Passando a limpo…

Logo que publiquei a notícia sobre a retirada por parte do deputado Jota Pinto, do pedido de realização de uma audiência pública para discutir sobre a situação do futebol maranhense recebi uma ligação do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.

O secretário me confidenciou que pela manhã recebeu uma ligação do deputado Jota Pinto e destacou a importância da realização de qualquer conversa no Parlamento para discutir sobre o esporte, especialmente o futebol.

À noite, Joaquim Haickel se dizia decepcionado com a decisão do deputado que teria retirado o pedido mediante às críticas de dirigentes e cronistas publicadas aqui na última sexta-feira. Acha que o deputado e ex-presidente do Moto deveria ter ido até o fim.

Para o secretario seria uma oportunidade importante para conclamar o governo do Estado, o secretário Trinchão, da Fazenda em relação ao projeto Viva Nota e o de Infraestrutura, Max Barros sobre a tão reclamada obra de recuperação do Castelão.

Vou reinterar a minha opinião sobre o assunto e repetir a vocês o que disse ao secretário Joaquim Haickel. O Viva Nota foi uma promessa de campanha da governadora Roseana Sarney. E promessa tem que ser cumprida.

A conclusão do Castelão é uma obrigação. O torcedor não quer saber quem fez, quem ficou com o dinheiro de uma obra que nunca foi concluída. Isto é assunto para a Justiça. O torcedor quer o estádio e acabou. E não me venham com a conversa que o Castelão é muito grande para o tamanho do nosso futebol. Mas como já disse o Joaquim Haickel, o Castelão estará pronto para os 400 Anos de São Luís, numa outra promessa de Roseana.

Portanto, temos é que pedir aos deputados que tenham coragem de cobrar o governo diretamente. Que façam isso com toda convicção. Não tenham medo de dizer ao governo que essa também é um das suas obrigações. Não precisamos mais ficar mandando recado. Ao Joaquim Haickel, em quem, nós desportistas, depositamos tanta esperança quando da sua posse no início do ano diria que já é hora de se decidir. Hora de fazer o governo mostrar se tem ou não política para o esporte.

Mas voltando ao assunto incial, na entrevista que fiz com deputado Jota Pinto na sexta-deira, ele contava que iria buscar meios junto a empresas [de fora] para patrocinar clubes de futebol daqui. “Não tencionamos apontar falhas de quem quer que seja ou olhar para trás. Nosso propósito é tirar o futebol maranhense do fundo do poço”, disse. Sou sonhador como o Jota, por isso ainda faço futebol, mas apesar disso também tenho todo o direito de não acreditar em tudo que ouço, mas aprendi a respeitar todas as opiniões, afinal no futebol existem três resultados: a vitória, o empate e a derrota.

Por isso, dizer que desistiu de levar a proposta de audiência pública até o fim por conta de críticas de clubes e imprensa é no mínimo um novo equívoco do deputado. O que será que o Jota esperava? Será que a grande maioria da crônica esportiva está mesmo errada?

Bom, mas alegar que o fato de Alberto Ferreira ameaçar não comparecer a audiência seria um outro motivo, a mim parece demais. Será que Alberto Ferreira é tão forte assim a ponto de fazer deputado recuar? Iríamos discutir o que com ele? A sua saída apontada por todos como a única solução para a crise no futebol maranhense?

Se era isso que me perdoe o deputado, mas nós da imprensa e clubes erramos feio. E ele mais ainda…

…É que nós já estamos cansados de tanta conversa…

18 comentários para "Passando a limpo…"

  • Rima

    Esses aí não querem nada com o futebol alias política e futebol aqui não sobra nada que preste

  • Lucas

    O governo não faz porque não quer e todo mundo sabe disso.

  • Fábio

    Era uma grande oportunidade para o deputado tirar o dutebol do fundo do poço como ele disse, mas infelizmente Zeca muita gente não quer. Não entendi também porque você foi contra. Você pode me explicar?

    RESPOSTA: POSSO SIM FÁBIO. DIRIA APENAS A VOCÊ QUE O FUTEBOL SÓ MUDA QUANDO AS MUDANÇAS CHEGAREM À FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL. NÃO ADIANTA CONVERSAR MAIS. É POR ISSO QUE TENHO DITO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA ENTRAR NA PARADA. SEM ISSO CONTINUAREMOS MERGULHADOS NESSA CRISE PROFUNDA.

