Por falta de interesse, iniciativa está morrendo

A ideia é boa, mas depois de quase cinco meses, a iniciativa de fechar uma das pistas da Avenida Litorânea para a prática do lazer parece definitivamente que não vai decolar.

Os barraqueiros, pressionaram e a prefeitura de São Luís cedeu em uma hora. A área agora fica fechada das 6h às 11h.

Na verdade, o poder público nada contribui para que a ideia siga em frente. Ninguém parece querer oferecer à população lazer de GRAÇA.

A omissão é geral. As secretarias de Esporte e Lazer, do município e do Estado não estimulam a prática do lazer no local.

Não disponibilizam os meios e profissionais para que o número de praticantes do lazer nas manhãs de domingo possa aumentar.

Então é mais fácil cruzar os braços e deixar morrer uma iniciativa que tinha tudo para dar certo se houvesse o mínimo de interesse público.

16 comentários para "Por falta de interesse, iniciativa está morrendo"

  • Lucia

    Realmente é triste a falta de respeito do poder público aqui em SLZ, basta observar que não temos uma praça bem cuidada aqui na cidade!

  • FUNCIONARIA ANONIMA

    SERIA MUITO BOM QUE DESSEM CONDIÇÕES PARA O PESSOAL DA SEDEL FAZER ALGUMA COISA QUANTO A ISSO! ELES ATÉ TEM TENTADO, MAS NÃO TEM CONSEGUIDO PORQUE NÃO TEM RECURSOS SUFICIENTE NEM PARA FAZER O QUE ELES JÁ TEM PLANEJADO, QUANTO MAIS UMA AÇÃO DESSAS. OS PRIMEIROS MARANHÃO FELIZ FORAM FEITOS COM RECURSOS PESSOAIS DO SECRETÁRIO E TU SABE DISSO ZECA, PORQUE TU SABE DE TODAS AS DIFICULDADES QUE EXISTEM NA SEDEL.USA ESSE TEU ESPAÇO QUE É BOM E BEM CONCEITUADO PARA FAZER COM QUE AS AUTORIDADES FAÇAM ALGUMA COISA EM FAVOR, NÃO DA SEDEL, MAS DO ESPORTE E DO LAZER DO NOSSOS JOVENS E DO NOSSO POVO.

  • Danilo Pereira

    Concordo, em parte, contigo Zeca Soares. O poder público é omisso. A iniciativa privada, por meio das universidades particulares, poderia colocar alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e outros para auxiliarem e ainda divulgarem o nome da instituição, melhoraria o lazer das pessoas que buscam aquele espaço.
    Quanto ao período ser das 6h00 as 11h00, sou de acordo. É um espaço para saúde e bem estar, os especialistas informam que é melhor ficar até as 10h00, para uma prática saudável.
    Minha sugestão é que seja até 10h00.
    Já cansei de ficar colocando a culpa no Poder Público. Este fica pressionado para resolver sempre qualquer problema que apareça. Estamos inertes esperando a ação dos outros, vamos nos movimentar também?

    RESPOSTA: É O QUE ESTOU FAZENDO AQUI. MOSTRANDO COMO ISSO É IMPORTANTE E O MELHOR NÃO CUSTA NADA À POPULAÇÃO: É LAZER DE GRAÇA. QUE A INICATIVA PRIVADA TAMBÉM DEMONSTRE INTERESSE, MAS ESTADO E MUNICÍPIO PRECISAM DÁ O EXEMPLO E ESTIMULAR A TODOS. TODA AJUDA É IMPORTANTE.

  • Segundo

    Taí o governo que o povo maranhense da capital queria. Votem de novo nas próximas eleções em ROSEANA E CASTELO PARA UM MARANHÃO MELHOR bando de abestado apredam a votar.

  • Eguas Doido

    São Luis do Maranhão e uma BOMBA, o Maranhão e pior estdo na do Brasil. Os politicos são os piores, lembrando que o Maranhão tem o politico mais inteligente do brasil e o maranhão e considerado o pior estado. Esqueçam que o Maranhão vai crescer, so caqui a 100 anos.

