Sugestão aos clubes e Federação

Gastei alguns minutos analisando a tabela do Campeonato Maranhense. Que loucura! É jogo todo dia.

Decidi então ver o que poderia ser feito para melhorá-la. Tudo muito simples. Deixei os jogos às quintas e domingos, e no caso do Imperatriz aos sábados.

Foi possível diminuir o intervalo longo que alguns clubes teriam. Acho até que isso ainda poderia ser melhorado se as alterações tivessem sido antes do Campeonato Maranhense começar. No meu entendimento, as rodadas teriam que ser todas cheias com as dez equipes em campo.

Deu inclusive para fechar a fase de ida no dia 1º de maio com todas as equipes jogando. Inclusive deixando os quatro clubes da Capital realizando uma rodada dupla. Uma grande oportunidade para a festa com o trabalhador.

Bom, depois de ver que era possível melhorar o que foi feito decidi publicar o material no BLOG como sugestão aos clubes e Federação.

Para atender ao Estatuto do Torcedor, as modificações seriam implantadas a partir da rodada do dia 27 de março, mas teriam que ser decididas até amanhã.

A tabela poderia ficar bem mais equilibrada, mas realmente fazer correções com o bonde andando é mais difícil, mas de qualquer forma fica a minha sugestão e contribuição, embora ñão seja nenhum especialista nesta área.

17/03 – Quinta-feira
16h – Cordino x Maranhão
18h – Nacional x Moto
20h – Bacabal x Imperatriz
 
19/03 – Sábado
20h – Imperatriz x Iape
 
20/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria x Cordino
16h – Nacional x Sampaio
 
21/03 – Segunda-feira
18h – Maranhão x Bacabal
20h – Moto x São José
20h – Imperatriz x Iape
 
24/03 – Quinta-feira
18h – São José x Nacional
20h – Moto x Santa Quitéria

 27/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria x Sampaio
16h – Cordino x Imperatriz
16h – Iape x Nacional
18h – Moto x Maranhão
 
31/03 – Quinta-feira
20h – Maranhão x São José
20h – Bacabal x Santa Quitéria
20h – Imperatriz x Sampaio 

03/04 – Domingo
15h45 – Nacional x Santa Quitéria
16h – São José x Iape
18h – Sampaio x Cordino

07/04 – Quinta-feira
18h – Maranhão x Santa Quitéria
20h – Moto x Bacabal
 
10/04 – Domingo
16h – São José x Imperatriz
18h – Maranhão x Sampaio
18h – Bacabal x Nacional
 
14/04 – Quinta-feira
18h – Maranhão x Santa Quitéria
20h – Moto x Cordino
20h – Bacabal x Iape
 
17/04 – Domingo
16h – Iape x Santa Quitéria
18h – São José x Sampaio
 
24/04 – Domingo
16h – São José x Cordino
18h – Iape x Moto
 
28/04 – Quinta-feira
20h – Imperatriz x Maranhão
20h – Sampaio x Iape
 
1º/05 – Domingo
16h – Nacional x Cordino
16h – Santa Quitéria x Imperatriz
16h – Bacabal x São José
16h – Iape x Maranhão
18h – Sampaio x Moto

8 comentários para "Sugestão aos clubes e Federação"

  • Aurélio

    Zeca, vc deve mandar essa tabela pro diretor da fmf urgente. Isso sim é uma tabela bem melhor que a oficial.

  • Joaquim Aguiar

    ZECA PARABENS PELA SUA VISÃO , PELA BELA COLABORAÇÃO . É DISTO QUE NOSSO FUTEBOLESTA PERCISANDO ESTAS MODIFICAÇÕES PODERAÕO BENEFICIAR E MUITO A PRESENÇA DO PUBLICO . QUE NOSSOS DIRIGENTES E O DIRETOR DE FUTEBOL DA FMF SE MOBILIZEM RAPIDO PARA OFICIALIZAREM AS MODIFICAÇÕES , NÃO SEJAM VAIDOSOS EM NÃO ACEITAREM SUGESTÕES .

  • luis ribamarense

    Zeca parabéns pela sugestão.Mas qualquer um é capaz de fazer uma tabela de campeonato, não desmerecendo a sua atitude, a verdade é q na fmf so tem BURRO!!!! ou eles tão se fazendo, acho q so no maranhão q nao pode ter jogo no sabado e pode ter jogo no meio de semana a tarde. Valeu zeca pelo esforço!!!!

  • Marcio da silva sá

    Zeca foi interessante, mas no início tem um erro grave, o Imperatriz jogaria na quinta feira em Bacabal as 20 hs e no sábado em Imperatriz novamente as 20 hs, não tem quem aguente, você e todos os nós maranhenses sabemos como é nossas estradas e chuvendo desse jeito pior ainda, acho que seria minha única modificação, do restante parabéns.

  • Carloto Júnior

    A verdade amigo Zeca, é mais fácil pra criticarmos do que tentar elaborar uma tabela.

    Antes de iniciar o campeonato enviei cópia de uma tabela para vários colegas da imprensa (acho q até no seu e-mail enviei). Enviei para o então diretor de árbitro Lucas Lindoso e até o representante do Imperatriz chegou a entregar uma cópia para o então diretor técnico, Geografia.

