTOS FORAM ENCAMINHADAS PARA MIM PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES.

  • Felipe

    Querem destruir o único curso que tem credibilidade na instituição!!!!

  • Anonimo

    O curso de medicina do CEUMA ja nao é bom o bastante do jeito que é, se comparado com outras faculdades, imagine com a reduçao da carga horaria. O CEUMA vai se tornar um fabrica de medicos mediocres e ruins, de certa maneira ja faz isso, imagine com essa mudança!!!

  • Cristina

    Já falavam mal dos profissionais e agora ainda vão diminuir carga horária. Agora que não vão aprender mais nada.

  • Fábio

    Porque você não ouviu a direção do Uniceuma fó falou com os estudantes?

    RESPOSTA: LIGUEI POR VOLTA DE 17H PARA O TELEFONE DE UM ASSESSOR DO UNICEUMA, MAS ELE NÃO ATENDEU O CELULAR. FICO AGUARDANDO UM POSICIONAMENTO.

  • Delson

    É UMA VERGONHA

  • Tássia

    Essa mensalidade é um assalto só faz que é filhinho de papai e pode pagar quase cinco mil.

  • Raquel

    Rezo todos os dias para meu filho conseguir passar numa faculdade pública. Acho isso um absurdo.

  • apoio aos colegas do CEUMA

    Não há dúvidas da legitimidade da sua reivindicação, de fato é ridículo pagar mais caro que uma PUC-SP e ter um curso que apesar de uma estrutura física razoável (digo assim pq quem já viu outras faculdades de medicina particulares em outros estados sabe que os alunos do CEUMA estão sendo assaltados) carece de um retorno pedagógico maior da instituição. Digo isso pq vejo que por exemplo a pesquisa do CEUMA é inexistente. No mais gostaria de lembrar os colegas que a nota 4 do curso do CEUMA não é do ENADE muito menos do MEC, como antes apresentado em reportagem do jornal da globo (vide G1.COM).

  • pequeno engano

    Caros colegas do CEUMA só gostaria de lembra-los que como antes apontado no jornal da globo (vide G1.COM) a nota 4 que os senhores possuem no seu curso não corresponde ao ENADE muito menos é uma nota do MEC. Para os senhores começarem a querer se comparar c a UFMA tem que ter um mínimo de produção cientifica de QUALIDADE. Já acho o nível de pesquisa da UFMA ridículo o do CEUMA beira o inexistente. Começem a se gabar quando tiverem gente passando na UNIFESP, USP, UFMG,UFBA,UFPE, SERVIDORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SANTA MARCELINA. Pq se gabar pq passou no HUPD, no Hospital Geral ou em outras residências meia bocas que tem por aí é brincadeira, é que nem se gabar pq passou para medicina em um curso pago da Bolívia.

  • xxx

    Até onde eu saiba, aqui no Nordeste, pelo menos (nas outras regiões não é tão diferente…), não é mérito de nenhuma instituição “passar” seus graduandos em provas de residência médica. Até porque passar em residência não demonstra a competência de uma faculdade, já que as provas são como vestibular, são direcionadas, muitas vezes não condizem com a realidade e é preciso estar treinado para marcar o X da questão. Com a UFMA, UEMA e com o UniCEUMA também não seria diferente… O mérito, felizmente, ou infelizmente, é do MEDGRUPO, Medcel, SJT e etc.
    A Medicina só caminha para a frente. Reduzir a carga horária que seja trará prejuízos. Briguem para isso não acontecer! Países “mais fracos” (comparados ao Brasil), como Chile, Equador, México, Croácia e etc. têm curso com 7 anos de duração.

  • ***

    Quem acha que o curso do Ceuma de medicina é excelente, cai na real, vocês estão vivendo em uma ilusão!!! Não permitam que isso aconteça porque a situação vai realmente ficar dificil!!

  • AIRTON

    Tomara que os donos do CEUMA nunca caiam nas mãos desses futuros médicos.
    Só Deus sabe os designios Dele.

    RESPOSTA: DESCULPA AIRTON, MAS NÃO SE PODE GENERALIZAR. OS PRÓPRIOS ALUNOS ESTÃO PREOCUPADOS COM A REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA, ENTÃO É PORQUE ESTÃO BUSCANDO APRENDER MAIS.

  • wildete

    Sou médica formada pela UFMA e professora do CEUMA com muita honra. Fiquei encantada pelo método PBL. Tenho oportunidade de empregos que paguem melhor, mas a realização pessoal de contribuir para formação de novos médicos com ética e resgatando a relação médico-paciente me impulsiona. Está havendo um mal entendido sobre a carga horária. O jornalista só deveria se pronunciar quando fosse informado da versão verdadeira.
    Médicos incompetentes podem sair de qualquer faculdade. Não vamos criar uma disputa entre UFMA e CEUMA. Fui professora de estágio no Hospita lUniversitário. Conheço os dois lados. Ambos se esforçam para dar o melhor aos alunos. Alunos e médicos são pessoas como outra qualquer e portanto podem ter bom ou mau caráter e serem bons ou maus profissionais. É que como lidamos com vidas, isso se torna mais grave.

  • Acadêmico

    É uma pena que existam pessoas tão medíocres a ponto de apenas criticar uma ação que muitíssimo válida.
    Mais uma vez reforço que o curso de medicina do CEUMA é excelente, e estamos lutando pela manutenção. Obs.: O CEUMA esta totalmente flexível a atender nossas reinvidicações. (SOU ACADEMICO DE MEDICINA E TENHO PROPRIEDADE PARA FALAR SOBRE). Espero que nunca precisem de mim, pois desejo que todos tenham uma saúde perfeita baseada em uma medicina Preventiva.

    SE voce acha que tudo é perfeito como é, nao pense assim busque a perfeição. POIS SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!!

    ABRAÇOS de seu futuro Médico…

  • Academico

    A manifestação é válida! Apenas quem sabe os verdadeiros motivos entederão!
    Caro Zeca, os alunos que le enviaram essas fotos não são os mesmos que estão nelas, posso te garantir!
    Portanto seria melhor que você usasse outras fotos até porque mesmo não é do seu direito!

    Abraços

  • Renato

    Sou aluno do Curso de Medicina do UNICEUMA esou totalmente a favor da manifetsação. Queremos continuar com o método pelo qual assinamos o contrato ao ingressar na faculdade.
    Sei que muitos fazem uma discriminação sem fundamento pelos alunos do UNICEMA, mas posso garantir que tem alunos esforçados assim como na UFMA e também alunos que não querem nada com a vida. Essa é uma realiidade que ocorre em qualquer faculdade. Podemos observar nos hospitais, médicos que não deveriam usar o nome de médicos, pois são verdadeiros “cavalos” e há outros que fazem a medicina com amor…
    Posso garantir que nossos professores são excelentes e que sempre procuram dar o melhor pelos alunos. Por isso, eles mecerem melhores salários…
    Abraços