  • Joaquim Aguiar

    HÁ UNS 50 ANOS ATRÁS TINHAMOS AQUI NA ILHA DE SÃO LUIS 13 INDUSTRIAS NA SUA MAIORIA TÉXTIL E BENEFICIAMENTO DE BABAÇÚ. TODAS FALIRAM POR FALTA DE GESTÃO . VÁRIAS ERAM DE UM ÚNICO DONO OU EMPRESA FAMILIA . NÃO ACOMPANHARAM A A EVOLUÇÃO A MODERNIDADE ,FORAM ENGOLIDOS . NOSSO FUTEBOL PROFISSIONAL ESTÁ MUITO PARECIDO ,NÃO SE ATUALIZA . SERÁ QUE PRECISARIA DE AÇÃO PUBLICA PARA MOSTRAR AO GOVERNO SUAS OBRIGAÇÕES ,ISTO É CONSTITUCIONAL . O CASTELÃO E COSTA RODRIGUES SÃO PATRIMONIOS DO ESTADO ALI TEM MUITO DINHEIRO PUBLICO .ESPORTE E DESPORTO CONSTITUCIONALMENTE SÃO DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO . OS PARLAMEMTARES SE REUNEM TODAS AS SEMANAS NA CAMARA COBREM LÁ O CUMPRIMRNTO DA CONSTITUIÇÃO ! A FMF ORGANIZADORA DAS COMPEATIÇÕES TEM MAIS DO QUE OBRIGAÇÃO DE VIABILIZAR AS COMPETIÇÕES . OS CLUBES POR SUA VEZ TEM OBRIGAÇÃO ATRAVÉS SUAS GESTÕES DE SE VIABILIZAREM . OU SEJA AQUI NADA FUNCIONA .QUEM ESTÁ CERTO ,QUEM ESTÁ ERRADO ? QUEM SERIA CAPAZ DE MODIFICAR ESTE QUADRO ? RESPONDO : TODOS OS ENVOLVIDOS E O POVO QUE VOTA QUE ELEJE . OS PARLAMENTARES SÃO REPRESENTANTES DO POVO . O GRANDE PROBLEMA É QUE CRIARAM UMA CULTURA DE INTERDEPENDENCIA DE JOGO DE EMPURRA E NÃO É SÓ NO FUTEBOL . ISTO É PÉSSIMO PARA O DESENVOLVIMETO DE UM ESTADO DE UMA CAPITAL . ESTÁ TUDO ATRELADO, TUDO AMARRADO SÓ TEM UM CAMINHO ,SÓ TE UMA CHAVE ! ACHO QUE ESTAREMOS FADADOS A FICAR ASSIM POR MAIS TEMPO .

  • Ze Carlos

    O Deputado tá certo, O Zeca mesmo foi o primeiro a criticar aqui nesse blog. Na minha opinião deveria ter não uma, mais milhares de Audiencia Publica, pois é aquele ditado: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA”, o futebol não iria perder nada se acontecesse ese evento. o Próprio Fontenele no seu programa , falou que não ia dá em nada que o J. Pinto deveria cuidar do Moto.
    Eu falo da Mirante mais as outras emissoras também.

    RESPOSTA: ZÉ CARLOS, EU NÃO RETIRO A MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO, MAS QUER DIZER QUE SE EU TIVESSE FEITO ELOGIOS O DEPUTADO MANTERIA A AUDIÊNCIA PÚBLICA? PORQUE O ALBERTO FERREIRA NÃO QUER NÃO VAI TER? PORQUE O FONTENELE QUER QUE O JOTA PINTO VOLTE PARA O MOTO NÃO VAI TER? ISSO PROVA QUE QUERIAM APENAS MÍDIA.

  • Felipe

    POLÍTICO QUER É MÍDIA. NINGUÉM FAZ NADA.

