Para onde caminha a internet?

Navegar na internet é um dos meus vícios.

São horas e horas por dia diante de um computador.

Tudo bem que a atividade de um jornalista propõe isso, mas tem dias que acabo me excedendo. Tudo por conta de sempre buscar coisas novas. Este é um desafio que busco a todo instante.

E nestas buscas que sempre faço, encontrei hoje duas coisas que me chamaram bastante atenção.

Primeiro a internet, em especial os sites estão cada vez mais revolucionários, bem legais mesmos. Alguns com proposta bem diferentes.

Neste particular vi hoje, pela primeira vez a nova página do Ibahia. Lembro que, logo no início do Imirante.com, as orientações que recebíamos eram de profissionais do Ibahia.

E não é que gostei demais da evolução deles! Ficou um site com visual diferente. Inovador, interativo, imediato. Fácil para o leitor encontrar o conteúdo que precisa. Tudo que deve ter uma página nos dias de hoje está lá. É possível que dentro de alguns minutos até encontre coisas ainda mais audaciosas.

Bem, mas continuei navegando na internet e encontrei a nova ou velha, não sei como chamar cara do site da Assembleia Legislativa do Maranhão. Rápido demais passou um filme na minha cabeça.

Como alguém que começou a fazer internet no Maranhão no mesmo momento em que tudo iniciou pensei estar vendo um site em FLASHBACK como se diz nas ondas do rádio.

Nada a ver. Completamente defasado, burocrático e com cara de velho.

Se o impacto ao ver o Ibahia foi maravilhoso, a sensação que tive após ver o novo (ou velho) site da Assembleia foi péssima.

Gosto da novidade, da facilidade ao internauta, do bom gosto, da clareza, enfim do que é bom para a vista.

São dois modelos bem diferentes, com propostas bem definidas. Isto realmente é verdade, mas a criatividade que sobrou em um, faltou no outro.

Fica o toque de quem conhece um pouquinho do que está falando.

Por volta de 13h, o novo site da Assembleia Legislativa foi retirado do ar retornando o layout antigo. Decisão acertada.

3 comentários para "Para onde caminha a internet?"

  • Fábio

    Muito boa a sua análise eu gosto muito dos seus comentário e sou leitor por isso.

  • Raimundo Dominici

    Zeca,

    Ah sei não, eu acredito que hoje não exista mais criatividade, tudo se copia, isso virou muito mais que uma máxima, daqui a pouco surge uma onda retrô nos web designers e aí o velho lay out da AL maranhense passa a ser cool novamente rs.

    Eu tenho uma outra visão sobre isso, acho que as páginas atuais previlegiam o visual em detrimento da informação e da praticidade, as páginas são pesadas exigindo cada vez mais banda e cada vez mais máquina, isso pra mim é uma preocupação. Temos hj máquinas e tecnologia muito superior ao que tínhamos no começo das BBS´s e ainda hoje a lentidão pros acessos é parecida, travamentos e uma grande exclusão, cada vez mais acentuada por essas inovaçãoes.

    Também acho que os rumos da internet são ruins porque hoje a intolerância e a irracionalidade imperam, divergir é cada vez mais um exercício de ódio, um dia desses no blog do jorge aragão o cara me xingou porque eu concordei com ele, imagina só. Nossa falta de educação está cada vez mais clara e isso é potencializado pela rede.

    Muito disso por conta da nossa falta de educação formal, a lingua está se degenerando, a pretexto de estar sendo mais dinâmica, na verdade os meninos hoje desaprendem a falar na rede, criam uma novilíngua que nada tem de evolução, é um dialeto local e grosseiro.

    Meus comentários tópicos acerca de pra onde caminha mesmo a internet.

    Dominici

  • Betto Adami

    Oi Zeca!
    Em nome da equipe do iBahia, onde sou designer e desenvolvedor, obrigado pelos comentários.
    E estamos sim liberando novos recursos e interações a cada minuto.
    Estou aqui com Cláudio Sampaio, um desses profissionais que auxiliou o imirante.com. Ele manda dizer: “Os bons tempos voltaram!”
    Forte abraço, nos vemos na rede!