    O companheiro Laércio Costa, narrador da Mirante, chegou uma certa vez a divulgar a tabela na íntegra no seu programa da tarde. Mas talvez por que a idéia partiu de alguém do interior do estado, ninguém mostrou interesse em pelo menos discutir a tabela.

    Na tabela elaborada por vc, tem alguns equivocos tab. No texto vc fala em jogos do Imperatriz, por exemplo, aos sábado, só q na tabela elaborada por vc tem jogos às quintas e até em sábado posterior. Assim não estariamos respeitando o Estatuto do Torcedor, já que não é legal jogar na quinta, folgar na sexta e jogar no sábado.

    Na sua tabela tb tem um erro, não sei como classificá-lo, já que vc colocou o Imperatriz para jogar no sábado, 19, contra o Iape e repetu o mesmo jogo na segunda, 21. Isso acontece mesmo quando nos debruçamos em cima de papéis para elaborar uma tabela. Ela nos cega.

    Outro detalhe, que na última rodada da fase de ida pode passar despercebido, mas que nunca, jamais em hipótese nenhuma pode acontecer na última rodada do returno. Os jogos não podem ser em hora´rios diferentes, para não favorecer a time A ou B. Pelo menos a última rodada da fase do returno tem que ser no mesmo horário.

    Em tempo, estou enviando no seu e-mail pessoal e da Mirante tb, a cópia da Tabela que elaborei logo que foi divulgada a da FMF. Se achar correta, interessante e que possa ajudar de alguma forma, divulgue-a.

    Abraços!

    Carloto Júnior.

    RESPOSTA: MAS AS ALTERAÇÕES QUE SUGERI SÃO A PARTIR DO DIA 27, EXATAMENTE POR CAUSA DO ESTATUTO DO TORCEDOR.

  • Joaquim Aguiar

    APROVEITANDO A MANCHETE CLARO PATROCINARÁ PRINCIPAIS CLUBES DO PARÁ ,LEMBRO AOS CLUBES E FMF QUE CANTEI ESTA PEDRA EM COMENTARIOS ANTERIORES ONDE ARGUMENTEI QUE AS OPERADORAS DE TELEFONIA MOVEL SE INTERESSAM POR GRANDES EVENTOS E QUE NO FUTEBOL PATROCINAM COMPETIÇÕES . COM CERTEZA ELES ENQUADRAM REMO E PAYSANDU COMO GHRANDE EVENTO QUE REALMENTE É LÁ EM BELEM .SEM CONTAR O GRANDE PUBLICO DE FANATICOS TORCEDORES, A VISIBILIDADE , UM ESTADIO OLIMPICO E QUE AS DIRETORIAS DE TODAS AS OPERADORAS SÃO EM BELEM . TENTEM FAÇAM ALGUMA COISA UM PROJETO CONSISTENTE LEVEM ALGUEM DE NEGOCIOS PARA NEGOCIAR COM UMA DESTAS OPERADORAS E DE QUEBRA BIG-BEM E CERPA .

  • CESAR FMF

    ZECA: ÓTIMA SUGESTÃO, QUERO DIZER QUE O ITAMAR DIRIGENTE DO MOTO CLUB, ANTES DA EXPEDIÇÃO DA TABELA ATUAL APRESENTOU UMA TABELA, CONTENDO JOGOS AS QUINTAS E AOS DOMINGOS, ACHO QUE NEM CHEGOU A SER APRECIADA, COMO O DIRETOR TÉCNICO PEDRO VASCONCELOS, JÁ PEDIU AO OUVIDOR DO CAMPEONATO O MATEMÁTICO MANOEL MARTINS PARA TAMBÉM FAZER REFORMA NA TABELA, VOU LEVAR ESSA SUGESTÃO PRA ELE, ACHO QUE TODA BOA SUGESTÃO TEM QUE SER APREIADA.

  • Joaquim Aguiar

    NÃO ESTOU ACOMPANHANDO A MEDIA DE PUBLICO DAS RODADAS DO CAMPEONATO SÓ ACOMPANHEI AQUELA DE MAC X NACIONAL E SAMPAIO X BACABAL 1.100 TORCEDORES .QUE TAL SE OS CLUBES E FMF ENCONTRACEM UMA BRECHA PARA UM TORNEIO RAPIDO ENVOVENDO CLUBES DO PARÁ E MARANHÃO COM PATROCINIOS DE UMA DAS OPERADORS DE TELEFONIA MOVEL . REMO , PAYSANDU E FPF QUE SÃO DE LÁ PODERIAM CONSEGUIR ESTE PATROCINIO .ISTO DARIA UM ALENTO AO PUBLICO E AOS CLUBES .LÁ REMO E PAYSANDU É CASA CHEIA 15 A 30.000 TORCEDORES .AQUI CLUBE DE FORA É CASA CHEIA . AS TORCIDAS ESTÃO MOTIVADAS QUERENDO NOVIDADES . CERTA VEZ CHEGUEI VER AQUI NO NHOZINHO SANTOS UM TORNEIO COM SAÕ PAULO ,SANTOS ,MOTO E SAMPAIO OUTRAS VEZES VI AQUI GRANDES CLUBES CONTRA COMBINADOS LOCAIS .TUDO ISTO É ATRAÇÃO ,MOTIVA O PUBLICO .É DISTO QUE O PUBLICO ESTA PRECISANDO.