  • Joaquim Aguiar

    VEJAM ESTE EXEMPLO DE BOA GESTÃO . A SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO GOIANO TERÁ 12 PARTICIPANTES ALGUNS CLUBES DE TRADIÇÃO . VÁRIOS TECNICOS E ATLETAS DE RENOME ESTARÃO LÁ .CLARO QUE PELA ORGANIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO DA COMPETIÇÃO . AQUI PELA DESORGANIZAÇÃO E FALTA DE CREDIBILIDADE SOMENTE 05 CLUBES SE HABILITARAM ENTRE ELES OS PROTAGONISTAS DAQUELE ESCANDALO ( VIANA E CHAPADINHA ) VEJAM QUE A CBF ABOCANHA NO MARANHÃO ALGUMAS CENTENAS DE VOTOS ATRAVÉS DA FMF E OS MUNICIPIOS NÃO SE INTERESSARAM PELA COMPETIÇÃO . AQUI PERTO TEMOS ROSARIO ,MIRANDA ,SANTA RITA ,PINHEIRO E SÃO BENTO PODERIAMOS TER UMA COMPETIÇÃO FORTE E BEM DISPUTADA .

    RESPOSTA: É POR ISSO QUE REINTERO. A ÚNICA SAÍDA PARA O FUTEBOL É A SAÍDA DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL E PELO VISTO SÓ MESMO O MINISTÉRIO PÚBLICO. TOMARA QUE O MP SE SINTA PROVOCADO A PASSAR O NOSSO FUTEBOL A LIMPO, SENÃO SÓ QUANDO ELE QUISER SAIR DE LÁ. O RESTO É CONVERSA JOGADA FORA.

  • Riba

    Zeca,

    Não entendo essa polêmica toda. Vou a todos os jogos, nem nos jogos do Moto esse deputado vai. O secretário Joaquim Haickel só vai em coisa grande. O esporte aqui é tratado assim, se tem propoaganda os dirigentes e políticos estão todos lá e a imprensa corre atrás. Fora isso não se faz nada, o governo não diz nada do Castelão. Uma vergonha isso.

  • Adolfo

    Não iria dar em nada mesmo. Se o governo quiser recupera o Castelão e coloca o Viva Nota e os clubes e a CBF podem tirar o Alberto Ferreira da Federação Maranhense de Futebol.

    RESPOSTA: CONCORDO COM VOCÊ ADOLFO.

  • Ribamar

    SE JOTA PINTO NÃO VAI FAZER A AUDIÊNCIA POR QUE ALBERTO FERREIRA NÃO VAI PACIÊNCIA. FICA A CERTEZA QUE ELE QUERIA MESMO APARECER PARA A TORCIDA AINDA BEM QUE TODO MONDO JÁ TE CONHECE. POLÍTICO É ASSIM MESMO. QUE O ELEITOR APRENDA.

  • Juca

    POBRE FUTEBOL QUE DEPENDE DE POLÍTICOS DESSA MARCA.

    RESPOSTA: ESSE É QUE É O “X” DA QUESTÃO, O FUTEBOL PRECISA DEIXAR DE DEPENDER DE POLÍTICOS. QUANDO ELES QUEREM, ELES SABEM CORRER PARA OS TIMES. MAS ESSE MODELO JÁ NÃO FUCIONA MAIS.

  • Joaquim Aguiar

    MESMO BATENDO NAS MESMAS TECLAS TEM SIDO BOM ESTE ESPAÇO DO BLOG PARA EXERCITARMOS NOSSOS PENSAMENTOS ,NOSSAS OPINIÕES . O SUPRA SUMO DE TUDO QUE NÃO É NOVIDADE É : TEMOS UM PRESIDENTE DA FMF INOPERANTE QUE NÃO LARGA ELE MESMO JÁ FALOU NÃO ADIANTA NÃO LARGO. OS CLUBES ACOMODADOS SE VICIARAM EM SE ESCORAR EM VERBAS DO GOVERNO NÃO CRIAM NADA . EM VÁRIOS ESTADOS OS GOVERNOS DÃO MAIS OS CLUBES TAMBÉM CRIAM .. E O GOVERNO SÓ FAZ QUANDO É DO SEU INTERESSE ,QUANDO ATENDE SUAS CONVINIENCIAS . O MP PODE FAZER MUITO , MAIS AS REINVINDICAÇÕES ,AS RECLAMAÇÕES TEM QUE SEREM FORMALIZADAS ,PROTOCOLADAS . AI É QUE ENTRAM OS PARLAMENTARES E O POVO . TEM MAIS : ACÕES TEM QUE SEREM AVALIADAS ,JULGADAS PELAS CÔRTES AI JÁ VIU… AS PESSOAS QUE ESTÃO AI COM AS DECISÕES NÃO VÃO MUDAR .EIS O IMPASSE…