  • Joaquim Aaguiar

    NOSSO ESTADO E MUNICIPIO ESTÃO FAZENDO HISTORIA NO JÁ TEVE . JÁ FOMOS ATENAS BRASILEIRA , UM DOS MAIORES PARQUES INDUSTRIAIS DO PAIS SÓ AQUI NA ILHA TNHAMOS 13 INDUSTRIAS . E HOJE NÃO TEMOS QUASE NADA PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE LAZER . O QUE TEM ESTÁ SE ACABANDO .O QUE CRIAM SE ACABA . EM CONTRASTE COM ISTO TUDO AI DO OUTRO LADO DO RIO BACANGA ÁREA ITAQUI BACANGA POR SINAL UMA ÁREA BASTANTE CARENTE DE TUDO TEMOS OS PORTOS DA VALE ,ALUMAR E ITAQUI EXPORTANDO TONELADAS DE MINERIO E ALUMINA .SERÁ QUE ESTAS EMPRESAS EM NENHUM MOMENTO FORAM SENSIBILIZADAS A PARTICIPAREM DA CULTURA , DO LAZER .QUANDO VIERAM PARA CÁ TIVERAM TERRAS , EXENSÕES DE IMPOSTOS E NÃO PATROCINAM NADA ? A ALUMAR TEM UMA REDE HIDRULICA E ELETRICA EXCLUSIVAS ,SERÁ QUE QUANDO DAS SUAS IMPLANTAÇÕES NÃO HOUVE NENHUM CONVENIO ,NENHUMA TROCA QUE TROUXESSE BENEFICIOS PARA NOSSO ESTADO ? O PROPRIO CASTELÃO E COSTA RODIGUES ASSIM COMO OUTRAS ÁRES DE LAZER PODERIAM SER BENEFICIADAS VIA ESTAS EMPRESAS . IMPRESSIONANTE O INTERESSE DESTAS GRANDES EMPRESAS EM VIREM PARA O MARANHÃO E A CONTRA PARTIDA ? ELES SÓ LEVAM ?

  • Walland Silva

    Iniciativa saudável que está morrendo na praia pela completa falta de mobilização e apoio do Poder Público, tanto estadual quanto municipal. Pra quê servem mesmo SEMDEL e SEDEL?

    Há de se lamentar também a falta de interesse da iniciativa privada em abraçar projetos como esse, tão importantes para a cidade. A tão propalada responsabilidade social praticada por essas empresas é pura ficção.

  • Everaldo Santos

    São Luis é essa cidade que nos temos e vemos tão mal conceituada em termo de desenvolvimento, é simplesmente porque temos um poder público medíocre, ordinário e promíscuo . Não é só o fator corrupção que é conhecido o poder político no Maranhão, mas também conhecido como impotente .

    Você vai a uma pequena cidade, interior aqui de S.Paulo como São Vicente e lá tem praças preparada, arborizadas e com quantidades de áreas de lazer para sua população . São Luis não é uma cidade do interior , é uma capital, infelizmente ou tristemente ainda se parece com cidadezinha do interior que demora conhecer e saber o que é lazer ou desenvolvimento para sua população .

    Amo minha cidade, São Luis , ela não merece isso .

    Everaldo Santos- São Paulo -Capital

  • Samuel

    A cidade vai e já esta recebendo grandes investimentos, construção civil, engenharia e tantas outras ja estão atraindo milhares de pessoas de outros estados a São Luís, Resultado, a cidade esta intupida de veículos , a população so aumenta e a cidade que já estava jogada as cobras e a sorte dos gatunos a muito tempo, vai continuar e vai ficar sempre no atraso. Lazer, saude, diversão e lugares para pratica de esporte é um direito meu e seu, no entanto todo mundo fica de mãos cruzadas esperando que caia do céu. A emprensa tem o poder de fiscalizar a administração pública, são os olhos da população. Mais de nada adianta. Sendo que todo mundo quer entrar no seu carrinho, trafegar em ruas sem buraco e tudo de bom pra si. Falta de verdade ações coletivas, protesto, boicote aos politicos, mobilização para da um basta ao dispedicio ao seu e ao meu dinheiro que some. Eu queria saber pra aonde vai o dinheiro do IPVA, IPTU, IMPOSTO DE TODA SORTE. Deve esta engorgando colchoes, aliás cama box que cabe mais, tem mais espaço, por que dinheiro tem e muito por isso tem que ser várias camas box.

  • Nilson disse:

    Não se justifica interditar mais de 1ooom de uma avenida para a pratica de lazer quando temos locais apropriados para a prática de esportiva como a Lagoa D”Jansen e o Parque do Bom Menino e outros. O próprio local é inapropriado pois é uma Avenida, que quando interditada causa engarrafamento, causando contratempo tanto paraos moradores de São Luís, como para os turistas . O custo de um projeto desse é alto, pois há gasto com combustível, guardas de transito, engarrafamentos etc;.Não sou contra a prática esportiva, mas o local é inadequado.

