Imperatriz terá curso de medicina em seis meses

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), implantará, num prazo de seis meses, o serviço de residência médica no Hospital Materno Infantil de Imperatriz, o que irá viabilizar a instalação do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) no município, realizando assim um antigo sonho da população.

A residência médica atenderá as áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia e neonatologia. Para implantar o serviço, o Governo do Estado investirá R$ 4 milhões na adaptação das instalações físicas do Hospital Materno Infantil de Imperatriz, que também necessitará da contratação de tutores para acompanhar os residentes.

“Essa é uma antiga reivindicação da população de Imperatriz e de toda a Região Tocantina que está sendo atendida pelo Governo do Estado”, destacou o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, ao lembrar que a implantação imediata da residência médica autorizada pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, foi uma determinação da governadora Roseana Sarney.

José Márcio Leite informou que a implantação da residência médica foi solicitada pelo deputado federal Francisco Escórcio em recente reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Maranhão.

O curso de Medicina em Imperatriz, que tem como pré-requisito básico a implantação do serviço de residência médica, foi confirmado pela governadora Roseana Sarney durante audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, realizada em março deste ano, em Brasília.

As informações são da Secom

6 comentários para "Imperatriz terá curso de medicina em seis meses"

  • Hamilton Raposo

    A cremação da residência medica e muito importante para a interiorização da medicina, porém e necessário que se veja a psiquiatria, que e a especialidade com menor número de profissionais no estado, a idéia de uma residência em psiquiatria no Hospital Nina Rodrigues satisfaz a demanda e a necessidade da sociedade, precisamos da sua ajuda em divulgar os problemas no atendimento psiquiatrico no estado.

    RESPOSTA: DR. HAMILTON RAPOSO FIQUE À VONTADE. ENCAMINHE O QUE FOR NECESSÁRIO PARA: zecasoares@mirante.com.br

  • Lucimar

    Boa noticia para todos nos de Imperatriz.

  • João de Deus

    Além do curso de medicina Imperatriz e a região becessitam de outros cursos superiores. Aqui tá crescendo muito e o governo rpecisa pensar sempre na frente. Tomara que não seja apenas promessa. Imperatriz agradece.

  • Ricardo

    É Bacabal, aprende com os imperatrizenses. Quer ser visto e notado, esculhamba a governadora. Roseana desde que assumiu só trabalha para Imperatriz. Porque ela nao faz nada por Bacabal que é muito melhor localizada?
    Cadê que aparece algum político empenhado conseguir essas coisas pra Bacabal que ja foi a segunda cidade mais importante do MA até a década de 70? Bacabal tem uma ponte caindo os pedaços construida nos anos 30, Imperatriz ganhou uma moderna, Bacabal nao tem um hospital que preste sequer, Imperatriz vai ter até curso de medicina e hospital com residência médica, Imperatriz tem estadio feito pelo governo do estado , Bacabal tem um indecente feito pela prefeitura, Imperatriz tem rodoviária moderna construida com dinheiro do estado, Bacabal tem uma feira para abrigar os ônibus. Bacabal ja deu vários governadores ao estado, Imperatriz nenhum e nem precisa todos os politicos só trabalham para Imperatriz e estao prestes a dar um estado inteirinho pra eles, enquanto que pra Bacabal até agora encomendaram apenas uma bomba atômica.
    Acaba não mundão.

  • Rayane

    Seria também interessante implantar nestas área de medicina a pediatria cirúrgica, pois o estado precisa de mais médicos cirurgiões, e pediatria esta em falto na região tocantins.

  • Aline

    fico feliz pois desejo muito fazer pediatria ,e sera muito importante para nossa populaçao..