  • gojoba

    zecao esses ai nao fazem nadinha

  • Braid Ribeiro

    Caro Zeca

    Queremos dizer ao nosso deputado que não estivemos a sorte de acompanhar o seu passado de gloria como dirigente de futebol, e lhe dizer que não tenho nada contra a sua pessoa. Nobre Edvan quero deixar bem claro que não é nada contra ninguém, falo do futebol por convicção e formação. Eu acho que estão deturpando a nossa colocação, nobre Deputado talvez você não saiba, temos uma admiração ao nobre politico, agora não digo o que não vejo, tenho fama de falador, e isso não é verdade falo o que tenho conhecimento, e não faço média, e isso tem dificultado a nossa vida no futebol do estado, mas temos um campo amplo de trabalho fora daqui, não frusto as minhas convicções para agradar um pouco e desagradar um muito. Deputado desejo toda sorte do mundo a você como politico lute pela a questão da igualdade social, faça do esporte o processo de inclusão sócio cultural esportivo. Sucesso nobre Deputado e fique com Deus.
    Braid Ribeiro

  • Duvida

    Esse braide é o treinador ou o politco?
    Caso seja o treinador, ele esta trabalhando aonde?!

  • Joaquim Aguiar

    PROF. BRAID RIBEIRO É FORMADO EM EDUCAÇÃO FISICA ,TECNICO DE FUTEBOL COM EXPERIENCIA INTERNACIONAL ,REGISTRADO NA ABTF . TALVEZ ELE COMO CIDADÃO SE EXPRESSOU MAL EM ALGUNS MOMENTOS ,MAIS NÃO SÓ ELE COMO O SANDOW ,ARLINDO , VINICIOS E ALGUNS OUTROS CONHECEDORES DOS BASTIDORES DO NOSSO FUTEBOL POSSAM DAR GRANDES CONTRIBUIÇÕES . OUVI HOJE CEDO EM UM PROGRAMA ESPORTIVO QUE PARLAMENTARES ( RIGO TELES ,MANOEL RIBEIRO E LEO CUNHA ) ESTARIAM DISPOSTOS A REATIVAR O REQUERIMENTO SOBRE A AÇÃO PUBLICA SOBRE NOSSO FUTEBOL. NÃO DEIXA DE SER INTERESSANTE ESTA NOVA MOTIVAÇÃO ,EMBORA OS PARLAMENTARES NOS SEUS DIA A DIA NA ASSEMBLEIA TENHAM TODAS AS OPORTUNIDADES DE LEVANTAR NÃO SÓ ESTA QUESTÃO COMO VÁRIAS OUTRAS . MAIS SE A INTENSÃO FOR FAZER ALGO DE BOM QUE ACONTEÇA.
    DETALHES : ANTES DE TUDO PRECISA VER O QUE REALMENTE VÃO FAZER SE NÃO VEJAMOS :
    O SEGMENTO DE GRANDES EMPRESAS PRIVADAS ALUMAR ,VALE E OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL TAMBÉM ELETROBRÁS SÓ TRABALHAM COM PROJETOS . EMPRESAS DE MENOR PORTE QUE ATUAM AQUI NO MARANHÃO NECESSITAM DE UM BOM LOB DE CONVENCIMENTO ALGUMAS ATÉ DE PROJETOS .
    A FMF É INOPERANTE SEU PRESIDENTE ULTRAOASSADO E DESMOTIVADO SÓ O MINISTERIO PUBLICO PODERÁ REESOLVER . POR SUA VEZ OS CLUBES QUE MAIS PRECISAM ,MAIS COBRAM PRECISAM FAZER SUAS PARTES . ACHO QUE ENTENDI OS COMENTARIOS E CRITICAS FEITAS A INICIATIVA DO DEP. J.PINTO ME PARECERAM QUE NÃO FORAM DIRETAMENTE A ELE E SIM AS ESTRUTURAS AOS QUE DECIDEM . PODE OCORRER DE VIABILIZAREM A AÇÃO E NÃO PODEREM RESOLVER POIS PODERÃO ESBARRAR NAS MESMAS PESSOAS . VEJAM QUE UMA EMENDA FEITA PELO ENTÃO DEP. JOAQUIM HAIKEL FOI VETADA E TEVE QUE SER MOTIFICADA OLHEM QUE ELE HOJE É SECRETÁRIO .
    RESUMO O QUE FOR DE COMPETENCOA DO GOVERNO VAI ESBARAR NO GOVERNO . DA FMF ESBARRA NA FMF E DOS CLUBES ESBARRA NOS CLUBES . NÃO VAI SER FÁCIL MAI9 VALE A PENA TENTAR QUEM SABE ALGUMAS CABEÇAS POSSAM SE MODIFICAREM. TORÇO POR MELHORES DIAS PARA NOSSO FUTEBOL ,NOSSO ESTADO ,NOSSA CAPITAL.