  • MARCIO JORGE

    INFELIZMENTE NOSSA CIDADE NÃO TEM UM ESPAÇO ADEQUADO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA. ALÉM DE NÃO HAVER INCENTIVO A PRÁTICA ESPORTIVA POR PARTE DO PODER PÚBLICO, NÃO TEMOS “ESPAÇOS” ADEQUADOS PARA TAIS PRATICAS. VOU CITAR ALGUNS EXEMPLOS:
    1 – O COMPLEXO ESPORTIVO (E NÃO APENAS O CASTELÃO) ESTÁ ABANDONADO.
    2 – O FINADO ATERRO DO BACANGA, QUE FOI CONSTRUIDO PARA SERVIR DE ÁREA DE LAZER, SERVE DE ABRIGO PARA MARGINAIS.
    3 – O GINÁSIO COSTA RODRIGUES DEU LUGAR PARA UM “ESQUELETO” DE MADEIRA.
    4 – O PARQUE DO BOM MENINO ESTÁ PEDINDO SOCORRO A MUITO TEMPO NINGUÉM FAZ NADA. FAÇO COOPER LÁ E PERCEBO O DESCASO DAS AUTORIDADES. NÃO EXISTE POLICIAMENTO NEM DE DIA E MUITO MENOS A NOITE, A ILUMINAÇÃO É PRECÁRIA, OS BURACOS TOMAM CONTA DAS PISTA, OS BRINQUEDOS E APARELHOS DE GINÁSTICA ESTÃO QUEBRADOS, AS QUADRAS E O GINASIO TIÃO ESTÃO ABANDONADOS, OS BANHEIROS A NOITE QUE É O HORÁRIO DE MAIOR MOVIMENTO VIVEM TRANCADOS.
    5 – AS CICLOVIAS DO CONJUNTO SÃO RAIMUNDO E DA AV. SÃO LUIS REI DE FRANÇA ESTÃO EM PESSIMO ESTADO.
    6 – A GRANDE A MAIORIA DOS BAIRROS DA CIDADE NÃO POSSUI QUADRAS POLIESPORTIVAS.
    VOU PARAR POR AQUI SENÃO IREI PASSAR O DIA TODO ENUMERANDO OS PROBLEMAS QUE NOSSA CIDADE TEM EM RELAÇÃO A PRATICA ESPORTIVA (ISSO PARA NÃO CITAR OUTRAS AREAS COMO SAUDE, EDUCAÇÃO…)
    UM ABRAÇO A TODOS.

  • Jorge Farid

    Concordo com o Danilo. Muito se espera dos nossos caquéticos políticos e nada fazemos, ao menos mostrar os erros e apontar soluções.
    É incrível como nós mesmos somos passivos em relação a muitas coisas que acontecem aqui… Reclamamos, estribuchamos e depois se esquece tudo. Aí, o que acontece depois de quatro anos? Sempre elegemos os mesmos políticos.
    Já passou da hora de acordar, Maranhão!!!
    E vamos usufruir deste privilégio e frequentar o espaço oferecido na Litorânea!
    Grande abraço!

  • Joaquim Aguiar

    A ALUMAR ESTÁ EM NOSSO ESTADO HÁ 30 ANOS TEVE ISENSÃO DE IMPOSTOS DURANTE 20 ANOS , É UMA DAS TRES MAIORES PLANTAS DO MUNDO , AS CARGAS E TONELAGEM BATEM ACIMA DE 3 MILHÕES DE TONELADAS ANO COM UM FATURAMENTO DE 21 MILHÕES DE DOLARES ANO . TEM CERTIFICAÇÃO ISO EM MEIO AMBIENTE E SAUDE É REFERENCIA EM RESPONSABILIDADE SOCIAL . A VALE POR SUA VEZ FATUROU 85,4 BILHÕES EM 2010 TEM OS MESMOS ISO E PROGRAMAS SOCIAIS DA ALUMAR . PERGUNTO COM ESTES DOIS GIGANTES INSTALADOS AQUI EM NOSSO ESTADO EM NOSSA CAPITAL QUE DIZEM VALORIZAR PROGRAMAS SOCIAIS , QUAL É A DIFICULDADE EM FIRMAR PARCEIRIAS ? ACHO ATÉ QUE QUANDO DAS SUAS IMPLANTAÇÕES ESTAS PARCEIRIAS JÁ DEVERIAM TER SIDO FIRMADAS .COMO SE EXPLICA TANTOS FATURAMENTOS SEM INVESTIMENTOS EM NOSSO ESTADO ? O QUE FALTA PARA ESTAS PODEROSAS EMPRESAS PARTICIPAREM DA NOSSA CULTURA DO NOSSO LAZER? SE SÃO REFERNCIAS EM PROGRAMAS SOCIAIS POR QUE NÃO APLICAM AQUI? ESTAS EMPRESAS SEMPRE ESTÃO PROPAGANDO QUE ESTÃO VOLTADAS PARA O SOCIAL MAIS NÃO AQUI ! QUE GRANDE PROGRAMA SOCIAL TEM NA ÁREA ITAQUI BACANGA PATROCINADO POR ESTAS EMPRESAS ?

