São José de Ribamar Feliz

O sábado será de lazer no bairro Vila Flamengo, em São José de Ribamar. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) promove a quarta edição do programa “Maranhão Feliz”. O município é o primeiro a receber a iniciativa, depois da capital. Com o objetivo de proporcionar o esporte e o lazer às comunidades, o “São José de Ribamar Feliz” ocorre neste sábado (30), na Praça Viva Vilas, na Vila Flamengo, a partir das 8h.

Durante o “São José de Ribamar Feliz”, a Sedel proporcionará a crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência diversas atividades esportivas e de lazer. Dentre as atividades programadas para esta edição, destacam-se o futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, espiribol, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.

“Estamos promovendo uma ação para que todos os moradores de São José de Ribamar possam ter a oportunidade de praticar o lazer dentro da comunidade”, explicou o secretário-adjunto da Sedel, Clineu Filho.

De acordo com Clineu Filho, a Sedel não quer que o “Maranhão Feliz” se resuma apenas a um dia de lazer. Por isso, para dar continuidade ao programa nas comunidades, a secretaria realiza treinamento de capacitação com os moradores dos bairros beneficiados pelo programa. O objetivo é formar agentes comunitários para serem monitores e fomentadores do esporte no bairro.

Para o chefe do Departamento de Lazer da Sedel, Gilmário Pinheiro, é preciso capacitar a própria comunidade a desenvolver o esporte e o lazer. “O treinamento é a semente que está sendo plantada para que este projeto tenha continuidade”, ressaltou.
 
Treinamento

O treinamento, com carga horária de 20 horas, consiste em aulas teóricas e práticas coordenadas por técnicos da Sedel. No “São José de Ribamar Feliz”, o curso começou na quinta-feira (28) e será encerrado somente no sábado (30). Nos dois primeiros dias, a capacitação foi na Escola Municipal São José de Ribamar. Neste sábado (30), os alunos colocarão o aprendizado em prática durante a edição do evento.

“Quem vai trabalhar no ‘São José de Ribamar Feliz’ são as pessoas que foram capacitadas. A atividade faz parte da carga horária do curso. Assim, eles se aprimoram para, depois, desenvolverem o esporte e o lazer na comunidade”, assinalou Gilmário Pinheiro. 
 
“Maranhão Feliz”

O “Programa Maranhão Feliz” foi iniciado pela Secretaria de Esporte e Lazer em janeiro deste ano. Na ocasião, a Sedel promoveu o “Liberdade Feliz”, ação destinada para a comunidade do bairro Liberdade. Em seguida, o projeto foi levado aos bairros Desterro e Santo Antônio.

A Sedel irá dar continuidade ao programa em outros bairros de São Luís e em cidades do interior do estado durante todo o ano de 2011.

As informações são da Sedel

Seja o primeiro à comentar em "São José de Ribamar Feliz"