  • Joaquim Aguiar

    QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO . PARABENIZO QUEM TEVE A INICIATIVA DE FAZER ESTA PARCEIRIA DO MOTO CLUBE SUB-20 COM A PREFEITURA DE ALTAMIRA -MA . QUANDO SE TEM VONTADE E INTERESSE SE FAZ . SERÁ QUE ESTA MESMA IDEIA NÃO PODERIA SER APLICADA AO PROFISSIONAL ATRAVÉS DESTA OU DE OUTRS PFEFEITURA INCLUINDO CONTRA PARTIDAS ,JOGOS ETC.? SANTA QUITÉRIA -MA É UM MUNICIPIO MUITO PEQUENO EM TORNO DE 30.000 HABITANTES SEU FUNDO DE PARTICIPAÇÃO TAMBÉM EM RELAÇÃO AOS OUTROS MUNICIPIOS É PEQUENO PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A SÃO LUIS . MESMO ASSIM PATROCINA SEU CLUBE OFERECE LAZER ,ALEGRIA A SEU POVO . QUAL SERIAM AS DIFICULDADES DOS GOVERNOS ESTADUIAL E MUNICIPAL AJUDAREM NOSSOS CLUBES? AGORA MESMO VAMOS TER A SEGUNDA DIVISÃO COM CLUBES COM CERTEZA PATROCINADOS PELAS PREFEITURAS ( TIMON,VIANA E CHAPADINHA ) JV É INDEPENDENTE E SABIÁ NÃO TENHO INFORMAÇÕES . FALTA VONTADE E INTERESSE EM FAZER.

  • Joaquim Aguiar

    FINALMENTE ENCONTREI O TITULO DE CAPITALIZAÇÃO É GOL DOS NOSSOS CLUBES NA LOTÉRICA DA LIBERDADE .CONVERSEI COM A ATENDENTE ELA ME FALOU QUE O MOVIMENTO DE COMPRA ESTÁ MUITO FRACO . NÃO SEI DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA MIDIA , MAIS OS CLUBES QUE SÃO OS GRANDES INTERESSADOS DEVERIAM SE PREOCUPAREM COM A DIVULGAÇÃO . SE NÃO HOUVER UMA BOA ACEITAÇÃO DAS TORCIDAS SERÁ MAIS UM FRACASSO.
    A AMACLUBES SE REUNIU . QUAL FORAM AS PROVIDENCIAS ? ALIÁS SEU PRESIDENTE ESTÁ É CUIDANDO DO CLUBE DELE .PELO VISTO A AUDIENCIA PUBLICA TAMBÉM NAUFRAGOU . RESULTADO TODOS ESTÃO DEPENDENDO DO VIVA NOTA . JÁ COMENTEI VÁRIAS VEZES TANTO A FMF QUANTO A AMACLUBES TERIAM CONDIÇÕES DE CONTRATAREM PROFISSIONAIS ELABORAREM PROJETOS E LEVAREM A INICIATIVA PRIVADA . SE LEVAREM UM PROJETO CONSISTENTE A BIG-BEM QUE REPRESENTA AS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL PODERIA SAIR ALGUMA COISA GERALMENTE ELES PATROCINAM COMPETIÇÕES . DESTA FORMA PREVEJO MUITAS DESISTENCIAS PARA A COPA UNIÃO . O ASSUNTO CAIU TANTO EM DESCREDITO QUE NINGUÉM COMENTA MAIS VOU SEGUIR O MESMO CAMINHO.