  • Augusto

    Moro há pouco tempo em São Luís. Confesso que nunca vi uma capital ou uma cidade tão mal cuidada. A impressão que dá é que as pessoas e os governantes municipais não gostam desta cidade que tem tudo para ser uma cidade muito linda e visitada. A impressão que dá é que os gestores (Sr. Prefeito e Secretários) nunca saíram daqui. Bastaria um pulinho em Aracaju, Fortaleza, Teresina, etc, para abrir a mente e verificar o quanto aqui poderia ser mais desenvolvida. O responsável pelo transito e ruas é totalmente incompetente. Se para o básico são incompetentes imagine para o Lazer? Minha proposta é que esta prefeitura seja embargada…os gestores odeiam São Luís…essa é a verdade

  • Joaquim Aguiar

    A FUNDAÇÃO E ISNSTITUTO ALCOA BILINTON INVESTIO NOS ULTIMOS SETE ANOS R$ 30.000.000 EM AÇÕES SOCIAIS( VEJAM ABAIXO ) . A FUNDAÇÃO VALE É A ATUAL RESPONSAVEL POR PROGRAMAS DE AÇÕES SOCIAIS OS PROGRAMAS SÃO REALIZADOS POR ONG’S CONTRATADAS CABENDO A ESTAS FAZER AS ARTICULAÇÕES COM O PODER PUBLICO E O DEPARTAMENTO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS DA VALE . VEJAM ABAIXO COMO FUNCIONA .TALVEZ EU ESTEJA DESINFORMADO . ONE ESTÃO ESTES PROJETOS SOCIAIS ? OU PORQUE OS PROJETOS SOCIAIS NÃO SÃO VIABILIZADOS? OS PROGRAMAS SOCIAIS EXISTEM OU SERÁ QUE NÃO SABEM?

    RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Pioneira na prática da responsabilidade social empresarial no Maranhão, a Alumar acredita que este é o único caminho possível e justo para alcançar a sustentabilidade, praticada diariamente em todas as ações realizadas. O conceito de sustentabilidade sintetiza um modelo de gestão completo, pois leva em consideração os aspectos ambiental, econômico e social. Assim, inúmeros projetos sociais são desenvolvidos com a participação de empresas locais e de funcionários maranhenses que compõem mais de 90% do quadro de colaboradores.
    Apoiamos projetos e instituições por meio de recursos próprios, da Fundação e Instituto Alcoa e BHP Billnton. Estes recursos beneficiam milhares de pessoas nas áreas de educação, saúde, cultura, geração de renda, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Nos últimos sete anos, a ALUMAR investiu cerca de R$ 30 milhões em ações sociais, beneficiando mais de 600 mil pessoas. Para que isso, mais de 1.500 funcionários voluntários trabalham na construção de um futuro melhor de muitas famílias.

    A Fundação Vale é a atual responsável pelo planejamento das ações sociais da Vale
    S.A., porém, a execução de todas as ações e programas são realizadas por ONG´s
    contratadas pela Fundação, cabendo a esta fazer a articulação entre o poder público, a
    ONG contratada e a própria Vale, principalmente através de seu departamento de
    Relações Comunitárias. Este departamento, por sua vez, conta com analistas de campo,
    que são funcionários da própria Vale e que fazem o relacionamento com representantes .

  • José

    Olha Zeca concordo com vc quando diz que tem que se disponibilizar espaço de lazer para a população, só que acho que interditar a Av. Litoranea para essa prática não é legal. Isso tem que ser repensado, ou seja, os governos Estadual e Municipal tem que disponibilizar uma área específica para a prática espotiva em toda a orla, e não interditar via pública. No Rio de Janeiro, milhares de pessoas se diverte em toda a orla praticando diversas modalidades de esportes e as Av. não são interditadas, ao não ser, em uma maratona. Outra coisa, só interditar a Av. Litorânea não vai resolver. E os problemas de infraestrutura, banheiros, segurança, etc??? Outra coisa, para que um complexo tão bonito como o da lagoa da Jansen abandonado, milhoes e milhoes de dinheiro público jogado fora por falta de conservação. O complexo do Castelão? Essa da sedel levar esporte ao bairros é igual periodo natalino, todo mundo é bonzinho, dá presentes, sextas básica, roupas, etc. depois que passa é o ano todinho sem ninguem falar e nem doar nada.