Maranhense pode ser a mulher mais velha do mundo

Embora a foto da certidão de nascimento não tenha ficado nítida, a carteira de identidade dela é clara, nasceu em 5 de junho de 1888 e exatamente hoje, Dona Maria Veríssimo de Matos Siqueira completou 123 anos. A lavradora que hoje mora no município de Alto Alegre do Maranhão, a 200 KM de São Luís, segundo os seus familiares pode ser a mulher mais velha do mundo.

O recorde hoje reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes, é da brasileira Maira Valentim de 114 anos. Vó Quita como é conhecida por todos na cidade mineira de Carangola tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper. Posto que parece agora estar ameaçado pela lavradora maranhense, mas para que o título seja reconhecido a família precisa oficializar o pedido de reconhecimento ao Guinness, o que ainda não foi feito.

Histórias de outras duas brasileiras, uma no Rio de Janeiro, e outra na Bahia, foram identificadas como possíveis casos de pessoas mais idosas no mundo. O Guinness ainda recebe milhares de reivindicações de outras pessoas ao posto de pessoa mais longeva, mas 99% dos pedidos são rechaçados pela ausência de documentos para prova.

Dona Maria Verissímo nasceu na cidade de Caxias. Ela e familiares foram entrevistados com exclusividade pelo repórter Antonio Filho, correspondente da Rádio Mirante AM. Dona Maria Veríssimo que há 30 anos vive com a filha adotiva Luisa Sousa de Oliveira, de 60 anos dificilmente reclama de dores e o único medicamento que toma são vitaminas, mas a memória já não é das melhores. Ela não lembra de quese nada.

Devido a idade avançada, o caso de Dona Maria Veríssimo chamou atenção até do INSS. No ano passado funcionários do órgãoforam fazer a revisão do benefício da aposentada para comprovar que ela ainda estava viva.

Com informações e fotos de Antônio Filho

Uma resposta para "Maranhense pode ser a mulher mais velha do mundo"

  • Luisa

    Quero chegar aos mesmos 123 anos da Dona Maria. Que Deus me dê saúde para isso.

    RESPOSTA: TAMBÉM LUÍS. AO TOMAR CONHECIMENTO DESSA INFORMAÇÃO PARA FAZER A MATÉRIA LEMBREI MUITO DO MEU PAI QUE HOJE ESTÁ LÚCIDO E COM OS SEUS 93 ANOS. QUE DEUS DÊ A ALE E A DONA VERÍSSIMO MUITOS ANOS DE VIDA E A NÓS TAMBÉM.